ADEUS MEU QUERIDO BI

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça out 01, 2013 7:40 pm

Como alguns sabiam, tinha sido diagnosticado ao Sebastião (Bi como carinhosamente lhe chamávamos) uma leucemia há 2 anos e quase 9 meses, sendo o prognóstico na altura de cerca de um ano a um ano e meio.

Contra todas as expectativas o Bi lá foi lutando, patada para a esquerda, patada para a direita e foi resistindo sempre com bastante qualidade de vida.

Quando falávamos na morte de algum dos nossos patudos, era sempre o Bi que nos vinha ao pensamento mas, afinal, acabou por ser o Dôdo o primeiro a partir subitamente há um ano e nove meses.

Em Maio deste ano, para "ajudar" à leucemia, foi-lhe diagnosticado um linfoma. Várias hipóteses foram discutidas com o vet sendo que, sempre pusemos de parte a quimioterapia injectável pois, preferíamos ter o Bi menos tempo mas com qualidade de vida, do que mais algum tempo e sem essa mesma qualidade de vida.

O Bi passou a ser avaliado de 15 em 15 dias e ajuste daqui, ajuste dali, lá se ía aguentando. Velhinho ... pois está claro pois era um miúdo com 15 anitos e 8 meses.

Entretanto no dia 11 de Junho (dia de anos da minha Irmã) fomos de urgência à meia-noite com ele para o vet pois teve o seu 1º ataque de epilepsia. Desde essa altura, teve mais 3 até 4ª da semana passada em que, teve 5 praticamente seguidos.

Na 3ª tínhamos estado no vet e as análises dele estavam francamente melhores.

Esta 1ª convulsão (a de 11 de Junho) levou à conclusão de que as células cancerígenas estavam a começar a infiltrar-se no cérebro dele.

Foi levado de imediato para o vet e ficou internado nessa noite até ao fim da tarde do dia seguinte.

Teve alta e começou a tomar um medicamento para evitar as convulsões, tendo o vet avisado de que durante 4/5 dias ele iria andar meio zonzo e iria cair mas que era mesmo assim.

Durante 4 dias o Bi que de vez em quando precisava de ajuda para se levantar, perdeu a sua autonomia. Não se conseguia levantar sozinho, tinha de ser amparado e quando o deixávamos andar, lá íamos nós atrás dele para lhe amparar as quedas e levantá-lo. Ficou também incontinente mas isso, era o menos.

Estava bastante alerta pois seguia todos os nossos movimentos, chorava quando se queria levantar e ir ao jardim e, comia como se não houvesse amanhã.

Ontem e, sem que nada o fizesse prever, tudo mudou. O Bi que até aí estava atento passou a estar sempre a dormir, a não se conseguir pôr em pé, raramente estava alerta e se bem que ao almoço ainda tenha comido muito bem, ao jantar assim já não foi, pois fui dar por ele com a cabecita dentro do tacho a dormir e, quando o acordei, deitou a cabecita ao lado do tacho.

À hora do almoço e antes dos acontecimento da hora do jantar, falei com o vet ao que este disse para lhe reduzir a dose do medicamento para as convulsões mas que, ao fazer esta redução, poderiam vir convulsões. No entanto, teríamos de arriscar.

Estávamos a "perder" o Bi mas, mesmo assim, o meu querido menino quando sentia que queria fazer algo, chorava a pedir para lhe tirarmos a fralda pois não queria fazer lá nada. Lá o tentávamos pôr de pé mas, já nem nas patas da frente tinha força.

Durante a tarde, resolvi trazê-lo com mantinhas para o hall de entrada para ele ver o jardim e o movimento na praceta pois era uma coisa que ele adorava.

À noite, peguei nele e levei-o para o meu quarto como habitualmente mas, desta vez, liguei à minha Irmã que também veio cá para casa para estar mais perto caso houvesse alguma urgência durante a noite.

Dormi no chão abraçada a ele. Senti que era a nossa última noite e, quando a sua respiração era mais ofegante, falava-lhe ao ouvido a dar-lhe festas e beijinhos para ele acalmar.

Escusado será dizer que não dormimos nada mas, pelo Bi eu estaria acordada o tempo que fosse preciso. Durante a noite fui-lhe dando água que ele bebia sofregamente.

Ele mal abria os olhos e abanava constantemente a cabecinha. Resolvemos que tínhamos de fazer algo. Liguei ao vet a avisar de que íamos para lá com ele. Lavámo-lo, pusemos-lhe uma fralda limpa, dei-lhe comidinha que comeu sem grande vontade, improvisámos uma espécie de maca com mantas e iniciámos a sua derradeira viagem.

Chegadas ao vet este foi muito franco e disse-nos que achava que o estado dele de apatia se devia à medicação para as convulsões e que se tentássemos retirá-la nada nos garantia de que o Bi voltaria a ter qualidade de vida, ou seja, a andar, a ser autónomo. Por outro lado retirar a medicação, ele muito provavelmente iria começar com convulsões. Seria uma solução que nos iria dar mais 2/3 dias ... com muita sorte, talvez uma semana mas, era uma questão de tempo (muito pouco) até termos de tomar a decisão que hoje tomámos.

Pesámos os prós e os contras e, sem garantias de haver um retrocesso no quadro dele, havendo a enorme possibilidade de, dentro de muito em breve, termos de tomar esta decisão, achámos que era um acto de amor libertá-lo.

Foi extremamente doloroso pois ainda não nos refizemos do luto pelo meu Pai e, tivemos de tomar uma decisão extremamente dolorosa em relação ao Bi que era o menino dos olhos dele.

Neste momento as lágrimas correm-me pela cara abaixo ao lembrar-me de todos os momentos fantásticos que vivi com este miúdo. Só de pensar que, quando os meus Pais decidiram ficar com ele eu fui contra pois tínhamos perdido o nosso cocker 15 dias antes e, par mim, o Bi era o substituto do Buggy. Durante quase 15 dias mal lhe ligava pois não me queria afeiçoar a ele mas, depressa me rendi aos seus encantos e, tínhamos uma adoração recíproca.

De cada vez que eu vinha a casa dos meus Pais, o Bi que sempre dormia com eles, pura e simplesmente "metia-lhes os palitos" como o meu Pai costumava dizer e, vinha dormir comigo. Eles deixavam de existir e só tinha olhos para mim.

Ao longo destes dois anos e picos, desde que lhe foi diagnosticada a doença, sempre que podia vinha passar os fins-de-semana a casa dos meus Pais para estar mais perto dele. As minhas férias o ano passado e este ano foram ao pé dele. Queria aproveitar ao máximo e, felizmente consegui. Tudo fiz por ele menos poder dar-lhe saúde.

Consegui acompanhá-lo no seu momento final ... e sei que ele sabia que eu estava lá, a abraçá-lo, a acarinhá-lo, uma última vez.

Perdoa-me Bi não termos podido fazer mais.

Tal como te disse hoje, espero que encontres o Vôvô. Ele certamente que ficará muito contente por ter o seu Bi com ele. Diz-lhe que sentimos muito a falta dele, assim como a tua.

Só partiste hoje e, a saudade é imensa. Adoro-te meu querido grande canito, meu fiel companheiro de 15 anos.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça out 01, 2013 8:00 pm

Arguida, Sinto muito a perda do seu querido BI e também do seu pai.
Os dois já se encontraram, estarão agora juntos para sempre, sem dor nem sofrimento.
Muita força, coragem…
Beijinho grande
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

terça out 01, 2013 8:57 pm

:((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((

muito triste :( :(

Muita força... pouco mais há a dizer nestas alturas! :\
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

terça out 01, 2013 8:59 pm

Um abraço, Arguida :(
mikkos
Registado: domingo set 29, 2013 2:28 pm

terça out 01, 2013 9:24 pm

Nestes momentos pouco há a dizer, apenas que tenha força para ultrapassar a situação que nao é nada facil!!!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta out 02, 2013 1:02 am

:cry:
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta out 02, 2013 8:21 am

RIP Bi :cry: estás agora com o teu doninho - olha pela tua família aí de cima - um dia estarão todos juntos outra vez - também deves ter encontrado o Dodo :cry:

Arguida, sabes como me encontrar, quando achares que queres e podes falar, liga :cry:

Como está a Estrelinha a reagir?? Ela adorava o mano :cry:

Um grande bj para todos aí em casa
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida2
Membro Veterano

quarta out 02, 2013 8:43 am

Muito obrigada pelas v/palavras.

Está a ser muito complicado lidar com mais esta perda. Este ano tem estado a ser o pior da minha vida e, só espero que acabe rapidinho pois está a ser demais.

A Estrelita tem estado muito murchinha pois como dizes e bem Sofia, ela adorava o primo.

Nos últimos dias ía sempre deitar-se ao lado dele a fazer-lhe companhia. Aninhava-se entre as patinhas dele e a barriga ... era mesmo de cortar o coração.

Ontem antes de o levarmos para o vet esteve sempre ao pé dele a ver-nos a tratá-lo. De vez em quando dava-lhe lambidelas nas orelhitas.

Também para ela está a ser muito duro. Perder o Vôvô e agora o primo. Só nos resta uma "consolação" que foi o meu Pai não ter chegado a ver o Bi neste estado.

Ainda estou em estado de choque. Como é que é possível ter sido tudo tão rápido? As análises dele eram as melhores dos últimos tempos. :cry: :cry: :cry:
sabrina27
Registado: terça abr 06, 2010 10:59 am

quarta out 02, 2013 9:05 am

Lamento imenso :(

Força, muita força mesmo... não quero imaginar ou relembrar o tamanho dessa dor.

Infelizmente estes anjos nao permanecem entre nós por imensos anos, mas dão-nos o prazer da sua companhia, verdadeira amizade, amor, pureza para que nos tornemos melhores pessoas e para que possamos amar de verdade
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quarta out 02, 2013 9:37 am

Fiquei de lágrimas nos olhos...
Sinto muito. Apesar da idade e da doença, custa sempre tantooooooo...
Força!
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

quarta out 02, 2013 10:51 am

Lamento muito Arguida.

Um abraço e muita força para ultrapassar este momento complicado.
fannyrafa
Membro Júnior
Registado: sábado jun 01, 2013 5:02 pm

quarta out 02, 2013 4:35 pm

lamento :( :(
petsforlife
Membro Júnior
Registado: sexta set 13, 2013 11:56 pm

quarta out 02, 2013 5:24 pm

Não consegui controlar as lágrimas ao ler o seu texto, aliás mesmo depois de o ler continuo para aqui a chorar em frente ao computador :cry:
Quero dar-lhe uma palavra de força, mas antes de mais os meus sentimentos pela perda do seu Pai e também pelo Bi, tenho a certeza que estão os dois juntos a olhar por você e pela sua familia a proteger-vos e a guiar-vos pelos melhores caminhos.

Beijinhos e força <3
''nunca discutas com um idiota ele baixa-te ao nível dele e depois vence-te por experiência''

Arguida2
Membro Veterano

quinta out 03, 2013 4:14 pm

Mais uma vez, muito obrigada pelas v/palavras.

O Bi era realmente velhinho e estava doentinho mas, era o nosso Bi aquele que acolhemos de braços abertos (eu ao princípio não) há 15 anos atrás quando ninguém o queria porque tinha um "defeito" num olhinho.

Era um canito muito meigo embora um pouco territorial com outros canitos e era muito especial para nós.

De tal forma especial que, a minha Mãe que tanto me "criticou" há dois anos atrás por ter querido ficar com as cinzas do meu Martim, agora, foi ela a 1ª a dizer que queria ficar com as cinzas do Bi.

Na 2ª será cremado e depois voltará para casa, para a sua casa, a única que conheceu e, onde foi amado incondicionalmente.

Nunca lhe poderemos retribuir todo o amor e dedicação com que nos "brindou" durante estes 15 anos em que tivemos o privilégio de o ter como nosso cãopanheiro.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta out 03, 2013 5:17 pm

Boas...

Lamento!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”