Quero adoptar um gatinho - zona de Lisboa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
rr1986
Registado: terça ago 06, 2013 2:43 pm

terça nov 19, 2013 4:15 pm

Boa tarde!
Como o titulo do topico indica, estou à procura de um gatinho para adoptar... tenho neste momento uma gata (esterilizada) com 2 anos e gostava de lhe arranjar uma companhia felina...
Pensei num macho (que será castrado assim que tiver idade para tal), mas gostava de saber se acham mais facil habituar a minha actual gata a um menino ou menina ou se é indiferente...
Grata pela ajuda!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 19, 2013 6:38 pm

Eu acho que é indiferente. Depende das personalidades deles. Os residentes a partir do momemto que vêm o seu territorio invadido por um novo membro não o vão afastar/bufar/agredir consoante o sexo, é mesmo pela presença e a ameaça de terem de repartir o espaço e donos :lol: :lol:
rr1986

terça nov 19, 2013 8:54 pm

Antes demais obrigada pela resposta 99smiles... Foi o que imaginei, mas como a gatinha que tenho actualmente é o meu primeiro gato achei melhor perguntar....

Aproveito para pedir se alguém tiver conhecimento de algum gatinho para adoptar na zona de Lisboa me informe. Não tenho qualquer tipo de problema em responder a nenhuma pergunta que me queiram colocar ou a assinar termo de responsabilidade.

Agradeço desde já.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça nov 19, 2013 10:32 pm

Deixo aqui o site que tem alguns felinos, procure ;) boa sorte e dê noticias...

http://adopta-me.org/searchquery.php?ar ... r_color=-1
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta nov 20, 2013 5:28 am

Tem tambem 2 boas Associaçoes na zona de Lisboa que estão a rebentar de animais...a Entregatos e a GV em Cascais basta procurar contactos no google,boa adopção e sorte para o gatuxo :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 20, 2013 11:46 am

Bom dia, rr1986,

Vivo em Lisboa e tenho quatro gatinhos para adopção: a Cuore, a Bambina, a Judy e o James.

Todos estão vacinados e são negativos a FIV e FeLV. A Judy vai ser esterilizada esta semana e novamente operada ao olhinho, para ver se se consegue remover mais aquele véu. São todos meigos e brincalhões, como é próprio dos gatinhos da sua idade.

Pode encontrar mais informação e fotos nos tópicos abaixo:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=104726

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=106327
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta nov 20, 2013 3:01 pm

Boa tarde,

Também eu tenho um gatinho de 4 meses à procura de donos definitivos. Para o conhecer melhor, poderá consultar os tópicos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=105935
e
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=107321
Espero que ele seja do seu agrado.

Cumprimentos,
Maria Jo&atilde;o
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quarta nov 20, 2013 5:22 pm

Também tenho neste momento 10 gatinhos para adoção , mas como já lhe sugeriram aqui vários, deixo apenas a informação para o caso de conhecer mais alguém que também queira adotar :)
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
rr1986

quarta nov 20, 2013 11:07 pm

Boa noite!
Antes demais muito obrigada pelas respostas!

Conforme me foi sugerido andei a ver os sites de algumas associações e claro o adopta-me... Apaixonei-me por um gatito colorpoint que se tudo correr bem virá para a sua nova casa no sábado...

Se me permitem um desabafo, não foi muito "simples" (não é a palavra certa, mas não me ocorre outra) encontrar um gatinho para adoptar derivado ao facto de ter 2 filhos, 3 das pessoas que contactei disseram-me directamente que não me iriam entregar nenhum gato pelo simples facto de eu ter 2 filhotes pequenos (6 e 5 anos)... Eu sei que há crianças que não têm qualquer tipo de respeito pelos animais e que os veem com bonecos que mexem, mas não achei nada "justo" descartarem assim um adoptante só pelo facto de ter crianças em casa, mesmo eu me tendo disponibilizado a abrir a porta de minha casa para conhecerem os meus filhos e para verem como se comportam com a Faisca ou com o futuro gato... Sinceramente fiquei bastante triste principalmente porque conheço os filhos que tenho e principalmente a mais velha é apaixonada por gatos e sei que nunca lhes fariam mal (tal como nunca fizeram à Faisca que veio para nossa casa com 1 mês e meio e hoje tem 2 anos e ama de paixão os seus meninos, não os pode ouvir a chorar que mia aflita à volta deles, passa horas deitada enroscada a ver filmes com a minha filha com esta a fazer-lhe festinhas)...

Agradeço mais uma vez a ajuda e peço desculpa pelo desabafo... Compreendo perfeitamente que é bastante complicado encontrar bons adoptantes...
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 21, 2013 12:13 am

Não tem que agradecer, e ainda bem que vai dar um lar a um gatinho que dele necessita.

Por acaso, fiz hoje uma visita a uma gatinha que dei recentemente a um casal com dois filhos pequenos, um com seis e outro com três anos. É verdade que não é de ânimo leve que se dá um animal, sobretudo um gato, a um agregado familiar assim. Basicamente, são em maior número as coisas que podem correr mal, como qualquer pessoa facilmente compreenderá. Mas a Bacci foi entregue depois de eu avaliar presencialmente, tanto quanto me foi possível, o comportamento da família entre si, ou seja, o sentido de responsabilidade dos pais, a forma como este sentido de responsabilidade é transmitido aos filhos e o objectivo da adopção -- que, neste caso, foi enriquecer toda a família e não dar um novo brinquedo aos filhos.

Tenho cometido os meus erros de avaliação, mas hoje fiquei muito contente por ver uma gatinha feliz, com uma dona que nunca teve gatos mas está completamente rendida, que me disse que os filhos estão a aprender a respeitar a Bacci no seu comportamento característico e que a gatinha, para além de ser mimada e respeitada, está a ser excelente para os meninos e para toda a família. Um exemplo: "Se quiseres que a Bacci venha para o teu colo, não a agarres; senta-te ao pé dela e espera que ela venha." E, assim, a Bacci está a ajudar a que os meninos fiquem, por vezes, mais sossegadinhos. "A Bacci arranhou-te? Azar. É porque a agarraste sem ela querer."

É claro que é possível que nem todos os particulares ou associações tenham este tipo de abordagem em relação às adopções. Se, por um lado, é uma pena que assim seja, por outro, conhecendo as dificuldades com que uns e outros se debatem (falta de voluntários, de tempo, de meios), eu incluída, até compreendo que, na dúvida, optem pelo "não". Eu também não tenho tempo para tudo o que devia fazer, pelo que não serei eu a atirar pedras, embora lamente que, às vezes por preconceitos, se percam boas adopções. E também aqui não me excluo.

É uma tarefa difícil. Tirar um animal de uma situação complicada equivale a tornarmo-nos responsáveis por ele para todo o sempre. Às vezes, há pequenas coisas que nos fazem soar uma campainha de alarme e resolvemos não arriscar; outras vezes, o alarme não soa, e o resultado é desastroso -- mas a ideia é sempre a do bem-estar do animal. É uma grande responsabilidade...

Espero que este testemunho a tenha ajudado a compreender um bocadinho melhor a realidade e a dificuldade das adopções na perspectiva de quem dá, numa altura em que cada vez mais abandonos e devoluções acontecem sem que, à partida, imaginássemos que poderiam acontecer. E desejo muitas felicidades para a sua família, a sua gatinha e o novo elemento da família.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta nov 21, 2013 12:27 am

Revejo-me no testemunho da Tassebem.

Posso acrescentar que já dei animais a famílias com crianças e que o continuarei a fazer sempre que achar que são uma família responsável.
O que costumo é sugerir sempre um gato que tenha uma personalidade também compatível com essa situação. Se não tiver nenhum nesse momento, explico isso e encaminho para outros :)

Felicidades com o novo gatinho :D
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Tassebem
Membro Veterano

quinta nov 21, 2013 12:33 am

A Paty LP tem razão: também é preciso que tenhamos um gatinho disponível com um perfil que se adeque, o que nem sempre acontece.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta nov 21, 2013 2:56 pm

Parabéns pela aquisição, rr1986.

Concordo com a Tassebem e também com a Paty_LP embora, sinceramente, tenha a certeza de que até um gato "selvagem" pode viver bem numa casa recheada de crianças, se essas crianças forem ensinadas a respeitar o animal e terem um adulto que vigie a interacção delas com o gato. Mas compreende-se perfeitamente que uma FAT, sem conhecer a família e sem ter a possibilidade de estar e orientar, não vai arriscar a colocar um gatinho com determinadas características numa determinada casa. Vou-lhe dar um exemplo; para que o gatinho que tenho em FAT, estivesse bem sociabilizado também com crianças, pedi a uma das minhas irmãs que "emprestasse" o meu sobrinho de seis anos à minha mãe (o gato está em casa dela) por um fim-de-semana. Tudo correu muito bem mas depois de ele se ter ido embora, o fulano constantemente, escondia-se e atirava-se às pernas (sem morder e arranhar) e abraçava-se aos pés. Admirada, perguntei à minha mãe porque é que ele fazia aquilo. Ela explicou-me que o meu sobrinho jogava às escondidas com ele; escondia-se e chamava pelo gato e quando este o alcançava ele fugia até o gato o apanhar. Tudo bem, mas se uma pessoa idosa quisesse o gato naquela altura eu não o iria disponibilizar com medo que ele originasse uma queda grave. Com tempo, esse comportamento foi inibido e o gato voltou à normalidade. Claro que qualquer pessoa habituada a gatos, poderia ter feito essa inibição, o problema é que eu sem conhecer as pessoas e não o podendo acompanhar (ele está em Lisboa), não iria arriscar.
Maria Jo&atilde;o
rr1986

quinta nov 21, 2013 6:57 pm

Boa tarde.
Li atentamente as vossas respostas ao meu desabafo e ajudaram-me a ver o "outro lado"... Compreendo prefeitamente que em caso de qualquer duvida se opte pelo não...
Muito sinceramente só me custou porque vejo diariamente o carinho que os meus filhos têm por gatos, seja a nossa Faisca, seja os gatos de rua que volta e meia se lembram de dormir em cima do nosso carro... Mas após ler o que escreveram realmente faz todo o sentido que muitas vezes se opte pelo não, pois não nos conhecem de lado nenhum nem podem adivinhar (infelizmente) se o gatinho não será apenas um capricho de momento...

De qualquer maneira, o que interessa é que sábado teremos o nosso Simba e neste momento a filhota mais velha anda a escolher uma mantinha das dela para o Simba... Diz ela que está muito frio e que o Simba tem de estar quentinho....

Mais uma vez muito obrigada!
Responder

Voltar para “Gatos”