Adolfo o teu cão ainda é um cachorrinho, só aos 6 meses poderá participar em expos, na classe juniores
Moderador: mcerqueira
Olá Aragão, eu pessoalmente acredito que quanto mais tempo o criador/proprietario dedicar ao seu cão ( brincadeira, educação, passeio ...) melhor este será de lidar, melhor estará preparado para lidar com diferentes situações. Assim temos um cão "à prova de bomba" que se comportará a 100% numa exposição, dando o seu maximo e aumentando as possibilidades de ganharSe por um lado eu percebo, pois um criador têm dezenas de cães e não pode dar a atenção completa a cada cão, acho que um básico devia ser dado.
Pois, certos Serras são extremamente desconfiados e reservados, evitando qualquer contacto com pessoas e cães estranhos, enquanto outros são mais abertos e mais curiosos. Mas nunca se poderá comparar a "abertura" de um Serra com a de um labrador por exemplo, sendo o Serra sempre mais desconfiado e não tão aberto como o labrador! Alguns Serras (talvez em parte vitima de pouco socializaçao) antes dos dois anos são algo timidos, evitando ainda mais esses contactos !Não mostraram qualquer comportamento agressivo, mas achei realmente estranho o comportamento e lembrei-me da discussão sobre a qualidade do comportamento dos Serra da Estrela.