Rações para cães de Porte Grande

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta out 23, 2013 10:43 pm

Não discordo com nada do que diz, é um raciocínio que apoio :D menos nesta parte
guism Escreveu:(...)(aqui não se fala de BARF nem RAW nem nada disso)(..)
Existem tópicos para esse efeito, mas a maior parte dos users apenas quer saber de rações.Eu, por exemplo, não opto por essa alimentação porque não tenho espaço para armazenar nem condições para tal. Sendo que o espaço é mesmo o problema neste momento

Aqui o meu labrador sempre levou com rações com percentagem de proteína elevada e gordura moderada (pelo menos até aos 15 meses..agora já prefiro valores um pouco mais baixos) e até hoje ainda não cresceu para os lados.
Quanto ao cálcio.. normalmente se os valores de gordura de proteína e gordura estiverem 'onde eu gosto' o cálcio também não foge muito.

Mas pronto.. a maior parte das pessoas apenas quer saber qual a melhor ração para o patudo. Depois levam com ração X é melhor que Y e A é melhor que Z sem ficarem a saber o porquê :?

Há para ai uns tópicos com informação deste género, mas para raças grandes (gigantes não sei, mas se diz que é igual acredito) é este o raciocínio a seguir...

Já que sim acrescento isto, se não se importar, à informação que colocou.....

1-o mínimo de cereais diferentes, ou se possível só um, sendo que o arroz (pela sua digestibilidade quantitativa e qualitativa) é a melhor opção, aveia também é bem tolerada, o milho não é mau de todo mas é comum as rações com demasiado milho provocarem gazes.

2- Ácidos gordos; fonte animal de preferência (Gordura de frango, óleo de Peixe), ou em alternativa seguinte; fonte vegetal (Óleo de Girassol, ou de Milho)

3- uma fonte de FOS (Polpa de Beterraba; por ex.)

4- MOS (idealmente levedura de cerveja)

5- Evitar por serem fontes baratas de Proteína (e de má digestibilidade), ou por serem habituais provocadoras de intolerâncias:
- soja
- gluten de milho
- Trigo

6- Evitar conservantes químicos - etoxiquina, BHT, BHA."
Robertojsf
Membro
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

quinta out 24, 2013 4:57 pm

Boas,eu utilizo esta e penso que vai de encontro ao que procura...
http://www.sportkane.com/info/Kennels-F ... kg-14.html

Já de inicio procurei mais feedback sobre esta ração,mas parece que por cá não se encontra muitos utilizadores que lhe possam dar mais feedback sobre a mesma,da minha parte não tenho qualquer razão de queixa, a não ser mesmo o preço que infelizmente os 20kg custam 52€ E a ração não da nem para um mês.....
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta out 24, 2013 7:39 pm

guism Escreveu:Olá a todos,

Tenho lido muito por aqui a falarem sobre rações, após muito pesquisar e informar-me sobre rações (aqui não se fala de BARF nem RAW nem nada disso) para cães de raça grande chego a conclusão de que muitas pessoas não sabem quais as melhores rações.

Num cão de raça grande como os mastiff são cães em que o crescimento é muito mas muito importante para evitar displasias da anca e outras doenças com o crescimento repentino e brusco.

Algumas pessoas defendem que as rações se querem com muita proteína, gordura na ordem dos 18% cálcio e fosforo alto (na ordem dos 1.4%). Isto faria com que crescessem robustos e crescimento saudável com o tamanho correcto da raça.
Contudo esta teoria não faz sentido algum e já explico porque.

Outros defendem que o ideal são as rações de adulto mesmo quando pequenos pois contem baixa percentagem de proteína (24/25%) baixa gordura (12%) cálcio e fosforo baixo também (na ordem dos 0.90%).
Este ideal defende que neste caso o crescimento não é tão rápido e brusco o que ajuda na luta contra a displasia da anca ou seja, crescimento lento mas saudável.
No entanto e mais uma vez não concordo muito com este ideal pois um cão jovem gasta mais energia e níveis baixos de proteína e gordura não ajudam nada na energia do cachorro.

Por ultimo e este sim o ideal que defendo que está estudado por nutricionistas e veterinários.
Proteína alta (a partir de 25% até 35%) a gordura (deve ser entre os 14 e os 16%) não aconselho no entanto um exagero de gordura...eu iria manter na ordem dos 15% e por fim e o mais importante, cálcio e fosforo baixo ou seja um equilibro como por exemplo cálcio a 0.95 % Fósforo a 0.77 gr/k (valores tirados de uma ração qualquer), acredito que o máximo de percentagem de cálcio admitido seria 1.2% e sempre com equilibro entre cálcio e fosforo.
Como podem ver cães de raça grande e gigante não necessitam de proteínas e gorduras baixas pois estas não influenciam em nada o crescimento dos ossos e articulações, é preciso no entanto ter cuidado em procurar rações com o cálcio e fosforo baixo pois estes sim influenciam o crescimento dos ossos.
Relembro também que no caso de estarem na duvida quanto a percentagens de proteínas e gorduras certifiquem-se primeiro qual nível de treino físico os vossos cachorros fazem diariamente e controlem bem o peso do cachorro, níveis mais altos de proteína e gordura justificam-se em cachorros que façam mais exercício e níveis de proteína mais baixos são melhores para cães mais sedentários. Não esquecer também que muito gordura significa crescimento (crescer para os lados também é crescer :lol: e isso mais uma vez pode por em risco o bom crescimento do cachorro)

Atenção também a quem dá recompensas aos cães e mimos com guloseimas e afins pois podem estar a aumentar ainda mais o cálcio e o fosforo o que pode ser bem prejudicial se já têm uma ração com muito cálcio e fosforo na dieta diária. Cuidado também pois essas mesmas guloseimas fornecem mais gordura.

Atenção que não menciono aqui os outros elementos importantes nas rações como o optar por rações que contenham carnes desidratadas em maior quantidade, evitar definições generalistas como "carnes" que não se sabe donde provêm, evitar subprodutos e cereais, evitar cinzas acima de 8% e afins pois não era esse o objectivo do tópico e penso que quem estiver a procura da informação que coloquei já leu sobre os aspectos básicos de como escolher uma ração. Se não o fez recomendo a fazer.

Não sou veterinário nem nutricionista e muito menos vendo rações. Apenas sou curioso e andava a procura das melhores rações para cães de raça grande e gigante quando cachorros pois havia grande confusão de qual a melhor ração a dar como escrevi neste post. espero elucidar alguns que tenham tido as mesmas duvidas e melhorar o crescimento dos cachorrinhos e a sua alimentação.

cumprimentos a todos :)
Boas...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
rucapro
Membro
Registado: segunda mai 13, 2013 11:32 am

sexta out 25, 2013 8:29 am

eu compro na sportkane a ração da kennels a um preço acessivel é uma optima ração 49euros 20kg .

ja agora a partir de que idade se deve mudar a ração de junior para adulto?
Robertojsf
Membro
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

sexta out 25, 2013 8:54 am

rucapro Escreveu:eu compro na sportkane a ração da kennels a um preço acessivel é uma optima ração 49euros 20kg .

A mim aconselharam-me a mudar entre os 10 e 12 meses...
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
dreamdog
Membro Veterano

sexta out 25, 2013 1:12 pm

rucapro Escreveu:eu compro na sportkane a ração da kennels a um preço acessivel é uma optima ração 49euros 20kg .

Eu mudei aos 12 meses (talvez antes) .. Os vets do meu patudo diziam para só mudar aos 15 meses.
rucapro
Membro
Registado: segunda mai 13, 2013 11:32 am

sexta out 25, 2013 3:30 pm

a minha patuda faz os 12 meses no fim de outubro e esta a comer kennells pupy large breed agora ando indeciso na ração para fazer a transição para adulto tem opnioes de alguma que não passe os 50 euros?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta out 25, 2013 8:46 pm

Não é por nada, mas eu sempre li que um patudo de grande porte passava para adulto um pedacinho depois dos 12meses, e um gigante era por volta dos 24meses...
dreamdog
Membro Veterano

sábado out 26, 2013 1:47 am

rucapro Escreveu:a minha patuda faz os 12 meses no fim de outubro e esta a comer kennells pupy large breed agora ando indeciso na ração para fazer a transição para adulto tem opnioes de alguma que não passe os 50 euros?
Mantenha numa da kennels :wink:
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado out 26, 2013 2:44 am

A mim parece-me que que tentar definir percentagens de proteína e gordura com diferenças de alguns pontos percentuais é uma perca de tempo. Os estudos que existem nesse sentido são valores médios resultantes do estudo de muitos animais. Existem muitas variáveis, desde o metabolismo de cada animal à quantidade de exercício físico que são impossíveis de quantificar. Por exemplo, a quantidade ideal de gordura para um animal que viva num apartamento e vai à rua 2 ou 3 vezes por dia não será certamente ideal para um animal que vive numa quinta e corre o dia inteiro. Já para não falar que não é só a quantidade mas também a qualidade das gorduras e proteínas que o animal consome. Estamos a falar de gorduras saturadas ou insaturadas? E quanto a proteínas o animal até pode consumir uma quantidade em excesso mas mesmo assim com carência de um ou mais aminoácidos essenciais.
Responder

Voltar para “Cães”