Necessidades nutricionais de cão sénior

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AGGA
Membro Júnior
Registado: quinta set 05, 2013 2:33 pm

quarta set 18, 2013 2:25 pm

Boa tarde,

Para um cão epagneul breton com 13 anos, já sénior mas ainda razoavelmente bem a nível físico, é aconselhável dar ração alta energia? Ou será que, mesmo dada em quatidades mais pequenas, pode ser demasiado 'nutritiva' para ele?

Pergunto isto porque neste momento não sei bem que tipo e quantidade de nutrientes e vitaminas são aconselháveis para um cão sénior...alguém me poderá elucidar melhor sobre estas questões?

Obrigada.
pedrolopes58
Membro Júnior
Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm

quarta set 18, 2013 2:49 pm

Vai fazer quase 20 anos que na associação de apoio a animais abandonados na qual sou voluntário que nos debatemos com esse problema. Temos desde cães e gatos com 1 semana de vida, a fieis caninos já velhotes que foram postos fora como fraldas descartáveis.
Como a luta quase diária para os alimentar devidamente chega a ser titânica, muitas vezes não nospodemos dar a esse "luxo".
Mas ainda bem que pensa no bem estar do seu amigo.
Deixo-lhe um link muito útil para a resposta que procura.

http://www.levacov.eng.br/ana/idoso/envelhecendo.html[/url]
AGGA
Membro Júnior

quarta set 18, 2013 3:14 pm

pedrolopes58 Escreveu:Vai fazer quase 20 anos que na associação de apoio a animais abandonados na qual sou voluntário que nos debatemos com esse problema. Temos desde cães e gatos com 1 semana de vida, a fieis caninos já velhotes que foram postos fora como fraldas descartáveis.
Como a luta quase diária para os alimentar devidamente chega a ser titânica, muitas vezes não nospodemos dar a esse "luxo".
Mas ainda bem que pensa no bem estar do seu amigo.
Deixo-lhe um link muito útil para a resposta que procura.

http://www.levacov.eng.br/ana/idoso/envelhecendo.html[/url]
Compreendo a 'aflição' que muitas instituições de apoio aos animais vivem diariamente...é muito triste querermos proporcionar aos patudos a melhor qualidade de vida possível e não o podermos fazer por falta de verbas e bens essenciais. :( Ainda assim há pessoas como você que dedicam um pouco do seu tempo a cuidar destes nosso fieis amigos :)

Agradeço pelo link...já estive a ler e de facto é bastante elucidativo. Obrigada!

O próximo passo passa então por 'descobrir' uma ração mais rica em fribas e vitaminas e mais pobre em gordura e proteinas. No entanto não poderá pesar muito na carteira visto que a crise também me tocou a mim =/ Alguma sugestão?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta set 18, 2013 3:31 pm

há rações específicas para animais séniores. à partida são próprias para estas idades. é uma questão de ver a que melhor lhe convem.
em relação aos animais de associações e outros, nem quero pensar. dá-me vontade de chorar, só de pensar que os meus tinham de comer aquilo que dou aos da rua. mas antes isso que nada ou lixo :roll:
materia
Membro
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

quarta set 18, 2013 3:32 pm

Bem, existem várias rações no mercado com a designação de Sénior e esse link é um texto escrito por um veterinário que está bastante elucidativo.

É importante que além dos teores de proteína, fibra, etc, a ração inclua anti-oxidantes, condroprotectores (glucosamina e condroitina) e ácidos gordos essenciais (omega 3 e 6). Ou se a ração não os incluir, pergunte ao seu vet como pode ajudar o seu velhote a não envelhecer tão depressa. O ideal era mesmo fazer um check-up completo
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta set 18, 2013 3:42 pm

a minha esta a comer a da criadores e gosta muito
AGGA
Membro Júnior

quarta set 18, 2013 4:14 pm

Sasha99 Escreveu:a minha esta a comer a da criadores e gosta muito
Poderá especificar melhor as caracteristicas dessa ração?
pedrolopes58
Membro Júnior
Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm

quarta set 18, 2013 4:14 pm

Penso que aqui o maior problema da AGGA para além do inevitável envelhecimento do cão são os preços elevados das rações de "qualidade" e pelo que diz a user a crise infelizmente tb já lhe bateu á porta.
Significa isso que dentro de um relação qualidade/preço a escolha não será simples.
Optar entre por exemplo um ração com a chancela Purina cujo custo é significativo no atual contexto económico em que vivemos, ou tentar uma ração não diria de marca branca mas quase, essa será a grande dificuldade que terá de enfrentar neste aspecto.
materia
Membro

quarta set 18, 2013 4:19 pm

Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".

Quando compramos Friskies e Pedigrees estamos a pagar as publicidades e nas rações de marcas que não fazem publicidades não estamos a pagar, por isso, se calhar pelo mesmo preço consegue uma qualidade superior. É questão de se informar nas lojas especializadas em rações aí na sua zona.
AGGA
Membro Júnior

pedrolopes58 Escreveu:Penso que aqui o maior problema da AGGA para além do inevitável envelhecimento do cão são os preços elevados das rações de "qualidade" e pelo que diz a user a crise infelizmente tb já lhe bateu á porta.
Significa isso que dentro de um relação qualidade/preço a escolha não será simples.
Optar entre por exemplo um ração com a chancela Purina cujo custo é significativo no atual contexto económico em que vivemos, ou tentar uma ração não diria de marca branca mas quase, essa será a grande dificuldade que terá de enfrentar neste aspecto.
Não diria melhor caro pedrolopes, percebeu onde pretendo chegar com este tópico. :) Felizmente a minha situação não é crítica ao ponto de ter de dar rações de supermercado, mas também não me posso dar ao luxo de comprar rações demasiado caras. Numa pesquisa rápida encontrei referências a uma ração de marca 'DINGO', supostamente específica para cães séniores. No entanto não consegui encontrar de forma detalhada a composição desta ração, encontrei apenas isto http://www.dingonatura.com/comida-para- ... a.html?p=1 Será uma boa escolha, tendo em conta que o preço de venda na tiendaanimal anda por volta dos 24€/15Kg? A este nível encontrar-se-á melhor alternativa?
materia
Membro

Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".

Quando compramos Friskies e Pedigrees estamos a pagar as publicidades e nas rações de marcas que não fazem publicidades não estamos a pagar, por isso, se calhar pelo mesmo preço consegue uma qualidade superior. É questão de se informar nas lojas especializadas em rações aí na sua zona.
AGGA
Membro Júnior

quarta set 18, 2013 4:22 pm

materia Escreveu:Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".

Concordo. E é exatamente por isso que estou a dar rações da marca Fluffy (pertencente à Avenal) aos meus 2 patudos. Relação qualidade-preço interessante e é marca made in PT.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta set 18, 2013 4:38 pm

AGGA Escreveu:Boa tarde,

Para um cão epagneul breton com 13 anos, já sénior mas ainda razoavelmente bem a nível físico, é aconselhável dar ração alta energia? Ou será que, mesmo dada em quatidades mais pequenas, pode ser demasiado 'nutritiva' para ele?

Pergunto isto porque neste momento não sei bem que tipo e quantidade de nutrientes e vitaminas são aconselháveis para um cão sénior...alguém me poderá elucidar melhor sobre estas questões?

Obrigada.
Penso que uma ração alta energia é indicada para cães com uma grande actividade física. Um epagneul breton com 13 anos, num apartamento, passará os dias, maioritariamente a dormir.
Por outro lado, quando se envelhece, os orgãos tb já não conseguem trabalhar como antes...as digestões são mais dificeis, etc, etc e tal.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
petsforlife
Membro Júnior
Registado: sexta set 13, 2013 11:56 pm

quarta set 18, 2013 4:43 pm

AGGA Escreveu:
materia Escreveu:Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".

Concordo. E é exatamente por isso que estou a dar rações da marca Fluffy (pertencente à Avenal) aos meus 2 patudos. Relação qualidade-preço interessante e é marca made in PT.
Desculpem, mas eu ja tentei entrar em contacto com a avenal, mas disseram-me que so mandavam muitas sacas ao mesmo tempo (70 e tal) de 15 Kg uma coisa assim, visto que deram a entender que não vendiam só uma saca :s :o
''nunca discutas com um idiota ele baixa-te ao nível dele e depois vence-te por experiência''

AGGA
Membro Júnior

quarta set 18, 2013 5:55 pm

petsforlife Escreveu:
AGGA Escreveu:

Desculpem, mas eu ja tentei entrar em contacto com a avenal, mas disseram-me que so mandavam muitas sacas ao mesmo tempo (70 e tal) de 15 Kg uma coisa assim, visto que deram a entender que não vendiam só uma saca :s :o
Caro petsforlife, penso que a Avenal não vende para público mas sim para grossistas/revenda. Eu compro numa cooperativa que vende rações, e muitos outros produtos para animais. Talvez por isso é que a Avenal lhe disse que só lhe vendia em grandes quantidades...na altura eu contactei-os por mail e eles indicaram-me os pontos de venda mais próximos da minha residência. Tente por esta via ;)
Responder

Voltar para “Cães”