Cavalier King Charles - prognatismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rosita21
Registado: domingo nov 17, 2013 11:29 pm

domingo nov 17, 2013 11:57 pm

Boa noite, tenho uma Cavalier king charles com 7 meses (faz amanha) e ainda não lhe sairam os caninos de leite.
No último fim de semana disseram-me que ela tem prognatismo, e por isso não fecha a boca, estando muitas vezes com a linguinha de fora.

Disseram para colocar elasticos nos caninos e passar o elastico pela parte da frente dos dentinhos para os fazer recuar, mas a minha cunhada que é ortodontista, diz que isso pode funcionar ao contrário, ou seja, não puxar os dentes para tras, mas sim os caninos para a frente.

O que devo fazer?
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda nov 18, 2013 12:32 am

Deve ir ao vet e falar sobre isso!! ou então falar com a criadora do seu animal.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda nov 18, 2013 10:06 am

Última edição por __dani__ em segunda nov 18, 2013 2:20 pm, editado 1 vez no total.
rosita21

segunda nov 18, 2013 10:18 am

Obrigada,
amanha já vou novamente a outro veterinário.

Já tentei comprar online a goma, mas não consigo terminar a compra.
Há à venda cá em Portugal?

No veterinário onde costumo ir não me falaram disso. Falaram de elásticos de correção de pessoas, o que me deixou desconfiada e à minha cunhada que é ortodontista também, e muito :(
__dani__
Membro Veterano

segunda nov 18, 2013 11:55 am

rosita21 Escreveu:Obrigada,
amanha já vou novamente a outro veterinário.

Já tentei comprar online a goma, mas não consigo terminar a compra.
Há à venda cá em Portugal?

No veterinário onde costumo ir não me falaram disso. Falaram de elásticos de correção de pessoas, o que me deixou desconfiada e à minha cunhada que é ortodontista também, e muito :(
Pois não sei se existe a venda cá em PT, eu só fiquei a conhecer essas gomitas à pouco tempo, nesse site que enviei.

Boa sorte
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 18, 2013 12:55 pm

Olá.
Apesar de ser mais difícil de encontrar, julgo que há essa especialidade veterinária.

Agora, pensava que os elásticos se usavam mais para correção dos dentinhos em detalhes mais estéticos. O prognatismo não diz respeito ao "avanço" da mandíbula inferior? É q nesse caso os elásticos não servirão de muito... (Não sei se estou a pensar bem)

Por fim, a minha cadela trocou os dentes pelos 5 meses. Chegou a ter os de leite e os definitivos, tudo ao mesmo tempo. Era a versão tubarão de um cao!!
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 18, 2013 12:57 pm

O criador não lhe disse que tinha prognatismo?
__dani__
Membro Veterano

segunda nov 18, 2013 2:22 pm

srYuki Escreveu:Olá.
Agora, pensava que os elásticos se usavam mais para correção dos dentinhos em detalhes mais estéticos. O prognatismo não diz respeito ao "avanço" da mandíbula inferior? É q nesse caso os elásticos não servirão de muito... (Não sei se estou a pensar bem)
Toda a razão
La goma de ortodoncia, especialmente diseñada para ayudar a corregir la posición de la mordida de los perros que lo necesitan.

Con estas gomas conseguimos que los dientes sobresalidos o torcidos se coloquen en su sitio.

No corrige una mandíbula prognata, pero desplaza los dientes sobresalientes hasta situarlos correctamente. Muy fácil de utilizar.
rosita21

segunda nov 18, 2013 2:54 pm

Obrigada a todos,

o criador não me disse.

E os pais foram a várias exposições e segundo ele não têm, e na verdade, tendo em atenção as fotografias, não têm.

Poderá não ser prognatismo, e ela estar só a cruzar mal os dentes porque ainda tem os caninos de leite, o que consequentemente provoca que os definitivos quando cruzados com o espaço dental da mandibula "puxem" o maxilar inferior para a frente?

Nesse caso, o que acham que devo fazer?
Já comprei o comb, ela tem peluches, que prendem por um elastico numa mesa que tenho e ficam "dependurados" e ela puxa, mas os caninos de leitinho não parecem querer sair.

Acham que devo mesmo deixar o dentista extrair?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 18, 2013 11:09 pm

Acho que só o veterinário poderá avaliar correctamente, dizer se ainda está no tempo normal de sairem ou não e se a correcção poderá ajudar. Se forem dentes de leite, á partida não terá problema em serem extraídos, mas é preciso que o vet dê a opinião se sairão ou não por si. Também ele saberá avaliar melhor se é prognatismo ou se é para corrigir a dentição e se os elásticos poderão ajudar.
rosita21

quinta nov 28, 2013 12:32 am

Obrigada a todos.
Na verdade não é prognatismo.
É o problema dos caninos. Segundo o veterinário, posso aguardar mais uma semaninha.
Estou a abanar os dentinhos todos os dias a ver se saem por si próprios.
Vamos esperar e rezar para que sim ;)
Responder

Voltar para “Cães”