Animais sonham como seres humanos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta mar 05, 2004 1:10 am

Li este artigo e achei deveras interessante. Os nossos bichos pelos vistos também sonham connosco e têm pesadelos. Quem ainda não viu o seu bicharoco a mexer os olhos fechados e a esticar uma ou outra pata?

"Animais sonham como seres humanos"

Ratos dormindo fornecem pistas sobre mecanismos de memória e aprendizado

“O Globo”, de 25/01/2001

CAMBRIDGE, Massachusetts. Sonhar não é uma exclusividade humana. Animais como os homens, tem sonhos complexos e são capazes de lembrar-se de longas sequências de fatos enquanto dormem. A descoberta do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) abre uma nova frente de estudos sobre os processos de memória e aprendizado de seres humanos, uma vez que se acredita que o sonho está associado a mecanismos cerebrais de armazenamento de fatos.
Numa pesquisa publicada na edição desta semana da revista científica "Neuron", a equipe do MIT provou o que todo dono de cão ou gato sabe - os animais sonham. Todavia, os neurobiólogos foram além e verificaram que o cérebro dos animais segue a mesma série de estados do sono que o cérebro humano.

Mais surpreendente ainda do que isso, os cientistas descobriram sobre o que sonham os animais. Para tanto, elaboraram um método engenhoso de comparação de padrões de atividade cerebral de ratos acordados com os apresentados quando os animais estão dormindo.

- Até agora não havia certeza de que os animais eram capazes de ter sonhos longos, lembrando fatos que viveram - disse Matthew Wilson, do Centro de Memória e Aprendizado do MIT.

Wilson e seus colegas usaram eletrodos para monitorar a atividade cerebral de ratos acordados e adormecidos. Com isso, conseguiram uma base para analisar diferentes padrões de sono. Essa linha de estudo promete ajudar a analisar padrões cerebrais de pessoas com mal de Alzheimer ou amnésia. Poderia ainda ser aplicada no desenvolvimento de métodos para melhorar a capacidade de memória e aprendizado.

Os ratos de Wilson sonham com os labirintos onde são obrigados a correr em seu laboratório. Sonham ainda com frequência que estão comendo ou que correm em busca de comida. Como os seres humanos, parecem ter pesadelos, cujo conteúdo os cientistas ainda não foram capazes de decifrar.

- Já se passou um século desde que Freud mostrou que os sonhos são um instrumento para compreender a natureza da cognição e do comportamento humano. Agora, aprendemos a mergulhar nos sonhos dos animais, o que nos permitirá aprender mais sobre nós mesmos - disse Wilson.

Beijokas
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta mar 05, 2004 1:36 am

Engraçado eu tb sempre achei que a minha Nana sonhava...
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta mar 05, 2004 9:30 am

No Tigrinho nunca dei por nada
Mas o Nico, dantes sonhava bastante, era vê-lo ferrado a dormir e a rosnar , e a abrir a boca com expressões feias :o :o
eheheheh
sempre lhe achei piada
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

sexta mar 05, 2004 11:21 am

Quando as minha gatinhas estão a dormir estremessem muito.sempre pensei que fossem sonhos e até hoje não sei se não serão.O que li foi que quando isto acontece é quando eles estão a dormir num sono profundo, mas o facto é que estremessem e contraem as patinhas e por vezes soltam uns sons...será mesmo que sonham? ;)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mar 05, 2004 11:28 am

Parece que os gatos sonham mesmo.

Se quando estiverem a dormir estiverem muito irrequietos é porque têm pesadelos, ou seja, penso que os pesadelos não teram o mesmo cariz como para nós, mas um gato que não está plenamente em harmonia tem tendência a mexer-se demais no sono.
É um pouco como nos humanos, se não estamos a dormir muito descansados, com alguma preocupação, ficamos a virar e revirar na cama.

Comigo só aconteceu uma vez a Iscas estar muito irrequieta e eu com festinhas acordei-a, passado um bocado estava a dormir de novo e completamente descansadinha :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mar 05, 2004 12:03 pm

Olá

Eu sempre achei que as minhas gatas sonhavam, pelas expressões que fazem a dormir e pela forma como se mexem. E de vez em quando acordam de repente e ficam meio parvas a olhar, como se estivessem desorientadas, tal como acontece nos humanos quando acordam de repente...

beijokas
Kathleen
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

sexta mar 05, 2004 12:14 pm

:lol:

o DAT sonha - rosna e mexe as patas enquanto dorme. com os gatos nunca vi... mas às vezes acordam meio desnorteados.
Responder

Voltar para “Gatos”