Ladra demais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ianga
Registado: sexta set 06, 2002 9:58 am

sábado mar 06, 2004 12:56 am

Olá a todos,

Visto serem todos "companheiros" de belos exemplares do melhor amigo do homem, gostava de pedir uma opinião.

Eu tenho um cão d''agua português. Para os conhecedores da raça, devem saber que é um cão extremamente activo, mas como já vai com 2 anitos lá vai acalmando e já lhe consegui "domar" a maioria dos maus vicios. Mas há um que persiste.
Eu vivo num apartamento e todos os dias de manhã esta alma ladra quando os vizinhos começam a sair para o trabalho. Basta ouvir o barulho na escada e lá começa ele (sempre é um bom despertador para as preguiçosas com eu :) ).

E não é só... quando tocam à campainha, alguns barulhos na rua... resumindo é um fala barato, chega a saltar disparado a ladrar que eu apanho sustos de morte.

Gostava que me dessem alguns conselhos para o educar a não ladrar (pelo menos não tanto e por tão pouco).
Bater-lhe não, pois além daquela palmada levezita, sou incapaz de bater no meu bichito. Faço-lhe olhos de zangada, repreendo-o... ele deita-se mas continua a ladrar e a resmungar...

Se alguém teve o mesmo problema e conseguiu ultrapassá-lo agradecia umas dicas.

Felicidades para todos
Ianga
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sábado mar 06, 2004 1:13 pm

Bater-lhe não, pois além daquela palmada levezita, sou incapaz de bater no meu bichito. Faço-lhe olhos de zangada, repreendo-o... ele deita-se mas continua a ladrar e a resmungar...
Desculpe a crítica, mas não parece que ele se importe lá muito com os seu olhos de zangada, não é? ;)
Ás vezes é mesmo necessária uma palmada...
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

sábado mar 06, 2004 1:22 pm

Concordo plenamente com Dalilah
Os cães são excelentes amigos, mas um olhar às vezes não basta. Tente ser mais severo com ele quando necessário senão ele nunca irá aprender. Uma palmada não lhe vai fazer mal, só o vai educar.
Cumprimentos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mar 06, 2004 1:27 pm

dar-lhe uma borrifadela, talvez resulte
Sussu
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mar 06, 2004 1:45 pm

Olá,
acho que o melhor para o seu caozinho seria uma coleira anti-ladrido (nao tenho a certeza se é assim que se escreve, mas deu para percerber). Existem umas que dao choquezinhos toda a vez que o animal ladra que provoca um desconforto momentaneo que o "pune" por ladrar, e tem outra que ao invés de choques dispara spray de citronela na regiao do focinho, que surte o mesmo efeito.
Alem de punir instantaneamente, o que é o correcto, tambem descaracteriza a punicao, porque muitas vezes qdo é uma determinada pessoa que pune o animal, eles associam que tal comportamento nao pode ser feito apenas qdo da presença dela, porque nao estando a dita pessoa, nada acontece e entao eles podem tudo, pensam a maioria deles. Sem saber quem foi, e' sempre mais eficaz.
Boa sorte,
Cristiane
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado mar 06, 2004 5:36 pm

Não sei se isto vai servir de ajuda, porque eu o fiz desde muito cedo, o meu cão tinha a má costume de ladrar para eu e para as minhas filhas quando pequenino, tambem mordiscava as mãos dos donos.
Nós fizemos questão de não permitir este comportamento, mas é não permitir mesmo, quando ele ladrava para nós o agarravamos pelo cachazo com uma mão e lhe fechavamos o focinho com a outra enquanto diziamos-lhe "NÃO LADRA".
Para tirar-lhe a costume de morder o treinador ensinou-nos a enfiar a mão mordida dentro da boca do bicho e fazer pressão num ponto ao fin da lingua que provoca dor, mas não o magoa. A minha filha mais nova (11 anos) não conseguia fazer isso e então apanhava-lhe a lingua com a mão enquanto o tinha agarrado pelo cachazo com a outra mão.
Isto tem que ser feito sempre que o cão tem o comportamento errado, sem deixar pasar nem uma vez, nós (minhas duas filhas e eu) o faziamos cada vez que o cachorro ladrava para nós (o malandro nunca ladrou para o meu marido).
Já agora tem 10 meses e só ladra quando acontece qualquer coisa dessas que fazem com que todos os cães das vizinhanças ladrem, ele tambem sai á varanda armado em mau a ladrar, sabe-se lá porque, mas como é só nessas circunstancias não lhe ralhamos, e ele fica muito contente de ter feito o seu trabalho de cão :lol: :lol: :lol:

Alicia
anjaazul
Membro Veterano

sábado mar 06, 2004 10:22 pm

Já agora tem 10 meses e só ladra quando acontece qualquer coisa dessas que fazem com que todos os cães das vizinhanças ladrem, ele tambem sai á varanda armado em mau a ladrar, sabe-se lá porque, mas como é só nessas circunstancias não lhe ralhamos, e ele fica muito contente de ter feito o seu trabalho de cão
estes dois nunca me ladraram. estavam tramados. mas costumam ladrar mal ouvem barulho. já estão nesta casa desde outubro e embora conheçam as pessoas lindamente e gostem delas, fartam-se de ladrar mal as ouvem chegar. a qualquer hora :o na rua, já nem sei a que ladram. penso que o fazem sobretudo quando vêem outros cães. comecei a usar o borrifador. vai dando algum efeito
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mar 07, 2004 1:21 am

Ensine-o a ladrar à ordem. É a melhor maneira.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo mar 07, 2004 2:33 am

KROZ Escreveu: Ensine-o a ladrar à ordem. É a melhor maneira.
Esta questão acaba por ser engraçada, mas ao mesmo tempo (e aqui falo por experiência própria) comigo não deu grandes resultados.
O Bono não é um cão que ladre por tudo e por nada, mas nas brincadeiras comigo e para chamar a atenção de qualquer pessoa é muito vocal; é um bocado típico nos cães pequenos.
Desde cedo e para ver se lhe tirava a mania de me "chamar", ensinei-o a ladrar à minha ordem. Aprendeu num instante, mas teve a meu ver um senão e a culpa foi minha, embora não saiba bem onde errei...
Acho que ele associou o Ladrar com a minha satisfação por fazê-lo à minha ordem e então, resolve antecipar-se, isto é, para me "chamar" ladra.
De qualquer forma, tirando isto, o borrifador faz milagres!;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo mar 07, 2004 2:51 am

jcachorro Escreveu:
De qualquer forma, tirando isto, o borrifador faz milagres!;)
Pelo que me apercebi vocês falam do borrifador, é daqueles que deitam água não é? Só àgua? Como aqueles para borrifar a roupa quando se passa a ferro.
É que no caso dos cães da minha mãe uso por vezes a mangueirada (àgua) e eles acalmam logo! Claro isso e um berro. Mas com o "borrifa" nunca tinha pensado nisso. :roll:
Eu não sou loura mas tenho as pontas um bocado descoloradas deve de ser por isso. ;)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo mar 07, 2004 3:22 am

isabelnobre Escreveu: Como aqueles para borrifar a roupa quando se passa a ferro.
São esses mesmo!!!;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ianga
Registado: sexta set 06, 2002 9:58 am

domingo mar 07, 2004 12:12 pm

Dalilah Escreveu:
Desculpe a crítica, mas não parece que ele se importe lá muito com os seu olhos de zangada, não é? ;)
Ás vezes é mesmo necessária uma palmada...
Welsh_Corgi Escreveu:
Concordo plenamente com Dalilah
Os cães são excelentes amigos, mas um olhar às vezes não basta. Tente ser mais severo com ele quando necessário senão ele nunca irá aprender. Uma palmada não lhe vai fazer mal, só o vai educar.
Cumprimentos

Eu não disse que nunva lhe bati, simplesmente não gosto de violencia randómica. Ladrar é a linguagem dele, eu não lhe posso bater sempre que ele ladra, pois tb não quero que deixe de ladrar de vez... nem quero que o animal fique com medo de ladar... mas claro que quando é necessário dou-lhe umas palmadas... simplesmente não me parece o correcto nesta situação porque eu só quero que ele saiba quando deve ou não ladar.

De resto, agradeço a todos as dicas...
Para começar, vou experimentar o borrifador... :D

Felicidades
Rita
anjaazul
Membro Veterano

domingo mar 07, 2004 2:10 pm

eu nunca bati nos cães por ladrarem em casa. se ladram ou rosnam a alguém na rua, o caso muda de figura. levam uns sopapos ou um puxão.
dantes usava a técnica da lata e das moedas. era um barulho a dobrar. agora, com o borrifador, dá resultado. até basta, dizer, max... que ele cala-se logo.
Responder

Voltar para “Cães”