maquina de sementes orniex

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
joaotiagofg
Membro Veterano
Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm

quarta set 11, 2013 6:15 pm

Estive no site da orniex, mas nao encontro nenhuma maquina de sementes, alguem sabe onde comprar uma boa ?

Ou têm alguma mesmo boa que seja da orniex ?

Tenho uma que foi construida, mas só dá para sementes de exóticos e quero para exóticos e para psitacideos.

Quero uma nova e mais profissional
João Tiago Gonçalves
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

segunda out 21, 2013 7:50 pm

Existe há venda umas que tem um regulador de pressão para dar para exôticos e psitacideos.
joaotiagofg
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 9:45 pm

Onde posso encontrar essa ?
João Tiago Gonçalves
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda out 21, 2013 9:58 pm

Embora seja uma opção de cada um, uma máquina de soprar sementes, é em minha opinião, o pior investimento que se pode fazer e cujo o retorno é insignificante, encontrando-lhe mais desvantagens do que vantagens
<strong>Paulo Santos</strong>
joaotiagofg
Membro Veterano

terça out 22, 2013 3:58 pm

Tenho uma feito de madeira que agora está se estragando e por isso que estou a procura de uma melhor, mas até agora só tenho visto vantagens.

Tais como :

Joga fora as cascas

As sementes que estão boas ela joga para um lado e as cascas para outro

O tempo que levo a separar as cascas é melhor do que estar a soprar para descobrir as sementes boas.

Até agora só vejo coisas boas :D
Jo&atilde;o Tiago Gon&ccedil;alves
PauloSantos1
Membro Veterano

terça out 22, 2013 8:26 pm

joaotiagofg Escreveu:Tenho uma feito de madeira que agora está se estragando e por isso que estou a procura de uma melhor, mas até agora só tenho visto vantagens.

Tais como :

Joga fora as cascas

As sementes que estão boas ela joga para um lado e as cascas para outro

O tempo que levo a separar as cascas é melhor do que estar a soprar para descobrir as sementes boas.

Até agora só vejo coisas boas :D

Pois... eu então só vejo desvantagens.

Se fizer uma boa gestão da alimentação que disponibiliza às suas aves, aquilo que sobra num comedouro, é insignificante.

No meu caso, para 20 ou 30 casais de Periquitos Ingleses, mudando as sementes, fazendo uma gestão correcta da quantidade de semente, mudo os comedouros dia sim dia não e, se andar a soprar sementes, ao final de um mês, pouco pouco mais de 1 kilo de mistura.

Fazendo as contas e ficando 1 kilo de mistura em cerca de 60/70 cêntimos, estamos a falar de uma poupança anual na ordem dos 8 ou 9 euros.

Uma máquina de separar sementes aceitável, custa em redor dos 50 euros, logo, para ter retorno da máquina, terei pela frente uns bons 5 anos a soprar sementes (se até lá ela não avariar)

Depois e mais importante que tudo, se há coisa que não me agrada, é correr o risco de ter uma ave que adoece numa determinada gaiola e, em menos de nada, contaminar todas as outras aves devido ao facto de colocar sementes que podem estar contaminadas espalhadas por todas as outras gaiolas.

Conforme lhe disse no post anterior, é uma opção de cada um. Pessoalmente, prefiro, se necessário, soprar um ou outro comedouro a fazer investimentos e correr riscos desnecessários.

O investimento que se faz numa máquina de separar sementes, é mais bem empregue num bom sistema de controlo de iluminação, humidade ou até um bom extrator que retire o pó das instalações.

Isto sim, traz imensas vantagens... mas cada um sabe de si ;)
joaotiagofg
Membro Veterano

terça out 22, 2013 8:33 pm

Em relação à mudança de sementes que faz dos periquitos, vai mudando para que tipo de sementes ?

Pois até que você tem razão e por acaso nunca mudei as sementes seja para exóticos, periquitos ou caturras, seja o que for.. era bom fazê-lo mas por vezes receio que não se habituem às novas sementes :P
Jo&atilde;o Tiago Gon&ccedil;alves
PauloSantos1
Membro Veterano

terça out 22, 2013 8:41 pm

Quando me referi a mudar, não queria dizer que mudava a mistura.

Mudo é os comedouros e reponho sementes nova sem soprar ou aproveitar o que possa eventualmente sobrar.

Tenho por hábito quer em relação ao comedouros, quer aos bebedouros, trocar sempre cada vez que meto água ou sementes.

Tenho diversos conjuntos de bebedouros e comedouros e sempre que vou meter água nova (todos os dias) não me limito a meter mais água dentro do bebedouro.

Retiro o bebedouro e coloco um novo já devidamente lavado e desinfectado, tal como faço com os comedouros.

Os que retiro, passo por água para lavar alguma sujidade e coloco de imediato num balde com água e desinfectante.

No dia seguinte, passo-os por água e coloco-os a secar.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça out 22, 2013 10:09 pm

Paulo, a título de curiosidade, desinfectas com o quê? Lixívia/cloro, clorexidina, virkon, F10?
;)
PauloSantos1
Membro Veterano

terça out 22, 2013 10:17 pm

Zahn Escreveu:Paulo, a título de curiosidade, desinfectas com o quê? Lixívia/cloro, clorexidina, virkon, F10?
;)
Desinfectava ;)

Tenho sempre a mania de falar no presente mas actualmente não estou a criar. Tenho só ali uns passaritos para amostra.

Mas regra geral utilizava lixívia. Basicamente, dia sim dia não tinha os bebedouros mergulhados na água com lixivia, por isso, não necessitava de nada mais forte ou de mais largo espectro.

O virkon utilizava apenas para desinfecções mais profundas no final da época de criação

Também utilizei umas pastilhas desinfectantes de uso hospitalar que eram muito porreiras, mas não me lembro o nome
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça out 22, 2013 10:24 pm

Eu também sou mais fã da lixívia ou cloro. Os outros são mais de uso veterinário. Perguntei apenas para ter mais uma opinião. Queria saber se usavas sempre o mesmo ou se "rodavas" entre desinfectantes ao longo do ano.

Obrigado pela partilha. ;)
Responder

Voltar para “Aves”