Cão agressivo com outros cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
antonio82
Registado: segunda ago 26, 2013 10:18 pm

domingo set 22, 2013 6:15 pm

Boa tarde,

Tenho um cão cruzado de labrador que é muito brincalhão quando está em casa mas muito enérgico também. O problema é que quando vai á rua e encontramos outros cães ele "transforma-se" e só quer atacar os outros cães; não acontece com todos mas com a maior parte. Ainda não foi castrado, tem cerca de 1 ano e meio; será que a castração vai resolver estes problemas de agressividade?Viagens de carro também são um problema, alguém sabe como se pode treinar esta situação?
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo set 22, 2013 6:35 pm

ele foi para si com que idade??
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

domingo set 22, 2013 6:58 pm

O meu cão também tem um problema com pessoas e cães quando vai à rua e veio para a minha casa com mais de 2 meses. Também tem energia para dar e vender, e nunca sabe quais são os limites dele, isto é, mesmo cansado continua a correr desalmadamente. Mas o erro já foi detectado, o grande erro foi a sociabilização, que não houve! Agora uma solução era uma escola de educação para corrigir estes comportamentos. É chamá-lo à atenção cada vez que reage inadequadamente e ser mais rigida com ele, visto que ele comigo abusa.
Nota: o meu só provoca as pessoas e os cães a ladrar, mostra alguma brutalidade ao puxar a trela mas atacar não ataca que ele tem "cagufa", so os desafia. Mas os conselhos que lhe dei servem na mesma apesar do comportamento não ser igual.
Última edição por Susana94 em domingo set 22, 2013 7:02 pm, editado 1 vez no total.
antonio82

domingo set 22, 2013 7:00 pm

Sasha99 Escreveu:ele foi para si com que idade??

É um cão que foi abandonado, não tenho a certeza da idade mas calculo entre 1 ano e ano e meio.
antonio82

domingo set 22, 2013 7:02 pm

antonio82 Escreveu:
Sasha99 Escreveu:ele foi para si com que idade??

É um cão que foi abandonado, não tenho a certeza da idade mas calculo entre 1 ano e ano e meio.

Comigo só está há uma semana, sei que ainda é pouco tempo, mas estas questões de agressividade já consegui detectar...
antonio82

domingo set 22, 2013 7:11 pm

Susana94 Escreveu:O meu cão também tem um problema com pessoas e cães quando vai à rua e veio para a minha casa com mais de 2 meses. Também tem energia para dar e vender, e nunca sabe quais são os limites dele, isto é, mesmo cansado continua a correr desalmadamente. Mas o erro já foi detectado, o grande erro foi a sociabilização, que não houve! Agora uma solução era uma escola de educação para corrigir estes comportamentos. É chamá-lo à atenção cada vez que reage inadequadamente e ser mais rigida com ele, visto que ele comigo abusa.
Nota: o meu só provoca as pessoas e os cães a ladrar, mostra alguma brutalidade ao puxar a trela mas atacar não ataca que ele tem "cagufa", so os desafia. Mas os conselhos que lhe dei servem na mesma apesar do comportamento não ser igual.

Obrigado, eu tenho tentado que o meu esteja em contacto com outros cães para se ir habituando, uma vez que não sei o passado dele, mas ele arma sempre guerra e como tem muita força acabo por abandonar o local e ir para casa...com cadelas e cães muito pequenos ele é calmo, mas com cães do tamanho dele ou maiores há sempre conflito.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 23, 2013 9:15 am

"mas atacar não ataca que ele tem "cagufa""

Possivelmente é esta a resposta porquê.
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

segunda set 23, 2013 11:10 am

botas96 Escreveu:"mas atacar não ataca que ele tem "cagufa""

Possivelmente é esta a resposta porquê.
não percebi..
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 23, 2013 12:45 pm

Se ele tem "cagufa" dos outros, reage como sabe, ladrando para os expulsar.

É a chamada agressividade por medo, mas não é exactamente agressividade. É antes uma reacção de defesa, que ele manifesta com os meios que tem: o latido.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

segunda set 23, 2013 8:55 pm

Floripes3 Escreveu:Se ele tem "cagufa" dos outros, reage como sabe, ladrando para os expulsar.

É a chamada agressividade por medo, mas não é exactamente agressividade. É antes uma reacção de defesa, que ele manifesta com os meios que tem: o latido.
Eu concordo, era isso que eu queria dizer, a não ser que não me tivesse expressado bem :| Eu sei que o problema do meu cão é medo. Ele tem medo de muita coisa: foguetes, trovoada, vento, da luz dos trovões, da chuva a bater nas janelas. Tem medo de homens: ladra, tenta aproximar-se mas com medo e rápidamente recua, em relação a cães ladra em demasia e puxa em demasia a trela mas sei que se ele se aproximar do cão reage como faz com homens. O que até tem certa piada porque as pessoas dizem "foge, ele é mau!", mas o óscar não é capaz de morder nem de atacar, é o medo. Só ladra. Neste caso "cão que ladra não morde". E o meu tem mesmo imenso cuidado com os dentes. E confio bastante na dentadura dele, e sei que nunca irá morder nem atacar. Tal como vocês conhecem os vossos cães e confiam neles. Mas tenho a dizer que tenho conseguido liderar nos passeios :wink: Tenho-lhe dado disciplina, e mostrei o meu tom de voz mais grave e mau. Percebi que não posso ser calminha com ele a falar. Dou lhe uma mão e ele agrarra-me no braço. :lol: Confesso que me farto de rir com os treinos que lhe dou, divertimo-nos muio! Portanto aconselho vivamente as pessoas a gastar tempo utilmente com treinos no seu patudo! Tanto a corrigir males como é o meu caso, como a ensinar truques :wink:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça set 24, 2013 7:50 am

Tem a certeza que não é "só" uns latidos porque está demasiado excitado e quer ir brincar com o outro cão? (depois acaba por ficar frustrado por estar à trela e a ladrar de forma agressiva)
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça set 24, 2013 11:16 am

se a resposta da MiMoo for para mim:
Tenho porque a atitude que ele tem não é de brincadeira. A cauda não abana, fica em posição de alerta/atenção. O ladrar é diferente, não é um simples au-au, utiliza outro tom de voz. O meu cão é muito territorial, pensa que o mundo é só dele. E quando sai fora de casa é isto.
Em relação a cães castrados e fêmeas ele lida bem, em relação a machos tem esta primeira atitude mas depois farta-se de o cheirar e cria amizade. É mesmo falta de sociabilização. Além disso os cães das outras pessoas que estão acorrentados na minha zona também o desafiam..e acredito que alguns deles se andassem soltos eram capazes de atacar o meu. Por isso é que não deixo o meu cão aproximar-se com medo da atitude dos outros cães. Também sou a única que passeia o cão na minha zona. E também há pessoas que só por ouvirem o ladrar do meu cão levantam-lhe a mão. E também à miudos que atiram pedras ao meu cão quando ele anda solto no meu jardim. E há outras que passam por ele e fazem-lhe festinhas. Há de tudo. Mas pronto, pouco a pouco lá lhe vou impondo regras e tem resultado :wink:
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 24, 2013 11:40 am

A Susana tem que considerar a hipótese se o seu cão não partilha do passado provável do cão do António, o seu cão poderá ser inseguro por natureza.
Isso nunca irá desaparecer, mas pode atenuar em muito esse aspecto, claro que os resultados depende de si, do cão e do investimento.
Aumente a confiança do seu cão em si e promova a auto-estima, habitue-o a outros animais, não reforce comportamentos que não sejam desejados, etc.
Ele acabará por procurar brincar com os cães com que se sente mais à vontade.

O caso do António é muito recente, a relação de confiança ainda precisa de ser mais consolidada, e não lhe se sabe o passado, mas abusos, enxertos de porrada e competição de alimentos escassos podem ser uma hipótese a considerar e se aliarmos a isso uma certa insegurança...
Se vir que a coisa não se resolve, então contacte um treinador para ajudá-lo.

E António, a castração não resolve nada, para o seu caso específico e se já for um comportamento adquirido só vai gastar dinheiro, portanto se não conseguir resolver isso, invista num treinador, irá ser muito mais produtivo.

Dominância e medo são as fontes para a agressividade, mas se acha que é de falta de socialização, então do que está à espera?

p.s.- O cão tem que confiar no dono, se ele não resolve as situações, as chatices começam quando essa confiança não existe e eles decidem pelos seus próprios meios.
Responder

Voltar para “Cães”