"humanidades"... ou melhor dizendo, imbecilidades!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta set 19, 2013 1:56 pm

<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

quinta set 19, 2013 2:24 pm

mera coincidência... :roll: porque razão os cães não estavam registados?
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta set 19, 2013 6:41 pm

Mas isto será verdade?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta set 19, 2013 7:30 pm

Encontrei a noticia original no Daily Mail, mas não me consigo lembrar qual a credibilidade desse jornal
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quinta set 19, 2013 9:13 pm

WaterMonitor Escreveu:Mas isto será verdade?
Nem eu sei se é, mas já vi tanta crueldade para com os animais que já acredito em tudo :| e vindo da "realeza", com tanta estupidez que anda dentro da cabeça desta gente não me admiro nada.
augustoj
Membro Júnior
Registado: sexta jul 26, 2013 8:22 pm

sexta set 20, 2013 7:38 am

Boas, sou militar, e isto até em Portugal se passa, tanto no Exercito como na FA ou na Marinha Portuguesa, como na GNR como em qualquer força isto se passa. Talvez 5/100 casos, é possivel o seu dono/tratador ficar com o cão, ou porque dá-se muito bem com o seu superior hierarquico ou tem uma cunha'zinha em qualquer lado.
Isto porque os animais são tratados como 'Objetos', porque o animal é 'atribuido' a X militar, que por sua vez esse militar é o dono/tratador até acharem que o cão ainda faz o seu trabalho. Apartir disso o cão é "abatido" à Unidade onde presta serviço e por sua vez é realmente abatido. Por mais que o seu dono/tratador se apegue (que realmente apega, porque são uns 5/6 anos a trabalhar com o animal) é quase impossivel ficar com ele. So naquelas excepções que referi acima.

É triste enfim...
Cumpz
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sexta set 20, 2013 9:55 am

Quanto à noticia que deu origem a este tópico, é apenas uma noticia de jornal que, como tantas outras, vale o que vale.

Neste caso, o alarido, é só porque os animais estavam colocados na mesma unidade onde o príncipe coiso e tal, prestou serviço militar, daí o folclore.

Quanto a isto:

augustoj Escreveu:
Boas, sou militar, e isto até em Portugal se passa, tanto no Exercito como na FA ou na Marinha Portuguesa, como na GNR como em qualquer força isto se passa. Talvez 5/100 casos, é possivel o seu dono/tratador ficar com o cão, ou porque dá-se muito bem com o seu superior hierarquico ou tem uma cunha'zinha em qualquer lado.
Isto porque os animais são tratados como 'Objetos', porque o animal é 'atribuido' a X militar, que por sua vez esse militar é o dono/tratador até acharem que o cão ainda faz o seu trabalho. Apartir disso o cão é "abatido" à Unidade onde presta serviço e por sua vez é realmente abatido. Por mais que o seu dono/tratador se apegue (que realmente apega, porque são uns 5/6 anos a trabalhar com o animal) é quase impossivel ficar com ele. So naquelas excepções que referi acima.

É triste enfim...
Cumpz

À bom Tuga, estamos sempre a ver fogo, mesmo onde por vezes, nem sequer há fumo.

Quer a CC/GNR, quer o GOC/PSP, têm, tempos a tempos, animais disponíveis para colocar em particulares e/ou em casa dos seus tratadores.

Os animais que se encontram nestas condições, têm de reunir uma serie de requisitos que lhes permita manter uma relação saudável com as famílias de acolhimento e por isso, nem todos os animais e diga-se, a maior parte, reúnem essas condições.

Os cães existentes na CC/GNR e GCO/PSP, são, na sua grande maioria (mais de 60%) cães de patrulhamento e reposição de ordem publica.

São puros cães de trabalho e nem o facto de terem 8 ou 9 anos, lhes retira essa enorme apetência para a função que desempenharam ao longo de uma vida.

Por este motivo, em muitos casos, nem os próprios tratadores, ainda que possam, querem ficar com eles. Uma coisa é ter um cão de trabalho, no trabalho, outra, é tê-lo em casa.

Não, não comem criancinhas, mas são cães de trabalho e necessitam de um acompanhamento especifico que nem sempre, uma família (que não o seu dono/tratador) está em condições de dar.

Se o abate destes cães pode de algum modo chocar alguém, a mim, chocar-me-ia se tivessem de ser abatidos com o rotulo de cão perigoso/agressivo, fruto de negligência, ainda que involuntária, de quem não está preparado para um animal destes... e são poucos que estão.

Quem quer um cão de trabalho, quer um cão novo, que possa moldar e acompanhar desde cedo.

Existem cães quer da GNR, quer da PSP que são dados para adopção e com excelentes resultados, mas não são, regra geral, cães com estas características, nem são entregues de acordo com a cunha ou os lindos olhos de alguém.

Ter algum conhecimento dentro da instituição ajuda ? Claro que ajuda.

Nós, se tivermos um cão para dar para adopção, preferimos sempre dá-lo a alguém conhecido ou que seja amigo de um amigo.

Dificilmente daremos um cão ao primeiro que nos bate à porta, não entendo por isso porque motivo teria de ser diferente nos casos acima referidos.
<strong>Paulo Santos</strong>
Amellie
Registado: quarta set 04, 2013 9:03 pm
Cão Pinsher - Chocolate

sexta set 20, 2013 11:35 am

Os cãezinhos não tendo mais valor partem em paz. É a vida. Quem quer um cãozinho desses em casa?
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

sexta set 20, 2013 3:31 pm

Amellie Escreveu:Os cãezinhos não tendo mais valor partem em paz. É a vida. Quem quer um cãozinho desses em casa?
??? Eu. De certeza que para mim tinha e muito valor.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta set 20, 2013 4:27 pm

Um cão destes não é nenhuma fera irrecuperável. É um cão igual a todos os outros, mas dotado de um treino para tarefas específicas que em certas alturas tem de exercer. Fora dessas alturas, é o animal fiel e dedicado que todos conhecemos e adapta-se muito bem à vida familiar.

Por isso, abatê-lo com a miserável justificação de que a sua utilidade já cessou é isso mesmo, um acto miserável cometido por quem não conhece sequer o mais básico dos bons sentimentos humanos, o da gratidão, o do simples reconhecimento por qualquer ser que com ele dividiu a existência e as tarefas. E quem não respeita essa "pequena" vida também não é capaz de respeitar as vidas dos seus semelhantes, como bem se vê quando são chamados à acção em teatros de guerra.

Agora só falta também abaterem os veteranos de duas pernas que deixam de ser úteis ao exército. Mas lá se chegará.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado set 21, 2013 2:06 am

PauloSantos1 Escreveu: (...)
Se o abate destes cães pode de algum modo chocar alguém, a mim, chocar-me-ia se tivessem de ser abatidos com o rotulo de cão perigoso/agressivo, fruto de negligência, ainda que involuntária, de quem não está preparado para um animal destes... e são poucos que estão.
(...)
E qual é a diferença, para o cão, do rótulo ou razão porque é abatido?

O mínimo que estas forças podiam fazer era ter um santuário para os animais de entre estes que não fossem adoptados, por questões de humanidade e civilidade e, numa época em que tudo se avalia pelo préstimo, até pelos inestimáveis serviços prestados.

Acho esta prática absolutamente aberrante. Um animal não é um objecto que se usa e deita fora.

E lamento muito ter esta confirmação de que é assim que as coisas se passam. Há uns dois anos, este assunto foi aflorado num tópico (hei-de ver se o encontro) e a informação que prevaleceu, se bem me lembro, foi a negação destas práticas,
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado set 21, 2013 2:10 am

Amellie Escreveu:Os cãezinhos não tendo mais valor partem em paz. É a vida. Quem quer um cãozinho desses em casa?
Quando a Amellie deixar de ter valor para quem a rodeia, oxalá lhe aconteça o mesmo, independentemente de estar saudável e ter ainda muitos anos de vida pela frente: que seja feita partir em paz porque já ninguém a quer em casa. É a vida.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sábado set 21, 2013 7:37 am

Tassebem Escreveu:
E lamento muito ter esta confirmação de que é assim que as coisas se passam.
Não entendi foi esta conclusão "colada" a uma citação que fez daquilo que é a minha opinião relativamente ao abate destes cães.

É que se uns posts mais acima viu alguém vir confirmar estas práticas, não confunda com aquilo que é a minha opinião.

Nem todos os cães são dados para adopção, é um facto, mas não leu em lado algum, que era abatidos. Muitos deles acabam os seus dias nas unidades onde prestaram serviço e sendo tratados, ainda que "reformados" com toda a dignidade com que o foram enquanto estiveram no activo.

Seja como for, a minha opinião mantêm-se:

Se o abate destes cães pode de algum modo chocar alguém, a mim, chocar-me-ia se tivessem de ser abatidos com o rotulo de cão perigoso/agressivo, fruto de negligência, ainda que involuntária, de quem não está preparado para um animal destes... e são poucos que estão
Última edição por PauloSantos1 em sábado set 21, 2013 7:47 am, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong>
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado set 21, 2013 7:45 am

Este assunto já foi debatido na arca, há muitos anos. Na altura em que os (ex) foristas traziam mais valia ao fórum em vez de se ficarem pelas lamechices e pedinchices.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado set 21, 2013 7:47 am

Este assunto já foi debatido na arca, há muitos anos. Na altura em que os (ex) foristas traziam mais valia ao fórum em vez de se ficarem pelas lamechices e pedinchices.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Cães”