1º Banho, dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Buda22
Membro Júnior
Registado: segunda jul 22, 2013 8:15 am

domingo set 22, 2013 10:57 am

Bom dia pessoal,

Estou a pensar dar o 1º banho ao meu Labrador de 3 (quase 4) meses. Ainda não falei com o veterinário em relação a isso mas antes demais gostaria de esclarecer umas dúvidas.

Estive a ver uns produtos para o banho e então:

- A nível de champôs para cachorros, qual/ais aconselham? (ele tem o pelo creme).

- E amaciadores?

- Estive a ver umas esponjas da Pet Head para passar o champô, coisas desse género, aconselham?

- Quais os cuidados a ter com os olhos e orelhas?

- Para secar, algum pano/ toalha especial?

Outros conselhos serão bem-vindos :)

Obrigado desde já!
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

domingo set 22, 2013 12:29 pm

Bem, sendo a primeira a responder-lhe já lhe posso adiantar algumas respostas às suas perguntas. Em relação ao dar banho uma das primeiras coisas que eu aconselho de imediato é colocar bolinhas de algodão nas orelhinhas dos patudos. Não podemos colocar água para dentro dos ouvidos se não criamos, quase na certa, otites ou outras infecções. Mesmo assim há pessoas que não colocam algodão porque têm muito cuidado com as orelhas quando os lavam, e impedem que entre água. Mesmo assim, eu pessoalmente, e já tendo experiência a dar banhos, iria colocar algodão nos ouvidos do meu cachorrinho no seu primeiro banho, por uma questão de prevenção, visto que estão numa idade muito fragilizada todo o cuidado é pouco.
Nota: Não se esqueça de retirar o algodão :lol:
Em relação aos olhos, evite ao máximo o contacto do champô com os olhos.
Em relação aos champôs posso aconselhar marcas como a Artero. Dentro dessa marca existem vários tipos de champô consoante o tipo de pelagem, espero que alguém elucide acerca do mais adequado mais à frente.
Relativamente às toalhas, sei que há à venda toalhas de fibra próprias para os cães, mas eu utilizo uma para secar o meu com o mesmo material que as nossas toalhas, é uma toalha de criança. Penso que não há mal nenhum em utilizá-las.
AGGA
Membro Júnior
Registado: quinta set 05, 2013 2:33 pm

domingo set 22, 2013 1:41 pm

Coloquei há uns dias um tópico sobre champôs para cachorros, pois estava +- com o mesmo tipo de dúvidas que está a colocar aqui.
Acabei por comprar numa Petshop um champô da marca Trixie próprio para cachorros. Custou pouco mais de €5 mas sei que comprando online é capaz de ficar mais barato. Não arrisquei dar com o Artero porque, apesar de ser um ótimo champô, o vet aconselhou a dar com um que fosse especialmente indicado para cachorros. Estes champôs não têm uma série de ingredientes que podem irritar os olhos, as mucosas e a própria pele dos cachorros.

Não desgostei deste da Trixie. Só tem um pequeno senão: não tem grande cheiro e não faz muita espuma. Mas acredito que seja exatamente pela razão que apresentei antes. E se aplicar duas vezes o champô, o cachorro fica bem lavadinho.

Uma embalagem de 250ml deve chegar até o cão fazer 1 anito. Aí depois poderá começar a dar com o Artero, que é ótimo de facto.

Quanto às restantes dúvidas, a forista Susana94 já lhe respondeu e a meu ver bem. Eu acrescentaria apenas que deve secar muito bem o pelo do animal e evitar ao máximo as correntes de ar. Se necessário recorra também a um secador (se conseguir usá-lo sem assustar o cachorro, coisa que eu não consegui com a minha xD).
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

domingo set 22, 2013 1:58 pm

AGGA Escreveu:Eu acrescentaria apenas que deve secar muito bem o pelo do animal e evitar ao máximo as correntes de ar. Se necessário recorra também a um secador (se conseguir usá-lo sem assustar o cachorro, coisa que eu não consegui com a minha xD).
Exacto, esqueci-me de deixar essa nota da secagem: secar e muito bem! O pêlo húmido é meio caminho andado para a propagação de fungos, portanto, mais vale prevenir do que remediar. Eu pessoalmente só dou banho ao meu patudo SRD nos dias mais quentes, o pêlo seca melhor.
Buda22
Membro Júnior

segunda set 23, 2013 2:27 pm

Obrigado pelas respostas, aguardo mais experiências
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda set 23, 2013 7:20 pm

O banho em cães e gatos é como o Natal: quando um homem (ou mulher) quiser!

Mas para isso existem algumas premissas: champôs de qualidade (Artero, An Ju Beauté, All Systems, Jerob), água quente e a seguir secar completamente com o secador.

Por norma uso sempre champô Johnson nas cabeças e caras para evitar as chatices inerentes aquilo arder nos olhos.

Não coloco nada nos ouvidos (mas atenção que dou banhos há anos para exposição e isso traz muita prática) e depois do banho limpo os ditos ouvidos muito bem para não ficar água e propiciar a otite.

Para mim, e cada um tem os seus gostos nestas coisas do grooming, não há champô de bebé como o Douceur Extreme da Anju Beauté. Cheira muito bem, faz um pêlo lindo e, confesso, às vezes uso nos adultos cães e gatos. 8)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 23, 2013 7:49 pm

No que toca a toalhas, e sendo o cão que é, o melhor é arranjar umas quantas, pois rapidamente ficam molhadas.

Durante o banho, nos meus rafeiros, costumo passar com uma escova de bicos enquanto estão ensaboados. Isso não só ajuda a limpar a pele de células mortas, como também ajuda a eliminar o pêlo morto e a arejar o subpêlo.

Também não lhes meto nada nos ouvidos, mas é como a Water diz: a prática ensina como fazer e com o tempo vai descobri-lo. E também não lhes deito a água do duche pela cabeça, prefiro usar um toalhete turco molhado e esfregá-la assim. Só no final - e se o cão gostar do banho - é que lhe dou uma passagem com água limpa, e mesmo assim evitando a face e o focinho.

Também não uso esponjas, que ficam cheias de pêlos, são difíceis de limpar e desinfectar e acabam por se encher de fungos. Uso sempre toalhetes turcos ou luvas de banho, que, claro, ficam ao serviço exclusivo dos cães, tal como as toalhas ou toalhões.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda set 23, 2013 8:53 pm

Quando o meu filho era bebé, o pediatra disse-me que o banho dá-se com as mãos, nada de esponjas nem luvas de banho.
Utilizo as mãos, tb quando dou banho aos cães. Apalpo-os todos, para ver se sinto algo estranho como algum caroço e em simultâneo recebem uma massagem. :lol:
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 23, 2013 11:09 pm

Num bebé acho muito bem, Aletheia, nem de outra maneira se pode dar-lhe banho.

Mas aqui trata-se de um cão, é indiferente dar-lhe banho com as mãos nuas, com luvas ou com toalhetes. Tudo vai de quem se incumbe da tarefa. Uns sentem uma certa repulsa, outros, não.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Buda22
Membro Júnior

terça set 24, 2013 7:58 pm

Obrigado a todos.

Gostava de exprimentar o da Anju Beaute, mas não sei onde comprar sem ser no mr-pet.

Entre a Hery, IV San Bernard e Kw, qual aconselham?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta set 25, 2013 12:41 pm

Não sei o que são esses nomes que refere. Os da An Ju acho que consegue comprar através da net.

Os meus, que são tipo colecção completa e ainda duram, eu comprava no mr. pet. Já não vende?
Buda22
Membro Júnior

quarta set 25, 2013 6:57 pm

Vender vende, mas como agora não preciso de mais nada para fazer os 49 euros e não pagar portes... é que so preciso mesmo do shampô
Buda22
Membro Júnior

quarta set 25, 2013 7:16 pm

WaterMonitor Escreveu:O banho em cães e gatos é como o Natal: quando um homem (ou mulher) quiser!

Mas para isso existem algumas premissas: champôs de qualidade (Artero, An Ju Beauté, All Systems, Jerob), água quente e a seguir secar completamente com o secador.

Por norma uso sempre champô Johnson nas cabeças e caras para evitar as chatices inerentes aquilo arder nos olhos.

Não coloco nada nos ouvidos (mas atenção que dou banhos há anos para exposição e isso traz muita prática) e depois do banho limpo os ditos ouvidos muito bem para não ficar água e propiciar a otite.

Para mim, e cada um tem os seus gostos nestas coisas do grooming, não há champô de bebé como o Douceur Extreme da Anju Beauté. Cheira muito bem, faz um pêlo lindo e, confesso, às vezes uso nos adultos cães e gatos. 8)
Aqui esqueci-me de perguntar, como passa o champô no cão? Com uma esponja, com a mão, esponja especial...?
Aletheia
Membro Veterano

quarta set 25, 2013 9:33 pm

O shampoo deve ser diluido. Num recipiente, colocar uma porção de shampoo e 10 vezes água. Coloco directamente no pêlo e com as maozinhas espalho o shampoo enquanto massajo para penetrar bem na pele e em simultâneo vejo se está tudo ok.
Passar por água até ter retirado todo o shampoo e voltar a repetir.Se pretende usar condicionador, diluir tb espalhar no corpo do canito, massajar, pentear e por fim retirar o produto.
Com uma toalha turca tiro o máximo de água. Secar com o secador. Qdo seco, e penteados polvilho com pó de talco as patinhas, almofadas e zona interdigital.
Et voilá!
Aprendi a encontrar.

Aletheia
Membro Veterano

quarta set 25, 2013 9:34 pm

Repetido.
Última edição por Aletheia em quinta set 26, 2013 2:49 pm, editado 1 vez no total.
Aprendi a encontrar.

Responder

Voltar para “Cães”