qual a melhor opção!!!!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
jlima
Membro
Registado: segunda dez 15, 2003 5:32 pm

sexta mar 05, 2004 3:36 pm

Boas sou eu outra vez pois andei ontem todo o dia a devorar toda a informação acerca de furões e depareime com algumas duvidas.
Sem duvida aqui no forum aprendesse muintas coisas e algumas duvidas são tiradas de imediato mas a outras que não ,e são estas pois que antes de adiquirir um baixo que gostaria de saber a vossa opinião.
a primeira duvida foi entre escolher macho ou femea pois vi que existe pros e contras e gostaria que alguem me esclarecese e desse a opinião outra foi a cerca do alojamento pois dizem que as gaiolas das chinchilas dávam pois não seria preferivel mandar fazer uma para ele?A onde posso encontrar acessórios ou mesmo comida aqui em cima no norte já que não existe em muintos sitios á venda.estas são algumas duvidas que gostava que me esclarecessem pois quando adquirir um baixinho ter as maximas condições para ele.
há será possivel quando algum dos menbros tiver crias de furões pudessem entrar em contacto comigo pois já ando um pouco desiludido com o que se passa em lojas e certos criadores fazem e tratam estes cridos.
o meu contacto via mail é [email protected]

com os melhores cumprimentos jorge lima - braga
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta mar 05, 2004 4:24 pm

No gaiashopping estão lá 2 crias de furão macho castrados. Se os animais forem castrados não há muita diferença entre eles mas se não forem dizem que os machos são ligeiramente mais violentos mas como não tenho nenhum não posso dizer nada. Na loja do norteshopping também vendem comida por 10€
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sexta mar 05, 2004 8:36 pm

Olá Jlima,

Vamos à primeira pergunta: macho ou fêmea ?
Como tudo na vida, não há a escolha perfeita. Como deve saber, um dos pontos negativos do furão é o seu odôr intenso, em especial na altura do cio. Nos machos, esse odôr é muito mais intenso que nas fêmeas. Por outro lado, as fêmeas são mais delicadas (em termos de saúde), resultando em mais idas ao veterinário. Os machos, de um modo geral, têm o dobro do tamanho da fêmea. Em termos de agressividade, ambos são iguais, desaparecendo essa agressividade quando atingem a idade adulta. Conheço pessoas que me disseram "vou começar por ter uma fêmea e depois logo se vê" (este "logo se vê" geralmente acaba na aquisição de mais um ou dois). Neste momento, tenho dois e vou ficar com mais uma cria desta ninhada.

Que tipo de Gaiola ?
Bem, dado que eles vão passar a maior parte do tempo na gaiola (infelizmente, o trabalho assim o obriga), deverá ser considerado o maior espaço possivel (poderá vêr a minha gaiola em http://reinodosfuroes.no.sapo.pt ). As gaiolas deverão ser, por uma questão de higiene, á base de metal e plástico. As madeiras não são aconselhadas por causa dos odôres do corpo deles (ficam impregnadas na madeira). Outra coisa importante é o trinco da abertura (estas pequenas criaturas abrem com facilidade os trincos das gaiolas vulgares). No entanto, em Portugal tal gaiola é quase impossivel de encontrar (a minha veio de Inglaterra, é própria para furões e custou-me os olhos da cara - 280 Euros).

Acessórios e comida ?
Acessórios, como brinquedos, ainda se vai encontrando nas lojas de animais porque são genéricos. Em relação à comida, bem, se comprarmos comida própria para eles, o salário do fim do mês não chega. No entanto, encontra-se no mercado comida seca genérica que poderá servir para eles (apenas se tem que ter em atenção que tenha cerca de 38% de gordura). Esperemos que esta situação se reverta com a possivel legalização destes bichinhos (quando mandei vir a gaiola, aproveitei e mandei vir comida para eles. O valor que se paga aqui por comida de furão, dá para comprar 4x mais a quantidade de lá da mesma qualidade).

Esteja atento ao meu site porque a minha fêmea vai ter crias nos finais deste mês e o desenvolvimento delas poderá ser acompanhada online até, pelo menos ás 8 semanas, altura em que estarão prontas para ser entegues aos novos donos.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta mar 05, 2004 9:55 pm

Olá jlima :)
Pois é... crias vão haver muitas este ano ;)
O lmv já respondeu às questões que levantaste... Vou só acrescentar que há umas gaiolas em Portugal que são bastante eficientes para furões... O preço não é demasiado elevado e eu própria tenho uma destas onde prendo os miudos durante o dia para os manter afastados dos meus roedores:
http://www.zooexotico.com/prfurao.htm

Um abraço,
Moya
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado mar 06, 2004 2:12 am

Olá Jlima:

Quanto à comida, quem tiver só um como eu, não fica muito caro dar-lhe só comida de furão, um saco chega para um mês e se a qualidade for boa sempre é melhor, o que se poupa em comida pode por vezes ter que se gastar em vets. Eu dou ao meu 1/3 de comida Royal canin de gatinho(kitten) e 2/3 de furão.
Braga é terra de ferragens, é capaz de ter facilidade de encontrar quem lhe faça uma gaiola por bom preço. Eu cheguei a ir a um que fica na estrada de Sto Tirso para Vila da Aves, encomendar uma gaiola, só que ele tinha muito que fazer na altura e acabei por desistir, mas lembro-me que o telefone vinha na lista amarela e se estiver interessado, posso ver se o encontro. Não queira gaiola pintada, pois os safadinhos roem a tinta toda. O melhor é cromada. E não se esqueça da malha apertada e com uma certa grossura, para não escapulirem. A hóspede que eu cá tenho em casa, provisoriamente para acasalar com o meu, consegue forçar a rede de uma gaiola tipo hamster e escapar.

Moya, nestes dias que estive fora a Kena inchou muito, deve estar quase no ponto. Vou no domingo novamente para aí, mas ainda não a levo, já que me parece que não acasalaram.
Um abraço a todos

MHZ
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 06, 2004 4:12 am

Ola :)
Pois é... a minha Kena andou na escola de Houdini :)
MHZ, fico contente de finalmente a kena estar a ceder aos fadinhos do artista... Já não era sem tempo ;)
Eu também os alimento com royal canin de gatinhos e não é mais barata que a comida para furões... Fiz vários testes com as marcas de furão e a de gatinhos e eles sempre preferiram esta.
Um abraço,
Rita
MHZ
Membro Veterano

sábado mar 06, 2004 12:11 pm

A kena gosta muito desta comida de furão. Ela é uma marota. Ontem preparei os papeis para o contabilista e meti-os numa saca. Desapareceram! Fui dar com eles e ela, atrás do reposteiro da salinha.
Moya , esse curso de secretariado que ela tirou, deve ter sido um por correspondência. ;)
Hoje, se não ia a tempo, bem desaparecia um dos meus chinelos...
Engraçado que cada furão tem personalidade diferente, tal como os humanos.
Ela já está muitíssimo inchada, só que ainda não o deixa aproximar. Será que o rejeitou como marido? Como é que é costume elas fazerem e como eu poderei ver que ela está pronta? Ela está inchada do tamanho de um grão de bico.
Agradeço me ajudem com a vossa experiência.

MHZ
lmv
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 06, 2004 12:48 pm

Olá MHZ,

Pelo que descreve, penso que ela já está receptiva e o não deixar aproximar ou tentar dar uma corrida, faz parte do desafio lançado ao macho (nesta fase, ela está mais desperta e agressiva). O macho tem de corresponder, correndo atrás dela, imobilizando-a por cima dela. Só depois dela estar mais calma, é que ele sai de cima dela e arrasta-a pela parte de cima do pescoço para um cantinho, de preferência, bem escondidinho e ai sim, passa à acção.

Ó MHZ, tem que dizer ao M.Opale que tem que ser um bocadinho mais agressivo com elas senão elas também não gostam (he he he).
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

sábado mar 06, 2004 8:33 pm

Pois é, mas ele é todo cheio de mesuras e quando ela o agride, desiste. Andam lado a lado, cheiram-se, dormem juntos, mas como ele não é nada agressivo, desconfio que ou é ela a arrastá-lo para o cantinho, ou nada feito. Eu ainda não a ouvi ter aquela tosse, só a ele. Elas também costumam tossir daquele modo esquisito?
Obrigado pela ajuda, Imv
um abraço

MHZ
lmv
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 06, 2004 9:33 pm

Não, elas desafiam para depois se deixarem dominar. No entanto, ao contrário dos machos que parecem umas galinhas e fazem aquela tosse, elas não emitem nenhum som (geralmente). Mesmo em brincadeiras normais, só oiço o Pompom sempre a cacarejar e a Peludinha, nada.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

sábado mar 06, 2004 10:40 pm

Esta cacareja e dá uns guinchinhos muito engraçados.
Quer-me cá parecer que descurei a educação sexual do meu Opale...:D
Mais uma vez obrigada, Imv
Um abraço

MHZ
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo mar 07, 2004 12:54 pm

Olá! Fartei-me de rir com os relatos da actividade sexual dos baixinhos! Espero que corra tudo pelo melhor!
Relativamente à Nina, só posso dizer que já está completamente desinchada, e depois de ter estado 4 vezes com o Godot, já não queria nada com ele. ;)
A técnica que a Rita usa, de só os deixar estar juntos por pouco tempo de cada vez, é excelente: a Nina não ficou com marcas no pescoço.
MHZ
Membro Veterano

domingo mar 07, 2004 1:28 pm

A Kena e o Opale estão sempre juntos, porque o Opale não é agressivo e o pescoço da Kena está direitinho. Mas depois de ler o que a Inês Faria disse da técnica da Moya, lembrei-me se não seria melhor juntá-los só um pouco por dia a fim de terem mais saudades um do outro? Quem me dá sugestões? Será que ele se enjoa de estar todo o dia com ela... ;)

abraços

MHZ
Moya
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 08, 2004 3:05 am

Olá a todos: ;)
Ainda bem que a Nina está optima... Ela é tão pequinina mesmo :)
Mhz, acabei agora de por no outro tópico sobre separar o Opale e a Kena por um par de dias... Com a Lucy resultou muito bem. E com a Buffy que também andava assim em àguas de bacalhau enquanto estava lá fora, agora que está longe do Godot noto evolução no cio dela todos os dias.
Um beijinho,
Rita
Responder

Voltar para “Furão”