Coleiras: "Peitorais" ou "pescoçais"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

terça ago 27, 2002 9:02 pm

Boas!
Venho colocar uma questão que me tem invadido a cabeça nos últimos dias, depois de ter ouvido uma senhora na rua (com o seu cocker spaniel dourado fofinho com uma coleira "peitoral"): "A menina comprou uma coleira dessas? Isso é tão mau para os animais! Eles podem até morrer esganados com essas coleiras brutais!" Quando a senhora me disse isto não liguei muito porque tinha um ar mesmo arrogante (o canito que me perdoe, mas não gostei do ar com que ela me abordou), mas aquilo ficou-me cá na cabeça e tenho pensado bastante nisso.
O que é que vocês acham? As coleiras tradicionais (como a do meu Ouro, as "pescoçais" que são constituidas por uma fivela mais ou menos resistente que se prende à volta do pescoço) são brutas ou de alguma forma más para os cães? Serão as "peitorais" realmente mais suaves?

A mim parece-me que o animal primeiro terá que aprender a andar com a coleira (a que chamei pescoçal) por forma a evitar ser "esganado" por esta. Mas também tenho aquele medo, tipo quando aparece um pequeno a quem eles querem assustar e começam a puxar desmesuradamente para se aproximarem do dito cão ou seja lá o que fôr...

Em relação às "Peitorais", além de parecerem muito mais complicadas de colocar e tirar e de marcarem mais o pêlo do animal (em animais de pelo médio ou comprido), acho que ainda assim, se o cão puxar muito pela trela, deve ser na mesma incómodo. Não se engasga, mas também não deve ser muito agradável ter uma coisa a apertar-lhe em duas zonas distintas no peito em volta das pernas...
Não sei...
Opiniões, atirem para cá. Sou toda ouvidos :o

Beijinhos
Helena
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 27, 2002 9:12 pm

Olá,

Eu pessoalmente, detesto peitorais.

* Antes demais porque são mariquiçes à mais para os caes

* não permitem que o cão sinta tanto o dono, ou seja, enquanto com um estrangulador um pequeno puxao pela trela chama logo o cão, com o peitoral torna isto mt mais complicado

* alguns cães têm o terrivel habito de se apoiarem nos peitorais, levando o dono de arrastoes. Sendo nestes casos dificil tirar este habito ao cão, só mesmo com sensibilidade para estar sempre "quebrando o ponto de contacto" do cão, senao la está um mau vicio para a vida inteira

* como ja referi neste forum, considero a melhor coleira uma estranguladora de elos finos a medios ( de forma a correr bem e sem encravar) ou um estranguladora de nylon ou entao para os mais inexperientes as tradicionais de couro / nylon
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça ago 27, 2002 9:35 pm

Olá!

Na minha opinião, sempre preferi as coleiras "normais" de couro e de nylon, mas com o meu actual cão, fui de certa forma obrigado a deixar de chamar o peitoral uma mariquice ( porque de facto também achava que não passava disso mesmo).
Acontece que o meu cão, tem uma pequena deficiência na traqueia, que se revelou logo após lhe ter comprado a primeira coleira "normal"... Qualquer esticadela, por mais pequena que fosse, deixava-o logo como que sufocado. Quando comprei o peitoral, tudo isto acabou.
Os inconvenientes que eu aponto nos peitorais é o de demorarem mais um tempinho a serem colocados ( principalmente quando o cão não está quieto) e de uma certa forma não são tão agradáveis à vista como uma coleira ( mas isto também é indiferente).
Contrariamente ao que foi dito, os peitorais não apertam o pescoço, nem a barriga do cão se estiverem devidamente ajustados.

Cumprimentos.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça ago 27, 2002 9:37 pm

Devo concordar com a Cindel, até porque é muito mais dificil para mim controlar a Margot, com uma peitoral, do que com uma estranguladora ou até semi estranguladora.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça ago 27, 2002 9:50 pm

Faço as minhas palavras as da cindel.
Não gosto de peitorais, e acho que não passa de uma mera "moda".
Se realmente é necessário usar peitoral porque não se pode usar uma coleira normal, como no caso do Bono do(a) jcachorro, pode-se sempre usar os de cabedal, que são mais resistentes e sempre ficam melhor ao cão.

Nunca vi nenhum cão que obedecesse ao comando 'junto' com um peitoral, e deve ser extremamente dificil dar um puxão com o mesmo.
Sobre as marcas de pêlo também concordo, além de que fica ridiculo ver um pastor alemão, ou um rottweiler, com um peitoral verde alface às pintinhas...mas isso depende do gosto de cada um.

Cumps
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

terça ago 27, 2002 10:25 pm

Olá a todos,

Desde que o Sniff veio cá para casa e que vai à rua fazer as necessidades e passear, vai sempre de trela peitoral, pelo que digo que , tirar e por a trela nunca foi um problema, já é um hábito.
Não digo que seja a favor de umas e contra outras, mas experimentámos uma estranguladora e o Sniff sempre puxou um bocado e quando vê gatos apanha-nos desprevenidos, e aaranjava maneira de se livrar da trela, (a culpa até podia ser nossa ao não saber manuseá-la :oops: ), mas realmente sentimo-nos mais seguros com o nosso cão armado numa peitoral, Ah! e a cor é preta ;) .

Fiquem bem

“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais”
Mahatma Ghandi
angel
Membro Veterano

terça ago 27, 2002 10:47 pm

Eu já tive a experiência com o peitoral e com a coleira sómente.
Acontece que desde que ando com a cachorrada nos treinos tive que deixar o peitoral de lado ( em parte) e aprendi a funcionar melhor com coleira/trela.Noto a diferença num aspecto, eles fazem muito mais força com o peitoral sem dúvida, sendo por isso mais dificil de os parar, com a coleira com um puxão de trela obedecem muito melhor.
Não posso considerar totalmente o peitoral uma "mariquice" porque agora tirando os treinos o meu breton mais velho tem que o usar, porque tem um problema na garganta, e, como ele puxa um pouco, volta e meia com a coleira/trela tem "ataques" respiratórios. O médico disse mesmo, que para atenuar o problema da garganta só mesmo com o peitoral.
Só que para ele não perder o hábito de responder andando só com o peitoral, alterno, quando está pior, peitoral, quando está melhor coleira/trela.
Mas, aconselho muito mais coleira/ trela do que peitoral.
Quanto a marcas que os peitorais possam deixar no pêlo, não deixam, os meus canitos teem pêlo médio e nunca ficaram com qualquer marca.
Resumindo: peitoral, sim, no caso de problemas de saúde. Fora isso é perfeitamente dispensável!!!!!!!!!
Mas, claro que isso tem a vêr com o critério das pessoas.
Elsa
Membro Veterano

terça ago 27, 2002 11:02 pm

Olá

Eu penso que o peitoral também tem a sua utilidade, principalmente em cães de raça pequena pois têm as estruturas da garganta mais frágeis e um puxão poderá lesioná-las fácilmente. Além disso não existe dificuldade nenhuma em segurar um canito de apenas 3 ou 4 kilos, mesmo que vá a fazer tracção, nunca será cansativo para nós. De qualquer forma, e como TODOS os cães deverão ser ensinados a andar á trela sem puxar, o uso alternado de coleiras, incluindo as estranguladoras, terá de ser usado para se obter resultados positivos, pois obriga a um maior contacto com o dono pois é uma região se maior sensibilidade que o peito.

Em relação a cachorros, existem muitas pessoas que optam por usar os peitorais nessas idades, pois consideram-nos menos agressivos. Eu acho que prejudica o ensinamento da obediência de andar á trela ao lado e sem puxar, antes pelos contrário, incentiva á tracção. Por outro lado pode prejudicar o correcto desenvolvimento ósseo do cachorro, pois a tracção constante e a pressão que excerce nas articulações é demasiada para um cachorro em pleno crescimento. O resultado pode ser um cão adulto com um "andar esquisito" ou mesmo com os membros torcidos, arqueados, etc...
O melhor para os cachorros é a coleira normal com fivela, de nylon ou cabedal, nunca uma estranguladora, pelo menos não antes dos 6 meses.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça ago 27, 2002 11:24 pm

Sou totalmente a favor dos peitorais e totalmente contra as coleiras normais.
Detesto mesmo ver um cão a ficar esganado por estar a puxar o dono seja porque viu outro cão, um gato, um cadela com o cio, etc. E por vezes vejo cães mesmo com dificuldades em respirar.
A mariquice do peitoral, e não sei porque dizem mariquice, não esgana o animal. Está certo que o meu cão pesa 5kg, mas já experimentei com um cão grande e o resultado é óptimo pois sem muita força, consegue-se elevar as patas da frente do cão, perdendo a tração à frente o que permite controlá-lo em situações adversas.
Em relação ao pelo, o peitoral não deixa marcas no pelo. O peitoral é para usar quando se vai à rua e não é para usar definitivamente como muitos cães usam coleiras. Se um chow-chow que usa peitoral não fica com marcas, então dúvido que outro cão fique.
Em relação aos comandos. Não sei o que isso tem a ver. Não preciso da trela para nada para dar uma ordem ao meu cão. Com o meu cão, o comando junto funciona com a voz e um dedo, não necessito de o puxar, assim como ninguém precisava se não treinasse o cão a funcionar com um puxão.
Em relação às cores, não necessita de ser verde às bolinhas. Cores não faltam. E preferia ver um pastor alemão com um peitoral cor de rosa do que com uma coleira e esganado.
Para os que dizem que as estranguladoras são boas.... bem, os resultados não são todos iguais, assim como tive a oportunidade de reparar, e muitas vezes vejo um pastor alemão a ficar estrangulado ... com uma estranguladora, o que não nada agradável. Mesmo com um cão ensinado a não puxar, não acredito que funcione com um gato pela frente.

E porque há-de ser uma moda? Nem sequer fica mais bonito no animal!!!!
E se fica pior no cão... azar, prefiro um cão saudável na rua do que um bonito mas com falta de ar.

E se dizem que o cão consegue arrastar o dono com um peitoral, então também o arrasta com uma coleira, como já vi em muitos casos, e o resultado é bem pior. E acho que todos devemos ter um cão que sejamos capazes de o segurar em qualquer ocasião. É por isto que muitos cães "perigosos" fogem dos donos e lá fazem das suas...

Hoje em dia, também se usa peitorais nas crianças de modo a não se perderem na multidão. Também podiam usar estranguladoras. Doí ao príncipio mas com o tempo os putos aprendiam que não deviam puxar, e com um dia de treina, vinham logo ter com os pais com um puxão. Desculpem lá, mas eu não faço diferenças. Um cão em minha casa tem direitos muito semelhantes aos donos, e lá por ser uma animal irracional, não me dá o direito de lhe causar qualquer dor ou desconforto para o meu bem estar pessoal, ou por qualquer outro motivo.

Mas as opiniões variam...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 27, 2002 11:57 pm

Detesto mesmo ver um cão a ficar esganado por estar a puxar o dono seja porque viu outro cão, um gato, um cadela com o cio, etc. E por vezes vejo cães mesmo com dificuldades em respirar.
Olá,

O cão só fica dessa forma, com falta de ar se a estranguladora for mal utilizada. A estranguladora é só aperta o cão quando este puxa, e alarga de imediato quando o cão deixa de exercer pressao sobre a mesma. Se o cão, ao ser "estrangulado" não alivia a pressao é que não está tão aflito como parece !

Se o cão faz isto com uma estranguladora, o que fará com um peitoral ? Muito menos controlo consegue o treinador sobre o cao. A nivel de exemplo, ja viram alguma vez alguem treinar "trabalho"( RCI ou mondioring) com peitorais ? E depois de o cão perceber que pode conduzir o dono empurrando-o é um bicho de 7 cabeças para lhe tirar este pessimo habito.

Se o peitoral permite levantar as patas dianteiras do cão, a estranguladora nao permite fazer o mesmo ?

A estranguladora como ja disseram, funciona também no treino como reforço da ordem verbal, ou seja, digo "junto" se o cão nao obedece, dou um puxao (com tacto) na trela. Se isto for feito com o peitoral a "forçao do puxao" irá se fazer sentir menos ja que se irá distribuir por toda a area de contacto do peitoral, e poderá "desequilibrar" o cão, já que lhe toca em toda a parte dianteira.

Já repararam que nas competições de tração ( weight-pulling) os cães usam peitorais ja que estes favorecem a tração, dando ao cao maior superficie de contacto

Devo dizer que sempre usei estranguladores ou enforcadores (como quiserem chamar) e devo dizer que nenhum dos meus cães anda "esganado" pela rua, pelo contrario so vi vantagens neste tipo de coleira e quase nenhum inconvinente. Tenho aqui em casa coleiras de couro e nylon e dois peitorais, no entanto nao tenho duvidas nenhumas em afirmar que prefiro muito mais os enforcadores !

Os peitorais no entanto têm as suas vantagens, tal como ja disseram quando o cão tem algum problema respiratorio, quando o cao esta a fazer pistagem ( forma a dar liberdade ao mesmo) ou em caes pequenos devido à sua fragildiade
Hoje em dia, também se usa peitorais nas crianças de modo a não se perderem na multidão. Também podiam usar estranguladoras. Doí ao príncipio mas com o tempo os putos aprendiam que não deviam puxar, e com um dia de treina, vinham logo ter com os pais com um puxão.

Desculpe lá Pedro, mas há coisas q nao se pode comparar. Ou não me diga que também limpa o rabo ao seu cao quanto este faz as suas necessidades ?

Também ja referiram que o uso do peitoral pode prejudicar o desemvolvimento do mesmo, já que os membros deste estarao sujeitos a uma pressao descomunal devido ao esforço que o cão faz a puxar o dono. Também, devido à forma do peitoral (especialmente de alguns, ja depende do formato de cada) nao sao compativeis com certas raças ja que os laterais do peitoral iram embarrar nas patas dianteiras dificultando o andamento do cao.

dor e desconforto ? Acho melhor um cão aprender em pouco tempo como andar na rua, e atençao que o cão nao sente dor ao levar o puxao. Os referidos "puxoes" servem sim, essencialmente, para chamar a atençao do cão, e não provoca dor nenhuma, enquanto um peitoral com um cão a puxar a toda a hora ira cansar o cão muito mais e muito mais frequentemente. Além de achar duvidoso que se consiga treinar um cão com um peitoral.
Mas como o Pedro diz, as opinioes divergem
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
angel
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 12:25 am

Concordo contigo, Cindel.
Eu sinto bastante diferença quando uso o peitoral e a coleira/trela, no Rafa.
Com o peitoral é mais dificil de o controlar, e, mesmo dando toques de trela é muito mais complicado , porque me dá a sensação que ele nada sente, ao passo que com a coleira/trela se tiver que levar um toque ele obedece. Ele sente perfeitamente a diferença quando está preso pela coleira, puxa muito menos e obedece mais rápido. Passando pelas duas experiências, prefiro mesmo a coleira/trela. E deveria sêr interessante fazer treinos com os canitos de peitoral :lol: deveria sêr "um vêr se te avias" :lol:
Kroz, necessáriamente não é preciso eles andarem "esganados"!!!!!!!
Mas, é a minha opinião e cada um tem direito á sua ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 28, 2002 12:32 am

Eu concordo com tudo o que a CindelP disse, mas pelo que vejo, as pessoas que sabem usar coleira ou estranguladora são poucas, e ao ver tantos cães esganados com as coleiras, mesmo antes de ter um cão já condenava as mesmas.
Provávelmente a minha resposta anterior pareceu muito ofensiva em relação a outras coleiras, mas a minha intenção era mais defender o uso dos peitorais que criticaram de uma maneira exagerada, na minha opinião.
Nunca usei coleira no Spot, por isso não sei a sensação, mas com 5kg de peso, o melhor é mesmo o peitoral.
Se todos vós usam as coleiras com bons resultados, ainda bem, mas lamento é que o mesmo não aconteça com muitas pessoas.
Pelo menos no meu caso, nunca irei usar coleira, pois também não irei ter cães de grande porte, mas não consigo mesmo ter uma boa impressão das coleiras.

Mas quanto à comparação entre cães e filhos... olhe que a minha mãe limpava o rabinho ao Spot antes de ir para a cama (ele dorme numa das camas dos donos)!!!! ;) ;) ;)
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

quarta ago 28, 2002 1:28 am

Eu nos meus cães uso estranguladora pois facilita em muito o treino, mas por exemplo vou adquirir um peitoral especial para o ghost pra wheight-pulling, no entanto o treino de obdiência e trabalho é feito com estranguladora, e para passear tb o cão sem duvida faz menos força, além que como os meus cães são todos treinados (exepto o spitz esse as vezes começa a tossir de tanto puxar) eles andam sempre junto a mim sem puxarem... alias tenho tanta confiança nos meus pastores que podem andar sem trela (embora só o faça a beira de casa pois é uma zona muito pouco habitada e muito pouco movimentada) já fiz a experiencia de fazer passar gatos a frente deles e eles não os perseguem sem o meu comando e já fiz a experiencia de ter os lindos mas irritantes lavradores vir ter com eles para mordiscar e eles ao meu sinal ficam completamente imoveis, tudo isto graças a 7 anos de treino quase diarios...
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta ago 28, 2002 7:55 am

Pedro:
Concordo em 100% com a cindel, mas só quero acrescentar uma coisa.
Não vamos dizer que a coleira estranguladora é má porque viu um totó com ela que não a sabe usar.
A coleira estranguladora É eficiente quando o cão está treinado e obedece ao junto com um puxão( nem todos podem pegar no cão e po-lo ao lado das pernas), claro que passado uns meses o puxão já não é preciso.
A coleira estranguladora NÃO é eficiente quando usada por ser bonito ver uma corrente no cão e o mesmo não está treinado.

Aí está a diferença, não podemos julgar uma coleira/trela pelo o que vemos, mas pelo o que é.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 28, 2002 8:46 am

Estou a ficar baralhada !
Quando o Calvin veio para mim perguntei à assistente do vet que tipo de coleira devia usar.
Estava inclinada para as peitorais justamente por achar que magoavam menos o animal.
O que ela me disse é que só aconselhava peitorais para cães difíceis de controlar, que puxavam muito.
Estranguladora só para treino de obediência.
Trouxe uma semi-estranguladora daquelas que são estranguladoras, mas que podem se usadas com coleiras normais dependendo como se apertam.
Agora, neste fórum, dizem que peitorais são melhores para cães pequenos e que dificultam o controlo do animal, aumentando
tendência do cão para puxar !
Não tenho nenhuma experiência do assunto.
O Calvin não anda de trela, senão em ocasiões específicas e quando anda é com a posição normal.
Mas gostaria de saber !

Só mais um comentário.
Acho ofensivo que se usem trelas em crianças !
Uma criança não é um cão.É possível explicar-lhe as coisas e fazê-la entender o que é melhor e o porquê de certas exigências.
Pe, o meu cão ainda não percebeu que não deve andar a passear no meio da estrada porque pode ser atropelado.(um destes dias é !
teimoso ! Mas obedece quando o chamo!) - uma criança com pouca idade, percebe.
Responder

Voltar para “Cães”