Necessidades nutricionais de cão sénior
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Para um cão epagneul breton com 13 anos, já sénior mas ainda razoavelmente bem a nível físico, é aconselhável dar ração alta energia? Ou será que, mesmo dada em quatidades mais pequenas, pode ser demasiado 'nutritiva' para ele?
Pergunto isto porque neste momento não sei bem que tipo e quantidade de nutrientes e vitaminas são aconselháveis para um cão sénior...alguém me poderá elucidar melhor sobre estas questões?
Obrigada.
Para um cão epagneul breton com 13 anos, já sénior mas ainda razoavelmente bem a nível físico, é aconselhável dar ração alta energia? Ou será que, mesmo dada em quatidades mais pequenas, pode ser demasiado 'nutritiva' para ele?
Pergunto isto porque neste momento não sei bem que tipo e quantidade de nutrientes e vitaminas são aconselháveis para um cão sénior...alguém me poderá elucidar melhor sobre estas questões?
Obrigada.
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm
Vai fazer quase 20 anos que na associação de apoio a animais abandonados na qual sou voluntário que nos debatemos com esse problema. Temos desde cães e gatos com 1 semana de vida, a fieis caninos já velhotes que foram postos fora como fraldas descartáveis.
Como a luta quase diária para os alimentar devidamente chega a ser titânica, muitas vezes não nospodemos dar a esse "luxo".
Mas ainda bem que pensa no bem estar do seu amigo.
Deixo-lhe um link muito útil para a resposta que procura.
http://www.levacov.eng.br/ana/idoso/envelhecendo.html[/url]
Como a luta quase diária para os alimentar devidamente chega a ser titânica, muitas vezes não nospodemos dar a esse "luxo".
Compreendo a 'aflição' que muitas instituições de apoio aos animais vivem diariamente...é muito triste querermos proporcionar aos patudos a melhor qualidade de vida possível e não o podermos fazer por falta de verbas e bens essenciais.pedrolopes58 Escreveu:Vai fazer quase 20 anos que na associação de apoio a animais abandonados na qual sou voluntário que nos debatemos com esse problema. Temos desde cães e gatos com 1 semana de vida, a fieis caninos já velhotes que foram postos fora como fraldas descartáveis.

Agradeço pelo link...já estive a ler e de facto é bastante elucidativo. Obrigada!
O próximo passo passa então por 'descobrir' uma ração mais rica em fribas e vitaminas e mais pobre em gordura e proteinas. No entanto não poderá pesar muito na carteira visto que a crise também me tocou a mim =/ Alguma sugestão?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
há rações específicas para animais séniores. à partida são próprias para estas idades. é uma questão de ver a que melhor lhe convem.
em relação aos animais de associações e outros, nem quero pensar. dá-me vontade de chorar, só de pensar que os meus tinham de comer aquilo que dou aos da rua. mas antes isso que nada ou lixo
em relação aos animais de associações e outros, nem quero pensar. dá-me vontade de chorar, só de pensar que os meus tinham de comer aquilo que dou aos da rua. mas antes isso que nada ou lixo

Bem, existem várias rações no mercado com a designação de Sénior e esse link é um texto escrito por um veterinário que está bastante elucidativo.
É importante que além dos teores de proteína, fibra, etc, a ração inclua anti-oxidantes, condroprotectores (glucosamina e condroitina) e ácidos gordos essenciais (omega 3 e 6). Ou se a ração não os incluir, pergunte ao seu vet como pode ajudar o seu velhote a não envelhecer tão depressa. O ideal era mesmo fazer um check-up completo
É importante que além dos teores de proteína, fibra, etc, a ração inclua anti-oxidantes, condroprotectores (glucosamina e condroitina) e ácidos gordos essenciais (omega 3 e 6). Ou se a ração não os incluir, pergunte ao seu vet como pode ajudar o seu velhote a não envelhecer tão depressa. O ideal era mesmo fazer um check-up completo
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm
Penso que aqui o maior problema da AGGA para além do inevitável envelhecimento do cão são os preços elevados das rações de "qualidade" e pelo que diz a user a crise infelizmente tb já lhe bateu á porta.
Significa isso que dentro de um relação qualidade/preço a escolha não será simples.
Optar entre por exemplo um ração com a chancela Purina cujo custo é significativo no atual contexto económico em que vivemos, ou tentar uma ração não diria de marca branca mas quase, essa será a grande dificuldade que terá de enfrentar neste aspecto.
Significa isso que dentro de um relação qualidade/preço a escolha não será simples.
Optar entre por exemplo um ração com a chancela Purina cujo custo é significativo no atual contexto económico em que vivemos, ou tentar uma ração não diria de marca branca mas quase, essa será a grande dificuldade que terá de enfrentar neste aspecto.
Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".
Quando compramos Friskies e Pedigrees estamos a pagar as publicidades e nas rações de marcas que não fazem publicidades não estamos a pagar, por isso, se calhar pelo mesmo preço consegue uma qualidade superior. É questão de se informar nas lojas especializadas em rações aí na sua zona.
Quando compramos Friskies e Pedigrees estamos a pagar as publicidades e nas rações de marcas que não fazem publicidades não estamos a pagar, por isso, se calhar pelo mesmo preço consegue uma qualidade superior. É questão de se informar nas lojas especializadas em rações aí na sua zona.
Não diria melhor caro pedrolopes, percebeu onde pretendo chegar com este tópico.pedrolopes58 Escreveu:Penso que aqui o maior problema da AGGA para além do inevitável envelhecimento do cão são os preços elevados das rações de "qualidade" e pelo que diz a user a crise infelizmente tb já lhe bateu á porta.

Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".
Concordo. E é exatamente por isso que estou a dar rações da marca Fluffy (pertencente à Avenal) aos meus 2 patudos. Relação qualidade-preço interessante e é marca made in PT.materia Escreveu:Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".
Penso que uma ração alta energia é indicada para cães com uma grande actividade física. Um epagneul breton com 13 anos, num apartamento, passará os dias, maioritariamente a dormir.AGGA Escreveu:Boa tarde,
Obrigada.
Por outro lado, quando se envelhece, os orgãos tb já não conseguem trabalhar como antes...as digestões são mais dificeis, etc, etc e tal.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta set 13, 2013 11:56 pm
Desculpem, mas eu ja tentei entrar em contacto com a avenal, mas disseram-me que so mandavam muitas sacas ao mesmo tempo (70 e tal) de 15 Kg uma coisa assim, visto que deram a entender que não vendiam só uma saca :sAGGA Escreveu:Concordo. E é exatamente por isso que estou a dar rações da marca Fluffy (pertencente à Avenal) aos meus 2 patudos. Relação qualidade-preço interessante e é marca made in PT.materia Escreveu:Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".

''nunca discutas com um idiota ele baixa-te ao nível dele e depois vence-te por experiência''
Caro petsforlife, penso que a Avenal não vende para público mas sim para grossistas/revenda. Eu compro numa cooperativa que vende rações, e muitos outros produtos para animais. Talvez por isso é que a Avenal lhe disse que só lhe vendia em grandes quantidades...na altura eu contactei-os por mail e eles indicaram-me os pontos de venda mais próximos da minha residência. Tente por esta viapetsforlife Escreveu:Desculpem, mas eu ja tentei entrar em contacto com a avenal, mas disseram-me que so mandavam muitas sacas ao mesmo tempo (70 e tal) de 15 Kg uma coisa assim, visto que deram a entender que não vendiam só uma saca :sAGGA Escreveu:Concordo. E é exatamente por isso que estou a dar rações da marca Fluffy (pertencente à Avenal) aos meus 2 patudos. Relação qualidade-preço interessante e é marca made in PT.materia Escreveu:Há bastantes rações com qualidade/preço razoável de marca "branca".