crias de Labrador - duvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rosarinho25
Membro Júnior
Registado: terça dez 11, 2012 10:57 am

domingo out 06, 2013 7:02 pm

Eu tenho um Labrador Bege e "emprestei-o" para acasalar com uma cadela castanha.
A questão é que o dono da cadela tinha tinha tbm um cão labrador preto, e agora que as crias nasceram - 2 castanhas e 4 pretos - ele diz k os castanhos são do meu cão e os pretos do cão dele.
Isto é possível? Pode uma cadela engravidar de 2 cães? Normalmente nestes casos como é feita a divisão dos cachorros?
Obg.
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo out 06, 2013 7:28 pm

A divisão seria simples..o problema é que se trata de criação e vão de escada, sinto pelos animais, quanto a comos e resolver, se havia um acordo, ele devia de ser cumprido....
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo out 06, 2013 7:39 pm

Rosarinho25 Escreveu:...Pode uma cadela engravidar de 2 cães?
...
Sim pode. Até de vários.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Rosarinho25
Membro Júnior
Registado: terça dez 11, 2012 10:57 am

domingo out 06, 2013 7:58 pm

Floripes3 Escreveu:
...
Sim pode. Até de vários.

Mas podem nascer crias na mesma ninhada de dois caes diferentes?
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

domingo out 06, 2013 8:18 pm

Não. A cadela pode engravidar de vários cães mas depois vai à clínica e faz o aborto dos cachorros de um cão para o outro não saber de nada.
Floripes3
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 8:25 pm

Rosarinho25 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
...
Sim pode. Até de vários.

Sim, é o que geralmente acontece com as cadelas abandonadas, que são cobertas por mais do que um cão e depois têm uma ninhada de filhotes de pêlo liso, pêlo cerdoso, pêlo comprido, uns maiores do que outros, e por aí fora.

No caso dessa, deve ter sido coberta pelos dois cães, o seu e o outro que já lá havia (e se havia um, não percebo para que foi que o dono dela quis outro de outra cor, deve ter sido para ter cães de cores diferentes, como se as coisas funcionassem assim com os labradores...).
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 8:26 pm

-Tambor- Escreveu:Não. A cadela pode engravidar de vários cães mas depois vai à clínica e faz o aborto dos cachorros de um cão para o outro não saber de nada.
:D E agora a dona do cão dourado é que fica mistificada de todo...
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

domingo out 06, 2013 8:42 pm

saíu-lhe a sorte grande, ficou com os mais 'raros' :lol:
bamkorn
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 8:49 pm

Floripes3 Escreveu:
Rosarinho25 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
...
Sim pode. Até de vários.

No caso dessa, deve ter sido coberta pelos dois cães, o seu e o outro que já lá havia
não necessariamente ... um cruzamento de chocolate x creme pode dar origem a crias pretas e castanhas (e creme e totalmente recessivas).
Última edição por bamkorn em domingo out 06, 2013 8:58 pm, editado 1 vez no total.
bamkorn
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 8:57 pm

qualquer das maneiras, correu o risco de lhe aparecerem crias totalmente recessivas (aka 'dudley, fora do estalão da raça), motivo pelo qual o cruzamento de chocolate x creme é desaconselhado (a não ser que se conheça o genótipo dos progenitores e se saiba que o chocolate é homozigótico).
Floripes3
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 9:36 pm

bamkorn Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
Rosarinho25 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
...
Sim pode. Até de vários.

No caso dessa, deve ter sido coberta pelos dois cães, o seu e o outro que já lá havia
não necessariamente ... um cruzamento de chocolate x creme pode dar origem a crias pretas e castanhas (e creme e totalmente recessivas).
Por isso mesmo é que eu disse logo adiante
...(e se havia um, não percebo para que foi que o dono dela quis outro de outra cor, deve ter sido para ter cães de cores diferentes, como se as coisas funcionassem assim com os labradores...).
Para a próxima faça as citações completas, por favor, não deturpe com omissões o que os outros dizem.

Além disso, não me parece muito útil, neste caso, em que uma pessoa nem sequer sabe o básico dos básicos, vir com explicações muito técnicas. Mas pronto, o assunto está arrumado, pelo menos pela minha parte, a menos que a forista queira saber algo de mais geral e ninguém lhe dê a resposta que pede.
bamkorn
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 9:46 pm

Floripes3 Escreveu:
bamkorn Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
Rosarinho25 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
...
Sim pode. Até de vários.

Por isso mesmo é que eu disse logo adiante
...(e se havia um, não percebo para que foi que o dono dela quis outro de outra cor, deve ter sido para ter cães de cores diferentes, como se as coisas funcionassem assim com os labradores...).
Para a próxima faça as citações completas, por favor, não deturpe com omissões o que os outros dizem.

Além disso, não me parece muito útil, neste caso, em que uma pessoa nem sequer sabe o básico dos básicos, vir com explicações muito técnicas. Mas pronto, o assunto está arrumado, pelo menos pela minha parte, a menos que a forista queira saber algo de mais geral e ninguém lhe dê a resposta que pede.
não eliminei o seu comentário, pois não? continua lá para todos lerem. apenas retirei aquela afirmação pois foi essa mesma que comentei.

se considera o que eu disse «explicações muito técnicas» :roll: (...)

apenas quis dizer que as crias não têm que ser necessariamente de dois pais.
Última edição por bamkorn em domingo out 06, 2013 9:49 pm, editado 1 vez no total.
bamkorn
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 9:49 pm

e que, no fundo, não se deve andar a brincar aos pais e às mães sem o menor conhecimento do assunto.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 06, 2013 9:59 pm

Rosarinho25 Escreveu:Eu tenho um Labrador Bege e "emprestei-o" para acasalar com uma cadela castanha.
A questão é que o dono da cadela tinha tinha tbm um cão labrador preto, e agora que as crias nasceram - 2 castanhas e 4 pretos - ele diz k os castanhos são do meu cão e os pretos do cão dele.
Isto é possível? Pode uma cadela engravidar de 2 cães? Normalmente nestes casos como é feita a divisão dos cachorros?
Obg.
Se fosse a si tinha lido um cadinho sobre a genética das cores no Labrador antes de se meter nisso, mas prontos. Isto porque um bege e um castanho podem perfeitamente ter crias pretas.
Sem saberem o genótipo dos pais nunca saberão se há um ou dois pais.
A divisão dos cachorros é feita como bem entenderem, não há regras escritas para isso.

Aqui explica tudo e mostra as % possíveis:
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 7100,d.ZG4

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

segunda out 07, 2013 11:54 am

Nos labradores como já disseram é sempre provável sair as 3 cores.: bege, castanho, e preto. E é óbvio que pai só ha um nessa ninhada. Enfim.
Responder

Voltar para “Cães”