Ajuda: Iguana e o seu estado ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
zinsciz0r
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

domingo out 20, 2013 7:13 pm

Boas :)

Fizeram-me uma proposta de troca por uma iguana, e pelo que li sobre iguanas, posso quase afirmar que as condições não são nada as melhores.

Gostava de saber se ela está saudável mesmo com estas condições que lhe foram dadas, e se na vossa opinião a aceito e faço por ela?

O terrario (anteriormente aquário) apenas tem uma lâmpada, que não sei se é iluminação ou lâmpada uv-a uv-b mas independentemente que seja ou não, ainda falta a de aquecimento.
Depois a decoração, como elas são trepadores, ali não tem por onde trepar, isso vai atrapalhar o crescimento?

Segundo o dono, já tem 1 ano e tal, o tamanho dela é o normal?

Ainda preciso de ler e muito para dar o melhor mas pelo menos sei que há ali muita coisa errada. O que quero saber é mesmo como se encara ela de saúde (para quem saiba) relativamente à pigmentação, ossos, tamanho. Ele referiu que muda muitas vezes de pele.

Imagem
Imagem
teru1992
Membro Veterano
Mensagens: 425
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

domingo out 20, 2013 7:19 pm

essa iguana teve um tratamento mau ,se é uma ta no trocas nunca teve uvb calcio e vitaminas nunca viu e comida a base foi alface
zinsciz0r
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

domingo out 20, 2013 7:25 pm

Sim é mesmo essa!
Ele diz que usa uma lâmpada destas :

Imagem

lâmpada de aquecimento halogênea

Mas ela está em risco? (Se a situação mudar a 100%)
Sendo uma Iguana com ano e tal habituada a alface (ou sei lá) consigo alterar-lhe a alimentação sem problemas para ser mais forte?
E posso polvilhar cálcio na alimentação mais a lâmpada uvb para acelerar o facto de não ter tido antes?

Outra coisa, li que era preciso uma uv-a mais uma uv-b ?

E o tamanho dela, é o normal?
Alegrocp
Membro
Mensagens: 186
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm
Localização: Kaya

segunda out 21, 2013 9:47 am

Boas,

Primeiro que tudo é de lamentar que existam situações destas, é revoltante para quem tem repteis ver uma iguana neste estado por isso é que depois quando vem perguntar coisas alguns membros não tem a melhor atitude.

Mas esquecendo o passado o que interessa é o futuro...

Esse terrario é minúsculo é possível que ela até tenha 1 ano pois com esse terrario mal improvisado é muito normal que tenha atrasado todo o crescimento regular da iguana.

Terás de arranjar um terrario maior com as seguintes dimensões no mínimo 1.5 m de altura por 1m de largura e 1m de profundidade., depois tens de equipar o terrario com todo o setup de iluminação e aquecimento.

Posso referir-te o que terás de comprar para manteres um setup básico para o crescimento saudável da iguana.

O Setup é constituído por:
-Lâmpada de cerâmica.
-Lâmpada de UVB 5.0 (São lâmpadas próprias para repteis)
-Lâmpada de Spot.
-Termostato digital(função: regular a temperatura ambiente)
-Temporizador (Ligar e desligar a lâmpada de Spot e UVB para simular o dia e a noite).

Não gosto de assustar para não desanimar mas a realidade é que o orçamento para um terrario + setup nunca fica a baixo dos 300€.

Era melhor procurares também um veterinário de repteis próximo de ti e levares a iguana a uma consulta pois esteve muito tempo sem UVB e uma má alimentação, pode não ter cálcio nos ossos e ter desenvolvido uma doença muito comum chamado MBD (Metabolic Bone Disease).

Espero que tenha ajudado para puderes tomar conta dela o melhor que sabes e não te esqueças lê muito... não tenhas medo de exagerar na quantidade de informação que lês.

Qualquer coisa apita ;)

Abraço
CP/KAYA
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda out 21, 2013 10:02 am

todas as lampadas emitem UVA, o que interessa para este caso é uma lampada que emita radiaçoes UVB, 5.0 e que tem que ser mudada de 6 em 6 meses
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
zinsciz0r
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

segunda out 21, 2013 5:29 pm

Obrigado pela vossa ajuda! :)
No entanto há vários fatores contraditórios.
Eu tenho um Dragão Barbudo (3 anos) há muita coisa que "sei" outras nem por isso, são animais diferentes, a começar pela alimentação.
Continuando...

Os fatores são:
O facto de eu desconhecer se ela está realmente bem, o que tenho as minhas duvidas, pelo aspecto dela há algo de errado. Tendo ela 1 ano e tal (1 ano e muitos) com um atraso tão grande no crescimento, vai implicar gastos adicionais no veterinário. Coisa que se ele tivesse tido cuidado, eu podia simplesmente ter rotinas com ela e ir verificando a sua saúde.

Quando fui ao troca-se a minha ideia era dar algo que já não precisasse, "salvar" uma iguana e ficava tanto o ex dono como eu felizes da vida :P
Acontece que o que ele me está a propor é de um preço acima (eu vendendo o que ele pretende para troca, consigo uma bebê e possivelmente construir um terrario ou até mesmo comprar novo (~300€ tal como disse) ). Em contra partida a iguana dele continuando nesse estado, vai viver muito pouco, e fico com pena. Precisa de ser ajudada.

Queria saber o que faziam (?)
Tendo em conta que tenho de comprar um novo terrário o mais rápido possível.

P.S: Os acentos disto misturam-se todos, e fica estranho de se ler, é mesmo assim?
epicrates
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda out 21, 2013 5:47 pm

Pelas fotos disponiveis, a iguana até nem está assim tão mal. Não aparenta indicios de MBD, das patas visisveis não tem dedos partidos ou com necroses, nem está magra. Aparenta ter alguns locais com restos de pele, mas de resto, pelo que é visivel nas fotos... Se estas disposto a ter uma iguana e a dar-lhe as condições necessárias.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça out 22, 2013 2:22 am

zinsciz0r Escreveu:...

P.S: Os acentos disto misturam-se todos, e fica estranho de se ler, é mesmo assim?
Veja aqui porque é que acontece e o que fazer:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=67813
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sara02
Membro
Mensagens: 157
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

terça out 22, 2013 7:01 am

Tens mensagem privada
zinsciz0r
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

terça out 22, 2013 5:44 pm

Floripes3 Escreveu:
zinsciz0r Escreveu:...

P.S: Os acentos disto misturam-se todos, e fica estranho de se ler, é mesmo assim?
Veja aqui porque é que acontece e o que fazer:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=67813
Obrigado! :P mas por acaso resolveu-se sozinho (estranho)
sara02 Escreveu:Tens mensagem privada
Respondida! :)


Obrigado pela ajuda, tenho tido algumas pessoas a mandar privado como analisar uma Iguana, etc, mais os comentários daqui, vou para a frente com isto :) ainda me falta ler e saber muito, mas pelo menos para começar acho que não estou muito mal de informações
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”