Insuficiência Cardiaca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

segunda set 23, 2013 6:34 pm

Olá foristas!

Recolhi o Pirata da rua com um glaucoma e consegui reunir o dinheiro para o operar.
Na altura não sabíamos que ele tinha insuficiência cardíaca, a veterinária apenas nos falou de um sopro mas felizmente tudo correu bem e ele resistiu à anestesia. De qualquer maneira sendo cardiaco ou não teriamos que arriscar com a operação porque tinha mesmo que ser.
Tem estado desde então em casa dos meus pais em recuperação. Nesta semana que lá esteve reparamos que pouco ou nada come, cansa-se exageradamente num pequeno passeio para as necessidades, engasga-se, tosse muito e chega por vezes a vomitar. Pesa menos que a minha Kaya apesar de ser ligeiramente maior.

No fim de semana fomos ao vet para ver como estava a cicatrizar o olho e falar deste problema. Ela lá o esteve a ver e a auscultar e disse-nos que ele tem insuficiência cardíaca, uma válvula que já pouco funciona. Receitou uma medicação que ela disse ser a mais básica. Daqui a 15 dias voltamos lá para ver como ele está e se os medicamentos estão a ter algum efeito e se não, fazer um raio x e electrocardiograma para receitar outra medicação que pelo que percebi é para adicionar a esta!

Entretanto comecei a pesquisar sobre o assunto e deparei-me com este artigo: http://www.royalcanin.pt/O-seu-cao/Sobr ... a-Cardiaca

Ele apresenta praticamente todos os sintomas aí mencionados. Da medicação já estamos a tratar, agora o que eu gostava de vos perguntar é sobre a alimentação. Na altura a vet não disse nada e eu nem me lembrei de perguntar. Quando lá voltar pergunto claro, mas até lá gostava de saber a vossa opinião.

Acham que é importante uma alimentação própria para cardíacos ou como este site é de uma ração é tendencioso?

Pelo que estive a ver não são rações propriamente baratas... se for mesmo uma coisa essencial ao bem estar dele, quais são as rações com esta gama para cardíacos que apresentam uma melhor relação qualidade/preço?

Qual é a vossa experiência com cães com este problema? Qualidade de vida, os cuidados que tiveram que passar a ter, toda e qualquer experiência que quiserem partilhar agradeço! É a primeira vez que me deparo com um cão com estes problemas e gostava de ouvir os vossos relatos!

Imagem

Aqui podem comparar os dois canitos. Ele está com 9kg e a Kaya com 10kg.
Imagem

Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda set 23, 2013 7:09 pm

Experiência com doenças cardíacas infelizmente tenho alguma. O meu Terranova teve diagnosticada nos 2 últimos anos de vida uma fibrilação auricular e o meu Jimmy, um minorcas parecido com o seu Pirata, tem a mesma doença. Foi diagnosticada por volta dos 12 anos, neste momento tem 14 (ou 15, não me lembro).

O Taz (Terranova) tomava imensos medicamentos e o Jimmy está quase a alcançá-lo em termos de quantidade diária de comprimidos.

O Taz comia 50% ração cardíaca da Hills e 50% de ração sénior da Arden Grange. No último ano de vida e acho que foi por precaução, manteve a cardíaca e passou para 50% renal da Hills. O meu vet é que diz quando é a altura.

Actualmente o Jimmy ainda está a comer sénior e só comerá a cardíaca quando o vet disser.
kat149
Membro Veterano

segunda set 23, 2013 8:10 pm

Obrigada WaterMonitor!

O Pirata tem cerca de 6 anos. Mas já me parece que aquilo não vai lá muito bom em termos cardíacos... também não fazemos ideia da vida dele antes de o apanharmos faz hoje exactamente 2 semanas.

Quando formos reavaliar vou falar com a vet sobre a alimentação. Para já tem sido muito dificil alimentá-lo. Temos tentado dar-lhe latinhas de patê com arroz pois pensamos que ele comeria melhor mas mesmo assim não é com gosto é preciso dar-lhe quase à boca e a ração que dou à Kaya foi a que ele pegou melhor, Royal Canin mini adult. O que acho engraçado que é a única ração que ela se adaptou bem das que experimentei (acana, criadores, arden grange...). Como é só uma e pequena eu fartei-me de andar a fazer trocas até porque acabava por não pesar muito no orçamento! Agora vamos ver...

Mas preocupa-me que ele não tenha apetite e que fique exausto só numa volta de 15minutos a andar calmamente para ir fazer as necessidades.
É que ele não é novo mas também não é velho sendo um cão de porte pequeno e eu não sou veterinária mas ele já não me parece estar lá muito bem em termos cardíacos. Porque eu noto que ele quer brincar mas passado um bocadinho já não aguenta por exemplo...
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda set 23, 2013 8:45 pm

Telefone à vet que o tem visto. Fica mais descansada e faz a coisa certa.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano

segunda set 23, 2013 8:46 pm

Telefone à vet que o tem visto. Fica mais descansada e faz a coisa certa.
Aprendi a encontrar.

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça set 24, 2013 7:44 am

Coitado do rapaz, pelo que descreve parece ter uma condição cardíaca séria.

O meu velhote foi diagnosticado com um sopro, não grave, quando fez as pré-análises antes da destartarização aos 10 anos.
Vai fazer 14 anos daqui a 1 mesito e pouco e anda porreiraço da vida. Corre, salta, passeia normalmente, come bem , etc.
Contudo é importante dar a medicação à hora certa (no caso dele, ele toma Banacep e tem de ser dado de 24h em 24h com uma margem de erro de 40m +/-) caso contrário começa a ter tosse e alguma dificuldade. Veja se não é o caso da medicação que está a dar.

Quanto a ração, o meu não come nada especifico para o coração. É só hepática e senior (esta última tem taurina que ajuda a manter o miocárdio). Mas deve consultar a vet que o acompanha.

Boa sorte e que o rapaz recupere.
kat149
Membro Veterano

terça set 24, 2013 7:23 pm

Ele também devia fazer uma destartarização mas até ver já gastamos bastante com ele e infelizmente não podemos fazer disso prioridade!
Mas o rapaz tem cá um mau hálito! 8)

Falei à pouco com a minha irmã e ele está a reagir bem à medicação :D já se notam algumas melhoras. Já não tosse tanto e consegue ladrar sem se engasgar todo até ao vómito! Começou a medicação no sábado por isso não está nada mal!

Apetite ainda continua pouco mas tem comido ração da Kaya que é a que pega melhor se lhe forem dando à boca :\

Quanto ao ligar para perguntar pela ração... é uma opção mas acho que mais uns dias a comer desta que não é má não vão fazer mal e prefiro que ela me aconselhe uma ração com base no que ela vir dele e não assim por telefone! Se calhar a semana passada a ração justificava-se devido ao estado dele mas se ele melhorar se calhar já não se justifica... não sei prefiro que ela veja e me diga as coisas direitinhas! Pelo que vejo muitos dos vossos patudos não comem desta ração durante muitos anos, só o fazem quando o vet acha que se justifica portanto espero mais uns dias para a vet ver com os próprios olhos e analisar a situação.

Ele não deve ter tido uma vida fácil antes de o encontrarmos daí o mau estado físico e cardíaco. Mas pode ser que nem seja preciso muito para que ele melhore! Só um tratamento como deve de ser e não uma vida stressante na rua!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta set 25, 2013 9:07 am

Kat149, se for preciso, veja os preços da RC aqui - não sei se já conhece, mas é dos mais em conta que encontro - paga por ref. Multibanco e entregam em casa - as pipetas tb são mais baratas que na farmácia

www.meganimal.pt

Eu agora estou a usar a Taste of the Wild de borrego - os meus adoram, e tem mesmo de ser de borrego, caso contrário dá asneira mal cheirosa, mas eles têm preços muito bons também na RC - é onde tb encomendo a papa da gatinha da minha vizinha - linha VET

Quanto ao problema do menino, eu nem falo - a minha Tucha Maria teve um maldito sopro que evoluiu estupidamente num ano e meio, mas há casos em que isso não acontece - vivem toda uma vida medicados.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Aletheia
Membro Veterano

quarta set 25, 2013 12:06 pm

sofiaabreulopes Escreveu:Kat149, se for preciso, veja os preços da RC aqui - não sei se já conhece, mas é dos mais em conta que encontro - paga por ref. Multibanco e entregam em casa - as pipetas tb são mais baratas que na farmácia

www.meganimal.pt

Eu agora estou a usar a Taste of the Wild de borrego - os meus adoram, e tem mesmo de ser de borrego, caso contrário dá asneira mal cheirosa, mas eles têm preços muito bons também na RC - é onde tb encomendo a papa da gatinha da minha vizinha - linha VET

Quanto ao problema do menino, eu nem falo - a minha Tucha Maria teve um maldito sopro que evoluiu estupidamente num ano e meio, mas há casos em que isso não acontece - vivem toda uma vida medicados.
A Huella é muito mais barata e entregam no dia seguinte de manhã se escolher entrega através do cronopost.

Compro Skin Care na Huella por 55,86€ . Na meganimal está a 64,30€ e na Tienda a 70,45€
Aprendi a encontrar.

kat149
Membro Veterano

quarta set 25, 2013 12:34 pm

Sofiaabreulopes eu costumo alternar entre a meganimal e a tienda. Em termos de ração que costumo comprar é igual, e os desparasitantes na farmácia onde vou o preço é o mesmo!

Quando ao Pirata não sabemos de onde vem esta condição cardíaca nem como evoluiu mas calculamos que a vida dele não tenha sido nada fácil para já estar assim com 6 anos...
Ele medicado vai ficar sempre a partir de agora... só não sei se vai precisar de mais medicamentos, ração, etc etc mas isso vamos vendo com orientação da vet!

Estive a ver a huella e para o que costumo comprar os preços são iguais!
Agora se se justificar a ração cardiac na huella já sai mais barato! Obrigada pela indicação desta loja Aletheia!
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta set 25, 2013 12:35 pm

Não sei da experiência dos outros, mas os meus cães só comem ração veterinária quando o vet decide. Ele é que sabe.

O que conta, quanto à alimentação, é diferente dos "meus" casos. O meu pequenote cerdoso tosse que dá aflição, mas se pudesse comia este mundo e o outro. Nós é que não deixamos.

O Terranova nunca teve essa tosse, nem mesmo no fim, e comia rigorosamente a quantidade que comeu a vida inteira. Nem mais, nem menos. Apenas deixou de comer mesmo na recta final e não foi o coração que o matou, foram os intestinos (fissuraram) que atingiram o limite e nós tivemos que tomar a decisão.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta set 25, 2013 1:04 pm

a ração que eu compro, é o mais barato que encontro, mas obrigada pelas dicas, quanto mais não seja para ver a da gatinha da minha vizinha - pode ser que eles cubram o preço :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
kat149
Membro Veterano

segunda out 07, 2013 2:25 pm

Desculpem nunca mais ter vindo dar novidades mas não tenho tido muito tempo!
Quanto à ração cardiaca a veterinária disse que não se justificava neste caso. Além disso a medicação está a fazer efeito pelo que não precisa de tomar mais nada! Quando começarmos a ver a situação regredir lá voltaremos para ver o que mais ele precisa! Mas para já está bastante bem!

Além disso ele já não tem um olho e já quase perdeu por completo a visão no outro... vai contra as portas, postes, contra a parede... a Kaya tirou-lhe uma bola que tinha entre as patas e ele nem reparou :o

Além disso é alérgico à picada da pulga, como mal o encontramos ele foi operado e pôs o funil não reparamos! Quando tiramos é que ele se começou a coçar imenso até sangrar! Perguntamos à vet e ela lá nos disse e explicou o que fazer... ele agora já está limpo e a ser tratado por isso a coceira vai desaparecer em breve :b

Deixo umas fotos!

Imagem

Imagem

Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda out 07, 2013 8:34 pm

Teve sorte este cerdoso! :D
Responder

Voltar para “Cães”