Tenho uma sugestão para quem pede e para quem dá.
Moderador: mcerqueira
Já há algum tempo fui interpelado no super por uma campanha de angariação para associações de cães a pedir variadas coisas.
Tais como shampôs, materiais de limpeza, medicamentos, etc.
Ora, num canil é preciso muita coisa, certo? Mas a premente e constante necessidade de comida que nunca chega costuma eclipsar tudo o resto.
Interferindo nas condições que cada canil deveria ter e não tem (não interessa agora os porquês).
Ora ocorreu-me uma ideia que gostaria de partilhar, pois acredito que irá fazer uma diferença aos cães e não custa nada. (os gatos não sei)
Ora muito bem, então cá vai.
Cada um de nós, de tempos a tempos compra aquelas coleiras para os parasitas,certo? pomos nos nossos cães e cortamos o excesso, certo?
O que é que cada um de nós fazemos com aquilo?
Já estão a ver onde eu quero chegar?
E se pegássemos nesses excedentes e doasse-mos a quem está desprotegido?
Assim as associações poderiam arranjar ou pedir ajuda para arranjar aquelas coleiras com forro para por os bocadinhos soltos e pelo menos parte dos cães estariam mais protegidos da lesh, dilofilariose e outros problemas associados a parasitas.
Pelo menos era mais um passo para a melhoria de qualidade de vida dos nossos companheiros.
Ora, num canil é preciso muita coisa, certo? Mas a premente e constante necessidade de comida que nunca chega costuma eclipsar tudo o resto.
Interferindo nas condições que cada canil deveria ter e não tem (não interessa agora os porquês).
Ora ocorreu-me uma ideia que gostaria de partilhar, pois acredito que irá fazer uma diferença aos cães e não custa nada. (os gatos não sei)
Cada um de nós, de tempos a tempos compra aquelas coleiras para os parasitas,certo? pomos nos nossos cães e cortamos o excesso, certo?
Assim as associações poderiam arranjar ou pedir ajuda para arranjar aquelas coleiras com forro para por os bocadinhos soltos e pelo menos parte dos cães estariam mais protegidos da lesh, dilofilariose e outros problemas associados a parasitas.
Pelo menos era mais um passo para a melhoria de qualidade de vida dos nossos companheiros.
-
- Membro
- Registado: terça jul 02, 2013 10:40 am
Pensando assim por alto, não me parece uma má ideia ....botas96 Escreveu:Já há algum tempo fui interpelado no super por uma campanha de angariação para associações de cães a pedir variadas coisas.
A minha cadela só usa pipeta porque coleiras ficava com o pescoço num estado lastimável, mas para quem usa coleira é uma ótima ideia!
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt
Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
www.apsubbuteo.pt
Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
E como conservar a eficácia desses bocadinhos até serem tantos que dêem para uma coleira inteira?
Porque a partir do momento em que se abre a embalagem estanque, as propriedades vão-se perdendo.
A ideia é boa, sim, mas não me parece que resulte muito bem em cães de associações. Muitos não toleram coleiras, outros roem-nas, outros ainda perdem-nas nas brincadeiras, e assim por diante.
Mas a ideia é boa e poderá ter pernas para andar se for bem trabalhada.
Porque a partir do momento em que se abre a embalagem estanque, as propriedades vão-se perdendo.
A ideia é boa, sim, mas não me parece que resulte muito bem em cães de associações. Muitos não toleram coleiras, outros roem-nas, outros ainda perdem-nas nas brincadeiras, e assim por diante.
Mas a ideia é boa e poderá ter pernas para andar se for bem trabalhada.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Os bocadinhos cá em casa só existem de 6 em 6 meses, ou de 8 em 8 (dependendo da marca).
Ora, penso que seja tudo uma questão de articulação. p.e.
Numa dada zona existem pelo menos alguns cães.
É tudo uma questão de quando comprar a coleira e tirar o excedente ir imediatamente entregar à associação mais próxima (em princípio deverá haver quem compre também e faça o mesmo).
ou
Falar com a malta e tentar sincronizar as compras das coleiras e os excedentes irem todos juntos.
ou
Por iniciativa da associação tentar coordenar esta operação através dos meios existentes (net).
Lançando reptos para não se esquecerem, e num dia onde haja umas compras numa ou mais zonas próximas ir lá e recolher os excedentes. O importante é recolher o suficiente para uma coleira (no mínimo) para não criar resistências.
Ou qualquer outra opcção.
Pode-se guardar nuns sacos herméticos ou qualquer outro recipiente (não sei se serão infalíveis) os sacos de congelar são falíveis.
A ideia não é perfeita, mas penso que terá o seu impacto positivo.
Não custa nada a quem tem para dar e pode requerer a utilização de recursos humanos muio pequenos da parte da associação interessada.
E eles estarão um bocado mais protegidos.
Ora, penso que seja tudo uma questão de articulação. p.e.
Numa dada zona existem pelo menos alguns cães.
É tudo uma questão de quando comprar a coleira e tirar o excedente ir imediatamente entregar à associação mais próxima (em princípio deverá haver quem compre também e faça o mesmo).
ou
Falar com a malta e tentar sincronizar as compras das coleiras e os excedentes irem todos juntos.
ou
Por iniciativa da associação tentar coordenar esta operação através dos meios existentes (net).
Lançando reptos para não se esquecerem, e num dia onde haja umas compras numa ou mais zonas próximas ir lá e recolher os excedentes. O importante é recolher o suficiente para uma coleira (no mínimo) para não criar resistências.
Ou qualquer outra opcção.
Pode-se guardar nuns sacos herméticos ou qualquer outro recipiente (não sei se serão infalíveis) os sacos de congelar são falíveis.
A ideia não é perfeita, mas penso que terá o seu impacto positivo.
Não custa nada a quem tem para dar e pode requerer a utilização de recursos humanos muio pequenos da parte da associação interessada.
E eles estarão um bocado mais protegidos.
Isto pode começar assim:
Quem for padrinho ou madrinha pode contactar a associação em causa.
Ou a associação em causa contactar os ditos e combinar a recolha.
Quanto às alergias, é como tudo, os que usam podem dar a que precise e não faça alergias.
Quem não tem para dar porque o cão é alérgico e não quiser deixar passar a oportunidade de contribuir, há sítios onde se vendem pipetas avulso, para cão e gato, normalmente são muito mais baratas e se houver possibilidade também podem ir com os excedentes.
Oroer, o brincar, etc, também é como tudo, mas se não arrancam as coleiras, em princípio também não vão arrancar aquelas coleiras com o forro onde aquilo vai estar.
Quem for padrinho ou madrinha pode contactar a associação em causa.
Ou a associação em causa contactar os ditos e combinar a recolha.
Quanto às alergias, é como tudo, os que usam podem dar a que precise e não faça alergias.
Quem não tem para dar porque o cão é alérgico e não quiser deixar passar a oportunidade de contribuir, há sítios onde se vendem pipetas avulso, para cão e gato, normalmente são muito mais baratas e se houver possibilidade também podem ir com os excedentes.
Oroer, o brincar, etc, também é como tudo, mas se não arrancam as coleiras, em princípio também não vão arrancar aquelas coleiras com o forro onde aquilo vai estar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
Não é prático...basta ver o que resta da coleira e quantos bocados seriam necessarios para fazer algo minimamente funcional para UM cão que fosse.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)
A ideia é muito interessante, e com uma boa gestão, até funcional.JackTheRott Escreveu:Não é prático...basta ver o que resta da coleira e quantos bocados seriam necessarios para fazer algo minimamente funcional para UM cão que fosse.
E na realidade o que se corta nem sempre é só um bocadinho, por vezes é um bocado ainda razoável.
A minha cadela usa a Seresto enfiada numa coleira Tuynec (porque quando ia para o ATL canino, os outros cães na brincadeira destruíam-lhe a coleira inseticida) e o que sobra, que deito fora, ainda é um bom bocado.
A ideia serve também para quem tem mais de um cão

Clara
Então, vamos experimentar a ideia?
Quem me ajuda a organizar isto?
Podíamos tentar fazer uma colheita, aqui entre a malta da arca.
E depois podíamos, doar pronta a utilizar a uma associação ( de preferência, uma perto de mosquitos).
Podíamos fazer isso com os gatos também (se desse, não sei agora é as diferenças).
E depois podíamos, doar pronta a utilizar a uma associação ( de preferência, uma perto de mosquitos).
Podíamos fazer isso com os gatos também (se desse, não sei agora é as diferenças).
Cuidado: As coleiras para cães não podem ser usadas em gatos.botas96 Escreveu:Então, vamos experimentar a ideia?
A ideia até pode ser boa mas, eu não deposito nenhuma confiança na eficácia de tais coleiras feitas com as sobras. Não há certezas se todos as vão manter bem acondicionadas desde o momento em que a embalagem é aberta; qual a data de validade do produto; marca ( pois elas diferem na protecção).
E se cada um oferecer uma coleira nova ou uma pipeta?
Sei que os tempos são de crise mas quando há vontade, consegue-se...a ajuda seria certamente mais eficaz.
Parece-me mais viável tentar algum tipo de parceria com os fabricantes\distribuidores, naturalmente que as sobras das coleiras para eles poderão ter alguma utilidade, o acordo seria entregar as X sobras para receber Y coleiras.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96,
Veja por favor o tópico que criei.
Há quem não precisa mais de um certo artigo, quem compre na segunda mão e, assim, ajuda-se também no pagamento das despesas dos veterinários que tratam dos patudos.
Veja por favor o tópico que criei.
Há quem não precisa mais de um certo artigo, quem compre na segunda mão e, assim, ajuda-se também no pagamento das despesas dos veterinários que tratam dos patudos.
Integrity combined with faithfulness is a powerful force and worthy of great respect.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas - Contacto:
Atenção que pelo menos a scalibor para ter eficácia tem que ficar rente à pele. Colocar dentro de panos ou semelhante acaba por lhe tirar o efeito.
Para quem tem cães pequenos/médios, se comprar a coleira maior (às vezes apanha-se promoções em que ficam praticamente ao mesmo preço), talvez consiga que sobre um bocado suficiente para um cão de porte pequeno.
Pelo menos eu já o fiz anteriormente e reaproveitei o "fecho" da que ia para o lixo.
Para quem tem cães pequenos/médios, se comprar a coleira maior (às vezes apanha-se promoções em que ficam praticamente ao mesmo preço), talvez consiga que sobre um bocado suficiente para um cão de porte pequeno.
Pelo menos eu já o fiz anteriormente e reaproveitei o "fecho" da que ia para o lixo.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
www.cidadedosanimais.com/forum
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
No caso das associações com que trabalho não dá.
Muitos, mesmo muitos cães partilham a mesma box, e já dá um bocado para o torto, em com coleiras... Pior... E uma já tem mais de 80cães e outra ronda os 200 cães...
Mas não é uma ideia mal pensada.
Eu cheguei a comprar para a minha, mas como fez alergia e só tinha passado 1 mês, faltando portanto mais 5(scalibor), meti num saquinho com fecho zip pois poderia vir a dar jeito, e depois cheguei a meter num cão que andava na rua abandonado.
Muitos, mesmo muitos cães partilham a mesma box, e já dá um bocado para o torto, em com coleiras... Pior... E uma já tem mais de 80cães e outra ronda os 200 cães...
Mas não é uma ideia mal pensada.
Eu cheguei a comprar para a minha, mas como fez alergia e só tinha passado 1 mês, faltando portanto mais 5(scalibor), meti num saquinho com fecho zip pois poderia vir a dar jeito, e depois cheguei a meter num cão que andava na rua abandonado.