Python Ball – Ajuda na Troca de Pele

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
RiderofFire
Mensagens: 7
Registado: terça out 01, 2013 12:16 am

terça out 01, 2013 12:39 am

Olá amigos!
Eu tenho uma Ball o nome dela é Debra (homenagem a minha namorada que se chama Deborah).
Faz 03 semanas que eu cuido dela e tem cerca de 04 meses de vida com mais ou menos 45 cm de comprimento.
Ela está em processo de troca de pele há 14 dias mais ou menos e ainda não trocou, por isso estou preocupado…

Já encomendei o terrário dela, mas enquanto não chega…

Detalhes do ambiente onde ela está:
Caixa de plástico com vários furos na tampa, sua tampa pode e sempre fica lacrada;
Uso toalhas de papel ou folhas (sulfite) de papel para forrar o “chão da caixa”;
Vasilha generosa com água que troco diariamente;
Pedra elétrica para aquecimento;
Um galho seco;
Uma “casinha” improvisada de plástico para ele se esconder

Características dela atualmente:
Sua pele agora está com uma aparência opaca, meio cinza/prata;
Ela tem alguns “gominhos” em partes da pele, como se fosse pedaços de uma outra troca, parece que também não foi bem sucedida;
Apetite normal, comendo uma vez por semana (mesmo nestas duas que esteve em processo de troca de pele);
Sua pele está extremamento enrugada, parece uma cobra de 150 anos;
Sai pouquissimas vezes (pelo menos que eu vejo) da sua casinha, fica quase sempre escondida;
Defeca muito pouco, vi apenas duas vezes, com sua fezes firmes e escuras… Urina amarela forte e soltando os “saquinhos” brancos normalmente;

Para tentar ajudar na troca de pele, realizei as seguintes operações:
Jogar um pouco de água ao redor da vasilha para aumentar a umidade;
Coloquei uma toalhinha de papel no teto da casinha dela e sempre deixo úmida essa toalhinha;
Duas vezes eu dei um banho nela com água morna por cerca de 10 min;


Gostaria da ajuda de vocês, pois li que uma troca (ou não troca) de pele mal sucedida pode causar sérios problemas ao animal, tais como cegueira, devido ao apodrecimento da pele mal trocada.
O que posso fazer para ajudar a Debra a trocar essa bendita pele de uma vez?
Dar mais banho?
Aliás, o banho tem que ser morno ou frio?
Dar banho não pode causar problemas respiratórios no animal?

Conto com a ajuda de vocês e se necessário, mando fotos detalhadas dela.

Obrigado!
teru1992
Membro Veterano
Mensagens: 425
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

terça out 01, 2013 8:24 am

para começar devias tirar essa pedra de aquecimento,e por um tapete aquecimento ligado a um termostato,segundo 15 dias é uma exagero se ela nao mudou vais ter de ajuda.la,tens dar lhe um banho com agua morna e tirar a pele devagarinho no sentido da cauda
RiderofFire
Mensagens: 7
Registado: terça out 01, 2013 12:16 am

terça out 01, 2013 1:03 pm

Olá Teru,

Obrigado pela resposta...
Ontem a noite e hoje pela manhã dei um banho de cerca de 10 min nela com água morna...

Qual é a periodicidade e duração que vocês sugerem para esses banhos?

Estou preocupado com a Debra...

Obrigado!
PsyJimbo
Membro
Mensagens: 132
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

terça out 01, 2013 2:51 pm

teru1992 Escreveu:para começar devias tirar essa pedra de aquecimento,e por um tapete aquecimento ligado a um termostato,segundo 15 dias é uma exagero se ela nao mudou vais ter de ajuda.la,tens dar lhe um banho com agua morna e tirar a pele devagarinho no sentido da cauda
2x

e podes tambem tentar enrola-la numa toalha molhada para a ajudares a tirar a pele, como o teru disse 15 dias eu acho muito tempo para uma muda.
RiderofFire
Mensagens: 7
Registado: terça out 01, 2013 12:16 am

terça out 01, 2013 3:16 pm

Correto...

Essa pele dela está triste! Muito difícil pra sair...

Obs.: Estou tentando deixar ela submersa na água, mas sempre com a cabeça fora para não correr o risco de se afogar ou entrar água no nariz... Para molhar a cabeça eu vou jogando gotas d'água nela e molhando também o queixo com os meus dedos... Creio que essa é parte do corpo dela mais crítica para "despelar"
Estou tentando também fazer com que ela sofra o menor choque térmico possível, pra evitar pneumonia e etc...

Quanto tempo é ideal para deixar ela de "molho" na água?
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

terça out 01, 2013 7:34 pm

Há quantos dias ela ficou com os olhos baços e quanto tempo ficou com eles assim?
RiderofFire
Mensagens: 7
Registado: terça out 01, 2013 12:16 am

quarta out 02, 2013 6:42 pm

Olá pessoal...

Finalmente a Debra trocou de pele..
Na verdade foi trocada a pele dela a força mesmo... :|

Depois de algumas sessões de banhos em água morna a pele dela começou a se desprender... Daí continuei com os banhos e tive que ajudar ela a tirar a pele...

O processo de extração demorou cerca de 2 horas, pois tive muito cuidado...
Certifiquei que não sobrou nada da pele antiga, principalmente nos olhos, boca, narinas e bunda (creio que são as partes mais críticas e que podem acumular mais bactérias).

A pele retirada estava com algumas partes bem escuras já, creio que em breve já estaria podre e com certeza acarretaria muito risco a saúde do animal.

Depois dele ter sido "despelada" ficou com a nova pele totalmente sem nenhuma ruga, brilhante e com a barriga clarinha...

Agradeço a todos que ajudaram...
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça out 08, 2013 2:57 am

RiderofFire Escreveu:Olá pessoal...

Finalmente a Debra trocou de pele..
Na verdade foi trocada a pele dela a força mesmo... :|

Depois de algumas sessões de banhos em água morna a pele dela começou a se desprender... Daí continuei com os banhos e tive que ajudar ela a tirar a pele...

O processo de extração demorou cerca de 2 horas, pois tive muito cuidado...
Certifiquei que não sobrou nada da pele antiga, principalmente nos olhos, boca, narinas e bunda (creio que são as partes mais críticas e que podem acumular mais bactérias).

A pele retirada estava com algumas partes bem escuras já, creio que em breve já estaria podre e com certeza acarretaria muito risco a saúde do animal.

Depois dele ter sido "despelada" ficou com a nova pele totalmente sem nenhuma ruga, brilhante e com a barriga clarinha...

Agradeço a todos que ajudaram...

Já venho tarde mas repito a sugestão que já foi dada. Retira a pedra de aquecimento. O animal vai acabar por se enrolar na pedra e queimar-se. Precisas de um tapete de aquecimento ligado a um termostato. Não dá para improvisar, tapete e cabo são obrigatórios.

Quanto à muda da pele certifica-te que saiu bem nos olhos. Se tiveres quardado a pele velha verifica se as escamas dos olhos sairam mesmo. Uns banhos diários em água morna nos dias anteriores a cada muda também não fazem mal nenhum.

Boa sorte

p.s. suspeito que a tua namorada não tenha ficado muito contente com a homenagem lol. Mas se calhar até estou enganado ;)
RiderofFire
Mensagens: 7
Registado: terça out 01, 2013 12:16 am

terça out 08, 2013 2:59 am

Valeu pelas dicas amigos...
Vou procurar esse tapete...

O terrário dela chega nesta semana...
Será que eu encontro fácil esse tapete?
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça out 08, 2013 10:30 am

RiderofFire Escreveu:Valeu pelas dicas amigos...
Vou procurar esse tapete...

O terrário dela chega nesta semana...
Será que eu encontro fácil esse tapete?
Se não encontrares o tapete podes optar por um cabo de aquecimento. Cuidado que alguns cabos também aquecem demasiado, principalmente se forem daqueles comprados nas lojas de material eléctrico. Nessa situação colocas os cabos debaixo do vidro do terrário, ou então no fundo do terrário (por dentro) com outro vidro por cima. Se comprares o cabo numa loja de animais não deve ocorrer esse problema pois não deve atingir temperaturas muito elevadas.

Qualquer que seja o método de aquecimento que escolhas tem que estar ligado a um termostato que é um aparelho que estabiliza a temperatura do equipamento que produz o calor. As régius são sensíveis a temperaturas incorrectas. Compra esse equipamento o mais depressa possivel ou vais ficar com uma cobra morta.

És do Brasil? De que cidade? Quais são as temperaturas onde vives? Tens a cobra num lugar com ar condicionado?
RiderofFire
Mensagens: 7
Registado: terça out 01, 2013 12:16 am

terça out 08, 2013 11:18 am

Mais uma vez obrigado pelas dicas...

A minha Ball quase não fica em cima da pedrinha aquecida, que por sinal não aquece tanto assim...
Eu criei um ambiente escuro para que ele possa se esconder e ela fica 99% do tempo lá dentro... Essa "casinha" improvisada fica perto da pedra aquecida, mas ela não chega a tocar na pedra.
Em dias de calor eu desligo a pedra pra evitar justamente que o ambiente fique muito aquecido...
Mesmo assim vou procurar esse tapete para comprar.

Eu sou do Brasil sim e o local onde a Ball fica não tem ar condicionado.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”