Saramantiga?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

terça nov 05, 2013 5:26 pm

mjoaomarques Escreveu:Ontém à noite, depois do passeio com as cadelas, reparei que a meio da parede da ombreira da porta estava a subir este bicharoco:

Imagem

Imagem

Imagem

À primeira vista pareceu-me um tritão macho marmoreado mas não é preto e verde e sim amarelo e cinzento acastanhado, falta-lhe a risca dorsal vermelha, as arcadas supraciliares não são azuis e nas fotografias não se vê, mas o da fotografia do post inicial tinha o ventre preto com pintas minúsculas bejes e este tem o ventre beje acastanhado uniforme com uma mancha mais escura na região anal.

Estou sem conseguir identificá-lo. Ajudam-me, por favor?

Fisicamente parece um marmoreado, o padrão também, só muda mesmo a cor. Sinceramente parece ser uma mutação da cor.
Skined
Membro Veterano
Registado: quarta jul 07, 2010 2:47 pm

terça nov 05, 2013 6:51 pm

É um marmoreado macho, de crista castanha, é normal alguns machos perderem o tom laranja quando nao estao em epoca de acasalamento.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça nov 05, 2013 11:43 pm

Vejo novamente as fotografias que fui expondo ao longo destes 2 anos e cada vez me convenço que algo se passou neste Verão. Não posso supor que foi só a seca, já que há uns bons anos a extensão de terreno regada era muito mais pequena que actualmente e por esta altura do ano sempre foi frequente a visita de cágados e salamandras pelo quintal. No Verão várias espécies de cobras também iam aparecendo nos dias de maior calor. Este ano, regressei a casa em fins de Setembro, após um ano de ausência total. Imaginam o mato? Pois na limpeza e corte das infestantes, não encontramos uma única cobra. Agora, não se vêem as caudatas e os anuros e como a minha mãe me fez notar, não se ouve um coaxar quando nos outros anos o barulho das relas e dos sapos era demais. Falta de comida não é, porque a cada passo se vêem minhocas, lesmas, caracóis e insectos e aranhas sem fim. Não percebo o que se está a passar. Mas nas aves também noto diferença. Existem muito mais rolas mas não vejo gaios (tenho sempre muitos ninhos de gaios nos loureiros que cercam os meus terrenos) nem melros. Contudo em vez de 1, aparecem agora 4 corujas das torres. Devem ser um casal e filhotes já que duas delas são ligeiramente mais pequenas.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

terça out 14, 2014 12:55 pm

Depois das chuvadas de ontém e de hoje de manhã, vi num dos alguidares que tinha voado pelo quintal, uma grande saramantiga de pintas amarelas.

Imagem

Fiquei contentíssima já que durante o ano, com excepção de um licranço, não vi outros répteis e anfíbios.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

terça out 14, 2014 11:49 pm

E agora, após ter chegado de um passeio rápido com os cães, eis que encontro outra salamandra de pintas amarelas. Esta é ainda maior do que a da manhã e igualmente bonita.

Imagem

Estou muito contente por estes bicharocos aparecerem novamente no meu quintal. :D
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

terça nov 11, 2014 2:12 pm

Este Outono tenho estado mais atenta às saramantigas que aparecem cá pelo sítio. Então cheguei à conclusão de que no páteo, tenho uma população de vários indivíduos que devem ser aparentados entre si já que o padrão das manchas faz uma linha e as manchas são retangulares e não "borrões", como as que vejo no jardim. Também as do páteo são trepadoras, já dei com elas nos parapeitos das janelas e ontém encontrei uma a subir pela ombeira da porta. De manhã, ando à procura delas e não as encontro. Ora o páteo é todo em calçada. Penso que se devem esconder em 2 sítios onde falta uma pedra. Provavelmente entram por aí e ficam escondidas no espaço entre o cimento que segura a calçada e a terra, por baixo.

Imagem

Imagem

Imagem
Maria João
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”