Rásboras à luta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
GustavoK
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 5:09 pm

domingo out 27, 2013 3:40 pm

Á cerca de um mês adquiri um cardume de rásboras harlequim, 6 delas. Ora, peixes pacíficos e bonitos, pensei eu, e na presença do meu betta vão formar um cardume e ficar muito bem.
Passado algum tempo, têm vindo a acomodar-se ao novo aquário com muito espaço, plantinhas, boa alimentação, etc; Acomodaram-se de tal forma que são os reis do áquario e nadam à solta.
O facto preocupante é que, à uma semana, apareceu uma das rásboras mais pequeninas mortas e sem um dos olhos; E algum tempo depois mais outra rásbora também sem um dos olhos. Incrivelmente está bem, come e comporta-se normalmente, mas está medonha.

Gostaria de compreender mais o comportamento delas quando não formam cardume, e já agora, o porquê de não terem formado um cardume, e se o facto de não o terem formado, altera o seu comportamento. A ponto de saber se foram as próprias rásboras que mataram a pequena, ou eventualmente o betta.

Notei que uma das rásboras, a maior, domina as outras porque está sempre às pancadinhas com elas. Mas como não sei muito sobre elas, talvez seja algum ritual de acasalamento ou assim, enfim não sei.
No meu aquário, de 40L tenho as 6 rásboras e um betta macho que é um santo, simplesmente faz aquilo que tem a fazer e ignora as rásboras, talvez seja essa a explicação pela qual nao formaram cardume.
Boa Tarde.
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

domingo out 27, 2013 4:12 pm

Bem, se o betta não as chateia, é normal que elas não formem cardume. Os peixes de cardume só o formam quando á um predador no aquário senão andam normalmente. A pequenina pode ter sido alvo do betta, há peixes que estão na sua vida sem incomodar mais nenhum mas de repente lançam uma investida inesperada e o peixe vira jantar. Isso da rásbora maior embirrar com as outras, isso é esporadicamente ou todos os dias? ás vezes os meus neons também andam á bicada mas depois acaba, se a maior só começou á poucos dias, pode não ser nada ou uma luta por dominância.
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
Lucky92
Membro
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

domingo out 27, 2013 4:34 pm

eu sempre ouvi dizer que os bettas comiam os outros peixes
joa0
Membro Veterano

domingo out 27, 2013 6:14 pm

Lucky92 Escreveu:eu sempre ouvi dizer que os bettas comiam os outros peixes
Os bettas lutam até à morte com machos da mesma espécie e também podem morder as barbatanas de peixes com barbatanas longas, mas de resto são pacíficos.
www.apsubbuteo.pt

Lucky92
Membro
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

domingo out 27, 2013 7:46 pm

eu nao percebo nada peixes por isso disse o que sempre me disseram :)
GustavoK
Membro Júnior

domingo out 27, 2013 10:43 pm

joa0 Escreveu:Isso da rásbora maior embirrar com as outras, isso é esporadicamente ou todos os dias?
Não é sempre, mas faz isso muitas vezes. Observei-as bem e parece está a proteger uma parte do aquário, um território, não sei se isto faz sentido na espécie mas é o que me parece.
O numero delas não será pouco para um cardume? São só 5 agora.

Obrigado pelos esclarecimentos, desde já. Gostava de as destingir pelo sexo, para ver se havia alguma ligação com as bicadas mas pelo que vi é complicado.
joa0
Membro Veterano

segunda out 28, 2013 2:40 pm

GustavoK Escreveu:
joa0 Escreveu:Isso da rásbora maior embirrar com as outras, isso é esporadicamente ou todos os dias?
Não é sempre, mas faz isso muitas vezes. Observei-as bem e parece está a proteger uma parte do aquário, um território, não sei se isto faz sentido na espécie mas é o que me parece.
O numero delas não será pouco para um cardume? São só 5 agora.

Obrigado pelos esclarecimentos, desde já. Gostava de as destingir pelo sexo, para ver se havia alguma ligação com as bicadas mas pelo que vi é complicado.
Eu vou dar o exemplo que tenho, não são rásboras mas são peixes de cardume. Os meus neons são calmos e nunca causam distúrbios com outros peixes, mas de vez em quando, (não é mais do que 1 vez por mês) lá andam a bicar-se entre si, e quem começava era o maior, agora o maior morreu à cerca de 3 meses, o antigo segundo maior (agora maior) faz dessas como o anterior, mas são só bicadas esporádicas e nunca nenhum peixe ficou sem olhos. Acho que em 40l 5 peixes não é pouco, mas também não é muito.

A parte do sexo e do território não faço ideia porque nunca tive rásboras.
www.apsubbuteo.pt

joa0
Membro Veterano

segunda out 28, 2013 2:49 pm

Lucky92 Escreveu:eu nao percebo nada peixes por isso disse o que sempre me disseram :)
É normal, é a fama que têm, e é muitas vezes dito pelas lojas de animais como desculpa para os porem em copos de cerveja onde mal se podem mexer. Nas lojas todas que conheço e visitei menos de 5 os tinham em aquários como os outros.
www.apsubbuteo.pt

GustavoK
Membro Júnior

segunda out 28, 2013 10:13 pm

Muito obrigado pelos esclarecimentos João, vou ficar atento mas como referiste deve ser mesmo algo esporádico. Tanto as rásboras como o betta estão bem.
joa0 Escreveu:
Lucky92 Escreveu:eu nao percebo nada peixes por isso disse o que sempre me disseram :)
É normal, é a fama que têm, e é muitas vezes dito pelas lojas de animais como desculpa para os porem em copos de cerveja onde mal se podem mexer. Nas lojas todas que conheço e visitei menos de 5 os tinham em aquários como os outros.

Concordo, e as pessoas acabam por pensar que os bettas são peixes aborrecidos e que passam os dias parados precisamente por os terem em copos. O meu betta, por exemplo, para alem de ser um santo, nunca para quieto e é muito inteligente, para não falar de serem peixes lindos!
Responder

Voltar para “Peixes”