Recolhi o Pirata da rua com um glaucoma e consegui reunir o dinheiro para o operar.
Na altura não sabíamos que ele tinha insuficiência cardíaca, a veterinária apenas nos falou de um sopro mas felizmente tudo correu bem e ele resistiu à anestesia. De qualquer maneira sendo cardiaco ou não teriamos que arriscar com a operação porque tinha mesmo que ser.
Tem estado desde então em casa dos meus pais em recuperação. Nesta semana que lá esteve reparamos que pouco ou nada come, cansa-se exageradamente num pequeno passeio para as necessidades, engasga-se, tosse muito e chega por vezes a vomitar. Pesa menos que a minha Kaya apesar de ser ligeiramente maior.
No fim de semana fomos ao vet para ver como estava a cicatrizar o olho e falar deste problema. Ela lá o esteve a ver e a auscultar e disse-nos que ele tem insuficiência cardíaca, uma válvula que já pouco funciona. Receitou uma medicação que ela disse ser a mais básica. Daqui a 15 dias voltamos lá para ver como ele está e se os medicamentos estão a ter algum efeito e se não, fazer um raio x e electrocardiograma para receitar outra medicação que pelo que percebi é para adicionar a esta!
Entretanto comecei a pesquisar sobre o assunto e deparei-me com este artigo: http://www.royalcanin.pt/O-seu-cao/Sobr ... a-Cardiaca
Ele apresenta praticamente todos os sintomas aí mencionados. Da medicação já estamos a tratar, agora o que eu gostava de vos perguntar é sobre a alimentação. Na altura a vet não disse nada e eu nem me lembrei de perguntar. Quando lá voltar pergunto claro, mas até lá gostava de saber a vossa opinião.
Acham que é importante uma alimentação própria para cardíacos ou como este site é de uma ração é tendencioso?
Pelo que estive a ver não são rações propriamente baratas... se for mesmo uma coisa essencial ao bem estar dele, quais são as rações com esta gama para cardíacos que apresentam uma melhor relação qualidade/preço?
Qual é a vossa experiência com cães com este problema? Qualidade de vida, os cuidados que tiveram que passar a ter, toda e qualquer experiência que quiserem partilhar agradeço! É a primeira vez que me deparo com um cão com estes problemas e gostava de ouvir os vossos relatos!

Aqui podem comparar os dois canitos. Ele está com 9kg e a Kaya com 10kg.