Vicky aflita para fazer chichi - infecção urinária?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta set 18, 2013 9:23 pm

A Vicky é uma Pischer miniatura a caminho dos 5 anos (faz em Dezembro) chegou a minha casa com 4,5 meses e com 1 ano já fazia as necessidades sempre na rua sem nenhum percalço, sendo que desde essa altura vai à rua 3 vezes por dia.
A Vicky foi mãe com 1 ano e meio, no segundo cio, teve uma gravidez de risco hiper acompanhada pelo veterinário, teve dois cachorrinhos por parto normal, sendo que um deles morreu durante o processo, como ficou com hemorragia pós-parto mais tempo do que o usual e porque se pensava pelas ecos que tinham ficado restos de placenta fez injeções hormonais para ajudar a expulsar a placenta e ao fim de aproximadamente um mês nestas andanças optamos por esteriliza-la e na cirurgia descobriu-se que os restos de placenta que se viam nas ecos eram afinal um tumor benigno que foi removido.
Até aqui tudo "bem", pouco tempo depois de ser operada muito de vez em quando tinha uma vontade súbita de fazer chichi fora de horário que nós não sabia-mos identificar pelo que por algumas vezes fez uma poça de água à porta de casa, sim uma poça de água, chichi abundante completamente transparente e sem cheiro nenhum! :o
Falei várias vezes sobre isto com o vet dela que disse poder ser um efeito secundário da cirurgia.
Recentemente (desde o início deste Verão) estes episódios tem sido cada vez mais frequentes (2 a 3 vezes por mês +/-) e desde há algum tempo (cerca de 1 ano) que noto que a Vicky parece estar incontinente dado que às vezes perde pinguinhas de chichi. Até aqui mais uma vez "tudo bem" a Vicky está a ficar crescida e às vezes estas coisas acontecem, o problema surgiu esta semana.

Na 2ª feira à tarde a Vicky pediu para ir à rua antes de jantar (normalmente vai de manhã, depois do almoço e depois do jantar), até aqui tudo ok, 3ªFeira esteve todo o dia normal, esta noite eram 4 da manhã e a Vicky estava aflita, foi à rua e fez um chichi grande, durante o dia esteve bem antes de jantar estava aflita foi à rua e o cenário repetiu-se, passados 30 min a Vicky não aguentou e fez mais um chichi à porta, levamo-la à rua e tornou a fazer chichi :(
Estou preocupada com ela, não sei se a consigo levar já amanhã ao veterinário porque fiz uma pequena cirurgia à boca ontem e a coisa não está muito famosa, alguém tem/teve uma situação idêntica? Será uma infeção urinária? Fora esta vontade de fazer chichi ela não tem mais nenhum sintoma, bebe a mesma quantidade de água, tem apetite, penso que não tenha febre (não consegui medir), está refilona e bem disposta como sempre... :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quarta set 18, 2013 9:54 pm

Não é amanhã que a cadela devia ir ao vet...É HJ.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta set 19, 2013 7:58 pm

Acho estranho o vet não ter sugerido análises à urina (e sanguíneas para ver o rim) quando lhe disse que a urina era tipo água. Ok é normal no dia após a cirurgia (por causa do soro), mas a continuar não faz sentido.
A massa era num rim?
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta set 19, 2013 8:46 pm

Antes de esterilizar a minha cadela, perguntei ao vet se havia alguma hipotese de ela ficar incontinente. Ele respondeu-me que era uma possibilidade, mas havia tratamento caso a Petra ficasse incontinente (não ficou, felizmente).
Fale com o vet para saber se é uma consequência da esterilização E faça o tratamento que tem cura.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
MiMoo
Membro Veterano

quinta set 19, 2013 8:49 pm

Aletheia Escreveu:Ele respondeu-me que era uma possibilidade, mas havia tratamento caso a Petra ficasse incontinente (não ficou, felizmente).
Mas o ficar incontinente por causa da esterilização pode acontecer anos depois...
De qq forma, uma incontinência significa a cadela deixar chichi onde se senta, dorme... e não aguentar até ir à rua e fazer muito chichi.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta set 19, 2013 8:49 pm

Antes de esterilizar a minha cadela, perguntei ao vet se havia alguma hipotese de ela ficar incontinente. Ele respondeu-me que era uma possibilidade, mas havia tratamento caso a Petra ficasse incontinente (não ficou, felizmente).
Fale com o vet para saber se é uma consequência da esterilização E faça o tratamento que tem cura.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta set 19, 2013 11:43 pm

Pode não ser nada (como num caso que eu tive em que a minha Pucca numa saída de 30 minutos à rua fazia umas 3 vezes rios de xixi... mas fez análises) e ser apenas comportamental, ou então pode ser...
MaguiC
Membro Veterano

domingo set 22, 2013 8:14 pm

Só consegui ir ao vet no sábado (foi fisicamente impossível ir antes por motivos de saúde :oops: )
Assim que falei ao vet do que tinha acontecido ele fez-lhe logo uma ecografia, havia um brilho no rim que podia ou não ser uma "pedra" por isso mandou-me recolher urina dela e levar lá nesse mesmo dia... A densidade da urina estava baixa (o que não condiz com pedra no rim) e ele fez-lhe análises de sangue, segundo ele um "perfil geral" para ver se há alguma infeção e como estão as coisas de uma maneira geral, e depois se necessário análises mais específicas (que espero que não cheguem a ser necessárias porque são caríssimas :( )
Os resultados devem chegar amanhã e eu estou hiper ansiosa :oops:
Os veterinários (sim acabaram por ser 4 a analisar o caso, o dela mais 2 estagiárias e outra vet) falaram de várias possibilidades... insuficência renal, diabetes e outras coisas... para além de uns quantos testes que lhe podiam fazer para se perceber o que se passa :(

No início do ano a Vicky apareceu com uma mancha num olho que entretanto se alastrou e que a levou a fazer tratamentos com corticóides (que podem influenciar esta questão dos rins) e a trocar de ração...
( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102540 )... tem sido um ano difícil :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MiMoo
Membro Veterano

domingo set 22, 2013 9:49 pm

Não li o tópico todo do olho...
Existem cataratas secundárias a diabetes... eles mediram glicemia no hospital?
MaguiC
Membro Veterano

terça set 24, 2013 11:21 am

MiMoo Escreveu:Não li o tópico todo do olho...
Existem cataratas secundárias a diabetes... eles mediram glicemia no hospital?
Penso que não mas de qualquer maneira a situação do olho está a melhorar com a troca de ração e não deve estar relacionada, se estiver é por causa da medicação que ela fez...

Ontem saíram os resultados das análises e há valores alterados nomeadamente a glicose :( o vet quer analisar novamente o chichi dela em jejum e 3 horas depois de comer e ficar lá com ela um dia para fazer testese análises outra vez... o problema é eu passei esta noite nos hospital e hoje ainda não estou em condições de nada (e os meus pais também não têm grandes condições de conseguirem tratar deste tipo de situações) :(
O que mais me irrita é não estar em condições de tratar dos meus cães, nem sequer tenho sido eu a leva-los à rua e ontem foi a minha mãe que foi falar com o vet antes de eu ir para o hospital... :(
MaguiC
Membro Veterano

quinta set 26, 2013 5:09 pm

Alguém me sabe dizer uma forma de conseguir apanhar (directamente) o chichi da Vicky para análise???? E um forma eficaz de "medir" a quantidade sem ser a olhómetro (o meu está meio avariado)?
Ela NUNCA faz em casa (excepto quando não consegue controlar) mesmo que esteja aflita e convenhamos que andar com um copo de plástico no meio da rua atrás dela... se revelou muito pouco prático e ainda menos eficaz, para além da figurinha... :roll: :oops:

PS: A Vicky embora esteja esterilizada marca território, mas mesmo assim faz um chichi "grande" logo no princípio e é pelo menos desse que eu preciso...

PS2: Nunca eu pensei andar atrás da minha cadela com um copinho descartável com balões para tentar apanhar o chichi dela... Ainda bem que não tenho uma São Bernardo! Os vizinhos devem achar que estou louco/bêbeda!... :twisted:
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta set 26, 2013 6:46 pm

Experimente com um funil (de preferência de inox) para ser mais fácil acertar no boião. Convém é estar esterlizado.
MiMoo
Membro Veterano

quinta set 26, 2013 6:50 pm

Se está a recolher para um copo não esterilizado, o funil tb não tem que estar esterilizado... apenas limpo. Se for só para medir a quantidade de chichi o copo e o funil até podem estar todos porcos que não há crise... é para medir quantidade não interessa. Recolher urina de forma estéril só no vet.
Sim... para medir o mais fácil é mesmo isso... copinho na mão :\
MiMoo
Membro Veterano

quinta set 26, 2013 6:51 pm

Ahh sim, em vez de funil, pode cortar uma garrafa a meio e virar a parte de cima ao contrário (acaba por ser um funil improvisado)
MaguiC
Membro Veterano

quinta set 26, 2013 11:01 pm

Obrigada pelas respostas, amanhã lá andarei eu de funil e copinho na mão 8)
Eu sabia que os donos faziam coisas estranhas pelos cães mas confesso que nunca me imaginei de copo na mão... :twisted:
Responder

Voltar para “Cães”