Boa noite comunidade.
Venho criar este tópico com o intuito de tirar esclarecimentos sobre o material necessário para um aquário plantado. E ouvir opiniões obviamente.
Será o meu 1º aquário plantando, tendo já um de água fria. Acho que está na hora de avançar.
Já li muita informação neste forum e noutros. Estou +/- a par do que é preciso.
Já possuo um aquário 60x30x35 e um móvel comprado também para o mesmo. Móvel próprio, pois não quero correr o risco de não aguentar o peso.
Sei que preciso de:
- Filtro será um externo com capacidade de filtragem para aquários de até 150L.
- Iluminação será por uma iluminaria com 60cm.
- Termostato
- Kit de Co2 ou bomba de ar fará o mesmo?
- Substrato (Duvida de qual o melhor)
- Pedras/rochas que não aumentem o PH
- Termómetro
- Plantas obviamente (será apenas HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES, pelo menos por enquanto)
Agora vem a parte em que preciso de saber o que é preciso mais.
Do tipo algum fertilizante, acelerador biológico, etc.
Caracóis terão utilidade no aquário? Li que comem as algas nas pedras...
Meu 1º aquário plantado
o kit de Co2 é necessário e não pode se substituído por uma bomba de ar porque a bomba de ar oxigena a água, o kit de Co2 "cO2GENA" a água, que ´o que as plantas precisam. Quando digo que é necessário é contando que quer plantas que precisam, mas há várias que não precisam (elódea, cabomba, musgo de java, feto de java, anúbias, sagitárias, e há mais mas agora só me lembro destassuran Escreveu:Boa noite comunidade.
Venho criar este tópico com o intuito de tirar esclarecimentos sobre o material necessário para um aquário plantado. E ouvir opiniões obviamente.
Será o meu 1º aquário plantando, tendo já um de água fria. Acho que está na hora de avançar.
Já li muita informação neste forum e noutros. Estou +/- a par do que é preciso.
Já possuo um aquário 60x30x35 e um móvel comprado também para o mesmo. Móvel próprio, pois não quero correr o risco de não aguentar o peso.
Sei que preciso de:
- Filtro será um externo com capacidade de filtragem para aquários de até 150L.
- Iluminação será por uma iluminaria com 60cm.
- Termostato
- Kit de Co2 ou bomba de ar fará o mesmo?
- Substrato (Duvida de qual o melhor)
- Pedras/rochas que não aumentem o PH
- Termómetro
- Plantas obviamente (será apenas HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES, pelo menos por enquanto)
Agora vem a parte em que preciso de saber o que é preciso mais.
Do tipo algum fertilizante, acelerador biológico, etc.
Caracóis terão utilidade no aquário? Li que comem as algas nas pedras...

acelador biológico há, como o ser* nutrivec que é o que tenho mas deixei na mesma fazer a ciclagem, e não ir pela converso do (daqui a 1 dia já pode pôr os peixes).
fertilizante: substrato fértil, Co2, fertilização líquida, pastilhas. os caracóis não fazem falta mas ajudam a limpar o aquário é verdade. se vierem ovos com as plantas, a não ser que eles as comam, deixe-os, mesmo que sejam uma praga, porque depois ele ficam menos.

outra coisa que reparei, um aquário com plantas não é um aquário plantado, um aquário plantado é isto: https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&s ... i24l3.1541.
Um aquário com plantas, é isto: https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&s ... .6780.0.71 , não percebi muito bem o quer fazer

Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt
Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
www.apsubbuteo.pt
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
como sendo a primeira vez, nao me acredito que o user va fazer um aqua desses. Acredito que sim que va fazer um aqua com algumas plantas naturais.
-Vai necessitar de um substrato fertil
- Vai necessitar de uma boa iluminaçao
- CO2 ( dependendo das plantas) penso que nao vai necessitar
- fertilizaçao liquida ou atraves de pastilhas de vez em quando
(pelo menos é o que eu uso, e penso que ta porreiro)

Estas fotos sao antigas, mas ainda continua assim, so que agora as plantas estao mais desenvolvidas.
-Vai necessitar de um substrato fertil
- Vai necessitar de uma boa iluminaçao
- CO2 ( dependendo das plantas) penso que nao vai necessitar
- fertilizaçao liquida ou atraves de pastilhas de vez em quando
(pelo menos é o que eu uso, e penso que ta porreiro)

Estas fotos sao antigas, mas ainda continua assim, so que agora as plantas estao mais desenvolvidas.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigado pela sua opinião joao!!
psylizart, acho melhor acreditar!! Uma pessoa tem que começar por algum lado e o que pretendo fazer é mesmo o que eu disse. Sem começar 1º por um aquário como indica. Sei que devo estar errado em começar assim, mas... sou daquele tipo de pessoa que passa do 8 ao 80 ehehehe.
Dai ter vindo tirar algumas duvidas. Se errar, errei!! Todo o ser humano aprende com os erros, aprende tentando. Se não... nunca sabemos que conseguiremos chegar até onde pretendíamos.
Em 1º lugar vou começar pela questão do aquário plantado ou com plantas.
Os links são os mesmos.
O que quero fazer no meu, é deste tipo:

Obviamente que é apenas um exemplo, vou querer seguir o meu gosto e não copiar os trabalhos dos outros. Mas dá para entender o que pretendo fazer.
Apenas falei em bomba, pois pensava que era uma maneira mais económica, em vez de garrafas de Co2. Mas claro, dai ter vindo perguntar antes de efectuar a compra dos artigos.
Também terei que me informar como será feita a dosagem do mesmo. Se é logo colocado na altura em que se coloca as plantas e a água ou se apenas se coloca o Co2 uns dias depois.
Respectivamente ao substrato. Já vi alguns.
Também vi que muita gente coloca várias camadas de substrato, todas elas diferentes.
Para o caso da Hemianthus callitrichoides Cuba em tapete, será preciso quantas camadas de substrato ou qual o apropriado?
Peço desculpa por tanta pergunta, mas quando se inicia algo, tem-se por tendência tentar saber o máximo de informação.
Embora seja de aprendizagem rápida.
psylizart, acho melhor acreditar!! Uma pessoa tem que começar por algum lado e o que pretendo fazer é mesmo o que eu disse. Sem começar 1º por um aquário como indica. Sei que devo estar errado em começar assim, mas... sou daquele tipo de pessoa que passa do 8 ao 80 ehehehe.
Dai ter vindo tirar algumas duvidas. Se errar, errei!! Todo o ser humano aprende com os erros, aprende tentando. Se não... nunca sabemos que conseguiremos chegar até onde pretendíamos.
Os links são os mesmos.

Obviamente que é apenas um exemplo, vou querer seguir o meu gosto e não copiar os trabalhos dos outros. Mas dá para entender o que pretendo fazer.
Apenas falei em bomba, pois pensava que era uma maneira mais económica, em vez de garrafas de Co2. Mas claro, dai ter vindo perguntar antes de efectuar a compra dos artigos.
Também terei que me informar como será feita a dosagem do mesmo. Se é logo colocado na altura em que se coloca as plantas e a água ou se apenas se coloca o Co2 uns dias depois.
Também vi que muita gente coloca várias camadas de substrato, todas elas diferentes.
Para o caso da Hemianthus callitrichoides Cuba em tapete, será preciso quantas camadas de substrato ou qual o apropriado?
Peço desculpa por tanta pergunta, mas quando se inicia algo, tem-se por tendência tentar saber o máximo de informação.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
boa sorte, espero que nao perceba tarde demais a despesa que vai ser caso corra mal.
Mas mais uma vez desejo lhe boa sorte com o projeto, coloque fotos da montagem quando puder
Mas mais uma vez desejo lhe boa sorte com o projeto, coloque fotos da montagem quando puder
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigado!!psylizart Escreveu:boa sorte, espero que nao perceba tarde demais a despesa que vai ser caso corra mal.
Lá está o que eu referi!! Se nunca tentarmos, nunca saberemos!!
Tanto pode correr bem se me informar bem, como me pode correr mal se me informar mal!!
Dai ter vindo a este forum pedir opiniões, explicações, tirar duvidas alem do que tenho lido noutros sítios. Mas nunca é de mais ouvir opiniões, conselhos de quem já tenha vivido a experiência.
Se correr bem e estou a fazer "figas" para que corra... será um motivo de me orgulhar pelo que conseguir, pelo que superei.
a bomba de oxigénio só piora em plantados porque oxigena a água e reduz a quantidade de co2, que é precisamente o contrário do que se pretendesuran Escreveu:Obrigado pela sua opinião joao!!
Os links são os mesmos.
LOL pois são, não copiei o outromas pronto o que fala é mesmo um plantado.

quanto à planta carpete não sei, mas há plantas mais fáceis de manter que podem ser usadas em carpete também.
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt
www.apsubbuteo.pt