Detesto mesmo ver um cão a ficar esganado por estar a puxar o dono seja porque viu outro cão, um gato, um cadela com o cio, etc. E por vezes vejo cães mesmo com dificuldades em respirar.
Olá,
O cão só fica dessa forma, com falta de ar se a estranguladora for mal utilizada. A estranguladora é só aperta o cão quando este puxa, e alarga de imediato quando o cão deixa de exercer pressao sobre a mesma. Se o cão, ao ser "estrangulado" não alivia a pressao é que não está tão aflito como parece !
Se o cão faz isto com uma estranguladora, o que fará com um peitoral ? Muito menos controlo consegue o treinador sobre o cao. A nivel de exemplo, ja viram alguma vez alguem treinar "trabalho"( RCI ou mondioring) com peitorais ? E depois de o cão perceber que pode conduzir o dono empurrando-o é um bicho de 7 cabeças para lhe tirar este pessimo habito.
Se o peitoral permite levantar as patas dianteiras do cão, a estranguladora nao permite fazer o mesmo ?
A estranguladora como ja disseram, funciona também no treino como reforço da ordem verbal, ou seja, digo "junto" se o cão nao obedece, dou um puxao (com tacto) na trela. Se isto for feito com o peitoral a "forçao do puxao" irá se fazer sentir menos ja que se irá distribuir por toda a area de contacto do peitoral, e poderá "desequilibrar" o cão, já que lhe toca em toda a parte dianteira.
Já repararam que nas competições de tração ( weight-pulling) os cães usam peitorais ja que estes favorecem a tração, dando ao cao maior superficie de contacto
Devo dizer que sempre usei estranguladores ou enforcadores (como quiserem chamar) e devo dizer que nenhum dos meus cães anda "esganado" pela rua, pelo contrario so vi vantagens neste tipo de coleira e quase nenhum inconvinente. Tenho aqui em casa coleiras de couro e nylon e dois peitorais, no entanto nao tenho duvidas nenhumas em afirmar que prefiro muito mais os enforcadores !
Os peitorais no entanto têm as suas vantagens, tal como ja disseram quando o cão tem algum problema respiratorio, quando o cao esta a fazer pistagem ( forma a dar liberdade ao mesmo) ou em caes pequenos devido à sua fragildiade
Hoje em dia, também se usa peitorais nas crianças de modo a não se perderem na multidão. Também podiam usar estranguladoras. Doí ao príncipio mas com o tempo os putos aprendiam que não deviam puxar, e com um dia de treina, vinham logo ter com os pais com um puxão.
Desculpe lá Pedro, mas há coisas q nao se pode comparar. Ou não me diga que também limpa o rabo ao seu cao quanto este faz as suas necessidades ?
Também ja referiram que o uso do peitoral pode prejudicar o desemvolvimento do mesmo, já que os membros deste estarao sujeitos a uma pressao descomunal devido ao esforço que o cão faz a puxar o dono. Também, devido à forma do peitoral (especialmente de alguns, ja depende do formato de cada) nao sao compativeis com certas raças ja que os laterais do peitoral iram embarrar nas patas dianteiras dificultando o andamento do cao.
dor e desconforto ? Acho melhor um cão aprender em pouco tempo como andar na rua, e atençao que o cão nao sente dor ao levar o puxao. Os referidos "puxoes" servem sim, essencialmente, para chamar a atençao do cão, e não provoca dor nenhuma, enquanto um peitoral com um cão a puxar a toda a hora ira cansar o cão muito mais e muito mais frequentemente. Além de achar duvidoso que se consiga treinar um cão com um peitoral.
Mas como o Pedro diz, as opinioes divergem
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!