Arrancar os dentes?!?!?!?!?!?!?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 13, 2009 11:20 pm

patmartins Escreveu: (...)Obrigada a todos/as, mais uma vez. Eu vou contando como se desenvolve esta situação, na esperança que o antibiótico faça efeito e que daqui para a frente tenha “apenas” de tomar muita atenção para que não volte a acontecer. Vou continuara acreditar que não serão necessárias medidas mais drásticas...

Agora vou andando para ainda passar no outro veterinário.

Até amanhã **
Aguardam-se novidades e desejo-lhe que tudo se resolva da melhor forma possível.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patmartins
Membro Júnior
Registado: segunda set 01, 2008 4:46 pm

segunda fev 16, 2009 10:49 am

Olá a todos!
Venho encerrar este tópico com as melhores novidades! :D
Não consegui vir mais cedo relatar, mas agora também já está tudo mais consolidado!
Na quinta feira à noite cheguei a casa e passei-me... A boca dela continuava uma desgraça... Verifiquei a barriguinha, vi que a costura estava bem fechadinha, com um aspecto muito bonito, os pontos ja tinham caído quase todos e tirei-lhe o cone!!
Foi um bocado arriscado mas eu já não aguentava vê-la assim, com os dentinhos sempre a ferirem mais e mais e aquele cone horroroso, a prender-lhe as orelhinhas e a impedi-la de se limpar...
Claro que a Wickinha passou quase uma hora no lambe lambe, não ligou nenhuma à barriga, deu-lhe três lambidelas, mas como devia ser a parta mais limpinha de todas ela seguiu com a limpeza das orelhas, do focinho, da cauda.... imaginam, né?
Depois foi brincar :D e de tal maneira estava contente que eu nem a senti ir para a cama (ela costuma ir sempre conosco, mas nesse dia ficou até mais tarde na brincadeira, a malandra!!)
Logo na sexta feira de manhã, me pareceu que estava melhor, mas se calhar era só de estar mais feliz, que a coisa não parecia tão feia, continuei (e continuo) a pôr o Bucogel e hoje, passados 4 dias desde que lhe tirei o cone, já as feridas estão quase saradas, as marcas no lábio estão a regredir a olhos vistos e não tarda nada vai estar tudo como antes! :wink:
Entretanto, vi as fotos da gatinha Michele que a leonilde pôs no respectivo tópico e começo a perceber o que se passou... O cone que a minha wickinha tinha era bastante mais fechado, punha-lhe as orelhinhas para baixo, obrigava-a a ter a boca fechada a menos que estivesse a olhar para cima e empurrava-lhe o maxilar de baixo para a frente quando ela estava em repouso, porque agora sem o cone, mesmo quando está a dormir com o queixinho apoiado, os dentes não batem no lábio de baixo naquele sitio onde fez ferida...
Eu estou super contente de a ver novamente normal! Está super brincalhona, a barriguinha com um lindo aspecto, já tem os pelinhos a crescer, a boca a ficar quase quase sarada. :D
O que é que eu vou ficar a pensar da veterinária? Bem, até agora, em relação à maneira como têm tratado a Wickinha, vou continuar a pensar maravilhas porque sempre a trataram super bem e por isso vou continuar a ir lá. Mas nestas coisas de a correr se fazerem operações, ou comprar todos os creminhos e todas as coisinhas... Bem, vou deixando andar até começar a perceber o que de facto é essencial e o que já é só pa cairem mais uns euros na caixa registadora... :?
Obrigada pelo vosso apoio, pelos vossos comentários e pela vossa ajuda.

Ah! Eu sempre fui ao Hospital Veterinário, na sexta feira. Não levei a Wickinha mas expliquei a situação e disse que ja tinha tirado o cone. Disseram-me que de facto pode acontecer haver necessidade de tirar os dentes a gatinhos pequenos quando estes fazem feridas como eu descrevi, mas neste caso em particular o melhor seria ver a evolução da coisa depois de tirar o cone e recorrer ao veterinário se não verificasse melhoras! Foi o que fiz!!! =)
Não imaginam como estou contente e sempre a dar-lhe beijinhos!
Patrícia
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda fev 16, 2009 11:25 am

patmartins Escreveu:Olá a todos!
Venho encerrar este tópico com as melhores novidades! :D
...

Não imaginam como estou contente e sempre a dar-lhe beijinhos!
Patrícia
Bom dia Patrícia,

Que boas noticias essas! :)

Ainda bem que seguiu o seu instinto e que tudo se resolveu pelo melhor...

Também fiquei muito feliz...

Um grande miminho para essa menina...
Última edição por pathelen em segunda fev 16, 2009 2:11 pm, editado 1 vez no total.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda fev 16, 2009 12:17 pm

Como por vezes têm de remover dentes aos gatos pequeninos, lá pensaram que este seria mais um caso...
Por vezes há muita precipitação... por vezes há calma a mais e depois as consequências são graves...
De certo a veterinária pensou que estaria a fazer o melhor pela gatinha... se até hoje não tem razão de queixas da vet...

A verdade é que a gatinha está bem e é o que interessa :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

segunda fev 16, 2009 12:51 pm

Fico Feliz por saber que a gatinha está bem :D

E é bem normal que lhe dê muitos beijinhos... :D A nossa felicidade é vê-los felizes né?! :wink:

Bos sorte :P
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

quarta mar 04, 2009 2:08 pm

Sei que já passou algum tempo mas só agora é q li este tópico.
Ainda bem que tudo acabou em bem.E sim, não vá na conversa dos Vets, alguns aproveitam-se de donos inexperientes para estarem sempre a impingir mariquices...
De qualquer maneira, conto que aqui na minha rua á um gatinho que tem os maxilares ao contrário (o de cima tá em baixo e o de baixo tá em cima) e então tem os dentes de baixo por fora do lábio.Levei-o ao Vet e a doutora disse que não ía mexer visto q ele comia mas que se os dentes o magoassem para o levar lá que ela os limava.
Teria sido uma opção para a sua gata se o problema dela fosse realmente os dentes.
Mas pronto, a operação rendia mais...enfim.
Cumprimentos e felicidades. :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 04, 2009 6:58 pm

E eu que também ando no forum a "prestações" :roll: também só agora li das boas novidades :D

Ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor :D Fiquei feliz por vocês e pela gatinha :D

Continuação de felicidades e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo nov 10, 2013 11:02 pm

Vou aproveitar a "boleia" deste tópico para perguntar à patmartins se houve alguma evolução desde 2009, porque foi-me sugerido que tirasse os dentes todos a uma gata que tenho em regime de FAT. Sim, todos, neste caso nem os caninos se aproveitam! A gata ainda não tem dois anos...

Ela tem muito mau hálito e deita uma baba escura. Já foram consultadas duas veterinárias e o diagnóstico foi o mesmo... Ela tem uma doença que faz com que o organismo dela "rejeite" os dentes como se fossem um corpo estranho. As gengivas estão todas inflamadíssimas e tem uma formação estranha no céu da boca... Isto não vai passar, antibióticos e cortisona podem aliviar mas serão apenas paliativos. Além disso, como tem muitas dores na boca, teriam de ser dados na forma de injectável... E ela já tomou muitos antibióticos, pois foi encontrada em muito mau estado (otite grave).

A segunda veterinária consultada é a favor de se fazer uma operação para se tirarem os dentes todos (!!!) e mandar uma amostra da formação que ela tem no céu da boca para saber se é tumural. Esta vet referiu que teve um gato com o mesmo problema, embora não tão grave, e que o operou com 10 anos de idade. Disse que no dia seguinte o gato estava a comer ração seca...

A primeira vet, no entanto, diz que corremos o risco de, depois de operação, a gata não conseguir comer.

Preciso de ajuda e opiniões, por favor. Tenho a noção que a gatinha está a sofrer... Ela come mesmo pouquinho, nota-se que tem dores, pobrezinha! Mas será verdade que depois há risco de não se conseguir alimentar?

Não foi sugerido que se tirassem os dentes aos poucos, mas sim todos de uma vez, mesmo... :|
Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

segunda nov 11, 2013 8:25 pm

O Miró que agora é IR há cerca de 5 anos que o vet me falou q ele devia arrancar um dos caninos pois estava partido e devia doer-lhe para além disso tinha muito tartaro.

Na altura n o fiz porque eram cerca de 200€, tinha ser anestesia geral e tudo.

O mIró agora faz imensas gengivites n pode tomar certos medic por causa da IR e há 4 meses que tem sido um filme p comer.

O Vet n altura qd me falou nisso, e já 2ª opinião disse_me: se vc tivesse um dente partido que lhe doia imenso n o tirava??? Mas n o fiz por motivos económicos.

N sei se isso teria evitado os problemas de boca...mas... n é novidade ter de se proceder à extração.

Obviamente que nessas situações temos sempre pedir 2ª opinião
<p>Lya </p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça nov 12, 2013 4:20 am

Butterfly_21 Escreveu:Vou aproveitar a "boleia" deste tópico para perguntar à patmartins se houve alguma evolução desde 2009, porque foi-me sugerido que tirasse os dentes todos a uma gata que tenho em regime de FAT. Sim, todos, neste caso nem os caninos se aproveitam! A gata ainda não tem dois anos...

Ela tem muito mau hálito e deita uma baba escura. Já foram consultadas duas veterinárias e o diagnóstico foi o mesmo... Ela tem uma doença que faz com que o organismo dela "rejeite" os dentes como se fossem um corpo estranho. As gengivas estão todas inflamadíssimas e tem uma formação estranha no céu da boca... Isto não vai passar, antibióticos e cortisona podem aliviar mas serão apenas paliativos. Além disso, como tem muitas dores na boca, teriam de ser dados na forma de injectável... E ela já tomou muitos antibióticos, pois foi encontrada em muito mau estado (otite grave).

A segunda veterinária consultada é a favor de se fazer uma operação para se tirarem os dentes todos (!!!) e mandar uma amostra da formação que ela tem no céu da boca para saber se é tumural. Esta vet referiu que teve um gato com o mesmo problema, embora não tão grave, e que o operou com 10 anos de idade. Disse que no dia seguinte o gato estava a comer ração seca...

A primeira vet, no entanto, diz que corremos o risco de, depois de operação, a gata não conseguir comer.

Preciso de ajuda e opiniões, por favor. Tenho a noção que a gatinha está a sofrer... Ela come mesmo pouquinho, nota-se que tem dores, pobrezinha! Mas será verdade que depois há risco de não se conseguir alimentar?

Não foi sugerido que se tirassem os dentes aos poucos, mas sim todos de uma vez, mesmo... :|

Posso deixar aqui o que actualmente se vive e sofre por aqui,a minha gatuxa que viveu na rua alguns anos está aqui com cerca de 16 anos já feitos,1 ternura,1 super querida fez destartarização há 2 anos pq descobri que tinha dentes escuros retiraram 2 dentes e assim ficou.

Há alguns meses que a Zara começou a "desfazer-se" em diarreia com cheiro autentico de podre alastrava por tudo que era sitio,o animal a definhar o meu Vet não estava na altura fui a outro que após injectaveis e mais injectaveis depois de analises e eco me disse que seria 1 risco devido á idade anestesia mas era essencial retirar todos os dentes motivo das dores dela,da diarreia e de não conseguir comer... mas nunca houve diagnostico...e não assumia responsabilidade acerca do que poderia suceder nessa dita cirurgia,entretanto o Vet voltou e lá fui:a Zara não retirou nenhum dentito,nem nisso se falou está medicada e em 2 semanas conseguiu se que estabilizasse a todos os niveis mas a alimentação dela mudou por sugestão de 1 amiga e do Vet radicalmente,actualmente ela come carne de ruminante picada,variar 1 pouco de vez em quando para não enjoar,peixe cozido em especial os gordos(sardinha,cavala,atum fresco,salmão) 1 pouco de fiambre apenas por goluseima e a minha menina terá talvez mais algum tempo de vida mas neste momento com qualidade e tranquila na paz do lar junto dos maninhos,claro que vai ser medicada o resto da vidinha dela mas apenas de tempo a tempo e alternando o tratamento.

Algo que me esquecia, a Zara rejeitou n de raçoes que são indicadas para animais com problemas destes,existem mais Vets capazes decerto noutras zonas eu nunca ia deixar retirar todos os dentes ao meu gato sem 1 diagnostico e sem outra opinião salvo se fosse com este Vet,desejo que tudo corra pelo melhor.

Estou na margem sul posso indicar por mp o Vet mas existem decerto outros bons como mencionei,a gatuxa tem a vida pela frente desejo boa sorte :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Butterfly_21
Membro Veterano

terça nov 12, 2013 10:47 am

Muito obrigada a ambas pelas opiniões... Eu estou no Norte, e no fundo já tenho a opinião de duas vets, uma é favor da extracção, a outra não é contra mas coloca algumas reticências. Por isso vim à procura de testemunhos.
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

terça nov 12, 2013 5:10 pm

Não tenho experiência quanto aos dentes, tenho um gato que tem 2 partidos, mas nunca foi necessário retirar, tenho outra que tem tártaro, mas nada que seja preciso intervenção já....

Se fosse a si eu pedia uma terceira opinião, já que é uma situação muito estranha....
Devemos ajudar sempre os animais
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça nov 12, 2013 10:04 pm

Infelizmente não é nada estranho, é cada vez mais comum. É um efeito secundário, salvo erro, do calicivirus. Tenho uma amiga com um casal de gatos bem novos e que já têm imensas gengivites. Há medida que se agravam a melhor solução é mesmo a remoção dos dentes.
Posso aconselhar o meu vet, é em Francos, mas aposto que o conselho dele será arrancar. Todos ou não dependerá do estado da boca, a ultima que o fez por aqui (a da colónia) ficou com os caninos e mais 3 ou 4 - que já estão todos a inflamar apesar da cirurgia ter sido há pouco mais de 1 mês
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 9:17 am

Bingley Escreveu:. Todos ou não dependerá do estado da boca, a ultima que o fez por aqui (a da colónia) ficou com os caninos e mais 3 ou 4 - que já estão todos a inflamar apesar da cirurgia ter sido há pouco mais de 1 mês
Pois... Se é para correr o risco de acontecer isto, mais vale mesmo tirar tudo de uma vez :(
Responder

Voltar para “Gatos”