Não come nem vai ao wc

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

BlackJack
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 3:25 am

quarta out 23, 2013 10:01 pm

MiausRafa Escreveu:A minha resposta cruzou-se com a sua.
O resultado da FpLi pode ser conclusivo ou não conforme os valores.
Estes são valores de referência que tirei do relatório do meu gato.

-3,5 considerado normal
3.6 a 5.3 - Ligeiro aumento que pode ser associado a pancreatite
+ 5.4 aumento severo associado a pancreatite

O meu gato tinha valor superior a 5.4.
Na última já tinha valor inferior a 3.5

No meu caso, o gato foi sempre acompanhado de ecografia, as primeiras com imagens compatíveis com pancreatite as últimas já com pâncreas normal.
Obrigado mais uma vez MiausRafa pela sua sincera vontade de ajudar!

Pode só, se faz favor, dizer-me se o resultado deste teste é instantâneo? Ou se demora x dias?

Cumprimentos.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta out 23, 2013 10:08 pm

BlackJack Escreveu:Obrigado MiausRafa.

De qualquer forma amanhã vejo melhor a possibilidade do FpLi.

Diga-me só se sabe quanto tempo demora a saber-se o resultado desse teste. É instantâneo ou pode demorar dias?

Se ele continuar a evoluir bem, continuando a comer bem, continuando a urinar bem, a beber água e, mais importante agora, se evacuar durante as próximas 24 horas então o prognóstico é positivo e penso que não será necessário procurar outro vet. No entanto se alguém quiser sugerir algumas hipóteses no Algarve, agradeço pois posso sempre registar para uma próxima situação futura.

-
O resultado do meu demorou quase uma semana desde a colheita de sangue até me chegar o resultado por e-mail.
O tratamento do meu gato foi além da ração de dieta também um medicamento em comprimidos. Pode dizer-m por MP o que é que o seu está a tomar.

Quanto ao veterinário se está a ver resultados e mantém a confiança é de continuar.
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 10:12 pm

MiausRafa Escreveu: O resultado do meu demorou quase uma semana desde a colheita de sangue até me chegar o resultado por e-mail.
Ora aí está então a explicação. Se for uma pancreatite ele terá que recuperar bem antes de "quase uma semana" e por isso quando o resultado chegasse além de poder ser inconclusivo já o gato teria recuperado. Mas amanhã confirmo com a vet se foi mesmo este o raciocínio feito para se decidir não avançar para esse teste.

MiausRafa Escreveu: O tratamento do meu gato foi além da ração de dieta também um medicamento em comprimidos.
Tratamento e medicamento para a pancreatite?

-
Lennymaggie
Registado: terça out 22, 2013 2:28 pm

quarta out 23, 2013 10:23 pm

Boa noite BlackJack :)

Eu cá, não sou veterinário. Não percebo nada de nadinha...

Mas de uma coisa eu sei (não querendo de todo julgar os conhecimentos das pessoas!!)

Não se fazem diagnóstico on line :)

Por isso, não me pronunciei sobre e acerca do seu veterinário :)

Seja como for... Não perca a esperança! São situações que custam imenso... Mas que no fim, podemos esperar que tudo corra pelo melhor :)

Cumprimentos
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 10:30 pm

Lennymaggie Escreveu:Boa noite BlackJack :)

Eu cá, não sou veterinário. Não percebo nada de nadinha...

Mas de uma coisa eu sei (não querendo de todo julgar os conhecimentos das pessoas!!)

Não se fazem diagnóstico on line :)

Por isso, não me pronunciei sobre e acerca do seu veterinário :)

Seja como for... Não perca a esperança! São situações que custam imenso... Mas que no fim, podemos esperar que tudo corra pelo melhor :)

Cumprimentos
Totalmente de acordo. Há uma imensidão de detalhes que os vets conhecem e que puderam viver enquanto estiveram na presença do animal que por muito bom que eu seja a relatar o que vai sucedendo não consigo transmitir através de um fórum. E se calhar sempre estive mais preocupado do que devia e posso ter transmitido preocupação excessiva através dos meus posts o que poderá induzir quem me lê em erro. Mas não pude evitar fazê-lo porque gosto muito do gato.

Daí que mais que um constante criticar/analisar dos vets e da forma como eles estão a actuar eu vim aqui ao fórum em busca de opiniões complementares e outras ajudas tão úteis como algumas que efectivamente acabei por receber, tais como a dica do BebeGel, as dicas sobre como aplicar liquidos com uma seringa na boca do animal, entre muitas outras que me fazem acreditar que o tempo aqui investido não foi tempo perdido.

Fico é sempre com a sensação de que um dia pode cá vir parar a pessoa que seja a mais zelosa do mundo com o seu estimado amigo e que mesmo assim vai haver quem pense e não se iniba de dar a entender que essa pessoa não está a fazer tudo o que devia. E isto é algo de que estupidamente não me apercebi que poderia acontecer quando cá decidi vir partilhar a situação, pensei apenas no lado positivo e não imaginei que me viesse a ser colocado algum peso na consciência.

No entanto lá está, pesadas as coisas, penso que o meu esforço extra em procurar também aqui ajuda não foi em vão e está a ser um complemento importante nesta aventura.

Obrigado ;)

-
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta out 23, 2013 11:43 pm

BlackJack Escreveu:
MiausRafa Escreveu: O resultado do meu demorou quase uma semana desde a colheita de sangue até me chegar o resultado por e-mail.
Ora aí está então a explicação. Se for uma pancreatite ele terá que recuperar bem antes de "quase uma semana" e por isso quando o resultado chegasse além de poder ser inconclusivo já o gato teria recuperado. Mas amanhã confirmo com a vet se foi mesmo este o raciocínio feito para se decidir não avançar para esse teste.

MiausRafa Escreveu: O tratamento do meu gato foi além da ração de dieta também um medicamento em comprimidos.
Tratamento e medicamento para a pancreatite?

-
Não me expliquei bem. O meu gato só comia uma ração de dieta e tomava um medicamento em comprimidos.

A sua explicação ( conclusão) faria todo o sentido se uma pancreatite se curasse numa semana mas infelizmente não é assim. Um quadro de pancreatite grave leva muito tempo a curar...

Nunca pus em causa a sua aflição e preocupação com o seu gato nem que estivesse a fazer menos do que podia por ele.

Tenho passado por doenças bem graves nos meus animais, sei bem o que é o sentimento de impotência de querer fazer mais por eles e nada mais poder ser feito.

Tudo o que disse foi baseado nos seus relatos que fazem transparecer que os veterinários não estavam a fazer o que deviam e podiam, com tantos meios que hoje em dia há para ajudar no diagnóstico.
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 11:55 pm

Olá de novo!

Obrigado pelo esclarecimento acerca daquilo que o seu gato tomava.

Sim, bem sei que se for uma pancreatite não se vai curar numa semana, mas pode recuperar do episódio agudo em menos de uma semana. Não era tanto à cura que me referia mas sim à recuperação do episódio agudo.

E quanto resto, ora essa, de forma alguma me referia a qualquer dos seus comentários e obviamente que sei que todas as avaliações que tenho lido por aqui são subjectivas. Os seus comentários em particular li-os como totalmente bem intencionados e escritos de forma ponderada. Espero que não tenha levado a mal nada do que eu disse pois por um lado não o disse dirigido a si e por outro é a situação em si que tende a levar-nos a este ponto.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

-
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 24, 2013 4:39 pm

O bichinho já evacuou normalmente?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

BlackJack
Membro Júnior

quinta out 24, 2013 10:40 pm

Já.

Ontem à noite ainda fez umas fezes meio estranhas mas hoje ao início da tarde já fez "o normal". O palpite dos vets, que me disseram ontem às 18h que ele voltaria a evacuar durante as próximas 24 horas estava acertado e até este momento tudo está a correr como eles têm previsto, com claras melhorias. Continuando assim o expectável é dentro de 2 ou 3 dias voltar a estar totalmente normal e deixar de tomar os 2 comprimidos por dia que está agora a tomar.

Tem comido muito bem, a ingestão de água também vai pouco a pouco voltando ao normal e o sono relaxado também já voltou e cada vez é mais duradouro. Já brinca como antes e reage normalmente se, por exemplo, entrar um insecto em casa.

Obrigado pela sua preocupação dinodane.

-
Lennymaggie

sexta out 25, 2013 12:15 am

BlackJack,

Fico contente por tal :)

Não tarda, isto tudo não passará apenas relembrar o quanto gostamos dos gatos que nos acompanham no dia a dia :)

Por uma questão de curiosidade... Vai ter que ter uma alimentação específica daqui para a frente?

Cumptos
BlackJack
Membro Júnior

sexta out 25, 2013 1:40 am

Obrigado!

O "daqui para a frente" é o que vamos ver quando se colocar um ponto final nesta situação, o que a continuar assim será em princípio dentro de 3 a 5 dias. Depois escutarei a opinião de pelo menos 2 vets que trabalhem em locais diferentes e decideremos que alterações devemos fazer a nível de hábitos, alimentação, suplementos, medicação de prevenção, check-ups regulares e com que regularidade, etc.

Boa sorte para o seu tópico. Que bem precisa :roll: :lol:

-
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 25, 2013 1:20 pm

BlackJack Escreveu:Já.

Ontem à noite ainda fez umas fezes meio estranhas mas hoje ao início da tarde já fez "o normal". O palpite dos vets, que me disseram ontem às 18h que ele voltaria a evacuar durante as próximas 24 horas estava acertado e até este momento tudo está a correr como eles têm previsto, com claras melhorias. Continuando assim o expectável é dentro de 2 ou 3 dias voltar a estar totalmente normal e deixar de tomar os 2 comprimidos por dia que está agora a tomar.

Tem comido muito bem, a ingestão de água também vai pouco a pouco voltando ao normal e o sono relaxado também já voltou e cada vez é mais duradouro. Já brinca como antes e reage normalmente se, por exemplo, entrar um insecto em casa.

Obrigado pela sua preocupação dinodane.

-
Formidável. Tudo a correr pelo melhor então. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 25, 2013 5:31 pm

BlackJack Escreveu:Obrigado!

O "daqui para a frente" é o que vamos ver quando se colocar um ponto final nesta situação, o que a continuar assim será em princípio dentro de 3 a 5 dias. Depois escutarei a opinião de pelo menos 2 vets que trabalhem em locais diferentes e decideremos que alterações devemos fazer a nível de hábitos, alimentação, suplementos, medicação de prevenção, check-ups regulares e com que regularidade, etc.

-
Se for só uma questão de obstipação que possa voltar a acontecer, há gatos que se podem tornar mais preguiçosos a ir a caixinha, ou porque os proprios intestinos não funcionam a 100%. Fale com o seu vet em relação a ração RC fibre response, nem que a misture com a ração que dá habitualmente para tornar as fezes mais moles de forma que ele vá melhor há caixa e não tenha dificuldade em fazer.
A minha gata comeu sem estar misturada e depois gradualmente fui misturando com a ração de esterilizados. Ela nunca fez diarreia com a ração de fibra, e notei que nos dias a seguir ao tratamento ele evacuava bem e mais quantidade do que era habitual nela.

As melhoras do menino que parece estar no bom caminho :)
BlackJack
Membro Júnior

sexta out 25, 2013 10:25 pm

Olá 99smile!

Obrigado ;)

Sim, agora assim que ele se possa considerar totalmente recuperado o que vamos fazer é ajustar a alimentação e o vet hoje (estive lá de tarde) também disse que temos que o ir "tratando" com atenção às bolas de pêlo. Vai portanto tomar algo regularmente para evitar que as bolas de pêlo possam ser um problema para os intestinos. O vet diz que mesmo que não tenha sido esse o problema é bom fazermos assim pois ter muito pêlo a passar pelo intestino também não ajuda... e é um gato de pêlo longo que perde quantidade absurdas de pêlo pela casa...

Ele sempre comeu (desde 2006 quando o adoptámos numa associação) Purina One Sterile Cat de vaca e arroz. Sei que é boa ração (alguns vets já me o disseram) mas também sei que há melhor e provavelmente vamos estudar a hipótese de mudar para RC e se confirmarmos que ele precisa de um extra de fibra para o ajudar a evacuar melhor possivelmente a que menciona possa ser a nossa escolha.

Resta dizer que ele está a evacuar cada vez melhor, pouco a pouco mas todos os dias faz alguma coisa e as fezes já têm o formato normal que sempre tiveram. Também está a comer cada vez melhor. Já dorme bem e consegue relaxar enquanto dorme. Só a água é que penso que ainda não anda a beber o suficiente, mas 2 ou 3 vezes ao dia dou-lhe 10ml de água com uma seringa. Ele até já está habituado e nem desvia a boca, bebe mesmo a água fazendo o movimento com a língua.

Domingo telefono ao vet para lhe dar noticias e se continuar tudo a evoluir bem só lá voltamos dentro de 1 ou 2 semanas para uma avaliação final e para se estudar a questão da ração e de tentar atenuar o eventual problema das bolas de pêlo.

-
Lennymaggie

sexta out 25, 2013 10:42 pm

BlackJack Escreveu:Obrigado!

-
eheh

Na verdade... acho que já nem com sorte lá vou :)

depois, se não se importar de partilhar o "daqui para a frente" :) é apenas para ter um pouco de noção do problema do seu gato... e se um dia eu precisar já vou com umas dicas ;)
Responder

Voltar para “Gatos”