Gata obesa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

domingo set 08, 2013 10:55 pm

Boa noite,
Estou a escrever este tópico porque preciso de ajuda...
Como já referi há uns anos atrás, encontrei um gatinha que adotei e tenho tratado até hoje.
O problema é que ela está a ficar demasiado obesa. Está com 5kg e não é um gato que se pode considerar grande.
O que poderei fazer para que ela perca peso?
Pensei em mudar-lhe a ração para a arden grange light, acham boa opção?
E quanto a doses? devo dar apenas o recomendado na embalagem? é que agora ela tem tido comida sempre à disposição, o que talvez tenha sido o meu maior erro...

Alguém me pode ajudar?

Obrigado
Janaa
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 8:49 pm

segunda set 09, 2013 12:13 am

Boa noite,

quanto à ração arden grange light não posso ajudar muito pois o meu gato não gosto nada. Peça amostras da ração e experimente antes de comprar.
Quanto a dar à disposição penso que sim... esse foi o erro. Deveria ter dado a dose certa por dia - o que diz na embalagem. Pode até repartir a dose diária por duas refeições, como por exemplo metade da dose de manhã e a outra metade à noite. Sei que pode ser um pouco difícil, mas ignore os pedidos de comida que poderão surgir.
Brinque com ela ou arranje novos brinquedos para fazer com que a gata tenha mais desgaste físico. :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda set 09, 2013 7:50 pm

É a indicação do pacote mas não pode ser a porção para um gato com 5 kg...se ela precisa de emagrecer deve ajustar a porção das refeições totais gradualmente até ao peso recomendado para ela.

Geralmente as rações light, tem uma redução da percentagem de proteínas, devem ser as rações que mais lucro dão e menos benefícios têm.
Eu recomendava a ração normal, em porção reduzida a metade, com enriquecimento de proteína numa 2ª, 3ª ou 4ª refeição.
E procurava fornecer fonte de proteína animal, como alimentos frescos a carne de frango, peru e peixe...
Um gato geralmente come até 20 pequenas refeições ao dia...quando nós lhe fornecemos 2 não é mau mas está longe de ser o ideal.

O emagrecimento apenas com ração sei que é preciso ir ajustando as porções totais do dia, todos os meses.

Em todo o caso se tiver possibilidades recorra a um veterinário e procure a consulta de nutrição...acho que esse veterinário não vai simplesmente recomendar o pacote light de ração.

A água também tem um aspeto fundamental numa dieta, procure águas menos mineralizadas e procure ter ou fonte própria ou então num prato, quanto mais abundante for e mais largo for o recipiente mais água eles ingerem.
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça set 10, 2013 1:30 am

Boa noite,
Desde já obrigado pelas respostas e ajudas.
Sim, estava mesmo a pensar leva-la ao veterinário o mais rápido possível para que ele a visse e me pudesse ajudar no melhor a fazer.

Como é a minha primeira experiencia com gatos, não sei bem o que fazer, ela tem uma vida muito sedentaria, nao pratica muito exercicio o que também levou a isto, mas principalmente este verão engordou imenso e penso que terá sido pelas doses erradas de comida que lhe tenho dado.

Se ela tiver o prato sempre cheio, está sempre a comer... devo ter falhado ai...

Vou seguir os vossos conselhos e verei se consigo resultados.

Muito obrigado
margoustink
Membro Veterano

terça set 10, 2013 1:07 pm

aniratacana Escreveu:Boa noite,
Desde já obrigado pelas respostas e ajudas.
Sim, estava mesmo a pensar leva-la ao veterinário o mais rápido possível para que ele a visse e me pudesse ajudar no melhor a fazer.

Como é a minha primeira experiencia com gatos, não sei bem o que fazer, ela tem uma vida muito sedentaria, nao pratica muito exercicio o que também levou a isto, mas principalmente este verão engordou imenso e penso que terá sido pelas doses erradas de comida que lhe tenho dado.

Se ela tiver o prato sempre cheio, está sempre a comer
... devo ter falhado ai...

Vou seguir os vossos conselhos e verei se consigo resultados.

Muito obrigado
Ao dar a quantidade para o peso ideal dela, aos poucos ela vai emagrecendo.
Eu sei que os gatos não podem emagrecer tão depressa como os cães, isso disse-me o vet.

Mesmo que lhe indiquem ração light, leia os ingredientes e compare a percentagem de proteína, de gordura e hidratos de carbono. Eu prefiro que não reduzam a porção de proteínas e não muito a de gorduras.
Ao reduzir a proteína animal, os gatos ficam com mais ansias de comer, ficam mais stressados, dificilmente ficam satisfeitos.

Uma boa forma de a tornar mais ativa é espalhar em sítios altos as várias refeições. Em especial em cima de armários mais altos, nas torres dos gatos...em vários sítios, para ela precisar de procurar a comida pela casa.

E exponha as questões, afinal uma pessoa não vai recorrer ao nutricionista para lhe receitar a ração light, precisa de mais informação.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça set 10, 2013 4:42 pm

Estando mesmo obesa e não apenas com excesso de peso, uma ração light não ajuda o suficiente. Veja as rações específicas para tal com o seu vet. Exemplo: Specific Weight Reduction
materia
Membro
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

terça set 10, 2013 4:48 pm

Os gatos são tal e qual como as pessoas com a obesidade. Tenha cuidado com a dieta e se fosse a si levava ao veterinário para fazer umas análises e ver se está tudo bem
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça set 10, 2013 6:32 pm

quando perguntei ao vet o que devia fazer para que o gato emagrecesse, disse-me para lhe dar menos comida. com as cadelas tenho conseguido, com os gatos nem por isso.
a alice estava gordissima. comprei light, r.c. para gatos obesos. nada resultou. morreu de um dia para o outro sem eu saber de quê. ou antes. sei. de estar tão gorda :cry:
margoustink
Membro Veterano

quinta set 12, 2013 2:50 pm

Os gatos gordíssimos não se conseguem limpar nem pular...eu tenho pavor do faruk ficar muito gordo, até acho sempre que está a ficar gordo, tem imenso apetite.

Acho que reduzindo a comida resulta, depois fazê-los movimentar. Mas o gato não emagrece como um cão, precisa de mais tempo e a privação alimentar enquanto aos cães 1 dia sem comer, pode até ser saudável, mediante os casos; nos gatos é impensável com prejuízo de problemas graves no fígado e rins.

Ainda me parece ser mais saudável ter a comida disponível, mas espalhada em pequenas porções em vários sítios da casa.
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

quinta set 12, 2013 10:09 pm

Muito obrigado pela vossa ajuda. Felizmente tenho a facilidade de a levar ao veterinário e já pedi ao meu irmao ( que estuda na faculdade de veterinária de lisboa) marque uma consulta para ela lá no hospital da faculdade. Já lá fui com o meu cão e gostei imenso do atendimento.

Irei fazer o mesmo com ela. Olhando para ela não a acho obesa, o problema é que desde que foi esterilizada ha 2 anos e tal que ficou com uma banha na zona da barriga e essa banha está a aumentar, parece que tem uma banha pendurada, quando ela anda balança para um lado e para o outro. E realmetne ela está bem mais pesada, tem cerca de 5kg.

Espero que não tenha mais nenhum problema de saúde a nao ser a obsidade, mas como vos disse é a primeira vez que tenho gatos não sei muito bem o que fazer.

Mas irei brevemente ao veterinário com ela. Muito obrigado pela ajuda novamente...
margoustink
Membro Veterano

sexta set 13, 2013 5:56 pm

E se possível transmita alguns conhecimentos, que é muito importante saber mais opiniões e estratégias a respeito, especialmente prescritos por veterinários.
E boa dieta. 8)
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sábado set 14, 2013 2:43 pm

5 kg obesa?? :? A minha gata tem 4.300kg, é uma gata pequena, e nada gorda!! Acho que 5kg não é propriamente obesa.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda set 16, 2013 7:35 pm

Elianarags Escreveu:5 kg obesa?? :? A minha gata tem 4.300kg, é uma gata pequena, e nada gorda!! Acho que 5kg não é propriamente obesa.
Eu tenho uma tuguinha que tinha 5,250kg e a vet já a designou como obesa. Diz que não devia estar acima dos 4,500kg para o tamanho dela.
Ela realmente está gordinha, comparada com o Jimmy que tem 3,900kg, mas mesmo com tudo o que ela regurgita volta e meia, a gaja não emagrece :(
Para o mês que vem vai a consulta anual. Vamo lá ver com que peso ela está.....
Vamos nós donos outra vez levar um sermão por causa dos perigos de gatos gordos (diabetes, artroses.....)
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

terça set 17, 2013 11:00 am

:? Eu sempre achei a minha gata magra, e no veterinário nunca disseram que estivesse gorda. Se calhar é uma gata maior do que penso :?
Responder

Voltar para “Gatos”