Dia 25 de Novembro adoptei um gatinho de 2 meses numa associação da minha localidade, que me disseram já ter a primeira desparasitação e ter tido uma consulta no veterinário onde foi observado e estava tudo bem com ele.
No dia 29 de Novembro, passados apenas 5 dias do gatinho estar cá em casa começou a vomitar por volta das 6 da manhã constantemente, de hora a hora, tendo vomitado comida no primeiro e segundo vómito e depois só suco gástrico, perante a situação dirigi-me logo de manhã à clinica veterinária onde ele estaria a ser seguido desde que deu entrada na associação, onde levou um medicamento por injecção, um pouco de soro e foi-me dito que deveria ser apenas uma paragem de digestão, orientando-me para o trazer para casa, tentar dar-lhe comida passadas 3 horas e à noite voltar com ele outra vez à clinica para reavaliar a situação.
Trouxe-o para casa mas assim que cheguei ele começou de novo a vomitar, uma e outra vez, o que me fez ligar de imediato para a clínica para perguntar o que deveria fazer, porque na consulta disseram-me que com o medicamento injectável os vómitos deveriam parar dentro de 30 minutos, o que não se veio a verificar. Foi-me dito para levar lá de novo o gatinho e para o deixar lá até ao final do dia, para ficar em observação.
Quando voltei para o ir buscar fiquei totalmente surpreendida porque o gato não tinha melhorado, tinham efectuado um esfregaço para poder ver o que se passava e o veterinário alarmado disse que só tinha encontrado um glóbulo branco numa gota de sangue, que deveria ser panleucopenia felina e para me dirigir rapidamente a um hospital da zona para ele ficar lá internado, coisa que fiz imediatamente.
Chegando ao hospital, ao tirarem o gatinho da transportadora ele estava muito fraco, sem força nenhuma, parencendo já quase sem vida, foi medida a temperatura, que marcava os 33º! Foi levado de imediato para uma incubadora para ser aquecido, levar oxigénio e soro e foi quando lhe metiam o catéter que teve a primeira paragem respiratória, que as veterinárias conseguiram reverter, ficando então internado.
Foi-me dito que o gatinho poderia não sobreviver e ficaram de nos contactar a qualquer hora caso houvesse qualquer alteração do seu estado de saúde.
Quando cheguei a casa, ligaram-me a informar que depois de estar na incubadora ele até tinha tido uma resposta positiva, mas que ainda não poderiamos cantar vitória, informaram-me do resultado das análises, disseram que os globulos brancos estavam normais, o que era óptimo porque não seria nenhuma infecção daquelas complicadas (contrariamente ao que nos tinha sido dito na clinica veterinaria) mas que qualquer doença num gatinho daquela idade era muito problemática.
Eram 23h quando me voltaram a contactar, dizendo que ele afinal não tinha resistido, tinha tido outra paragem respiratória que desta vez tinha sido impossivel de reverter.
Ontem voltei ao hospital para tratar da cremação e saber mais pormenores da morte do gatinho e qual o meu espanto ao dizerem-me que o gatinho tinha uma desnutrição e uma anemia severa (coisa que não acontece de um dia para o outro e não em apenas 5 dias) e tinha pulgas, factores que poderão ter sido a causa da morte, a juntar ao facto dele ter vomitado durante todo o dia umas 8 ou 9 vezes o que é muito grave para um gatinho daquela idade e estava severamente desidratado, porque ficou toda a tarde dentro da transportadora na primeira clinica a que o levei, não tendo ficado nem a soro, nem foi aquecido, apenas ficou "esquecido" dentro da transportadora fazendo o veterinário uma suposta "observação", só lhe pegou perto das 18h para fazer o esfregaço porque sabia que era a essa hora que eu o deveria ir buscar.
Fui também contactada pela senhora da associação que me deu o gatinho a desculpar-se, dizendo que não sabia de nada, e mentindo ao dizer que o gato esteve sempre isolado dos outros gatos, coisa que eu sei perfeitamente que é mentira pois no dia que o fui buscar ele estava junto a todos os outros gatos (cerca de 25) numa sala pequena com apenas 1 caixa de areia para todos.
Ao voltar ao primeiro veterinário, para contar o sucedido fui eu que fui olhada como culpada, porque ele disse-me que ou seria panleucopenia felina (que rapidamente me disse que não poderia ser porque a srª da associação já lhe tinha ligado a dizer que o gato estava isolado e mais nenhum gato tinha sintomas disso) ou que foi algum tóxico que ele ingeriu em minha casa, coisa que eu tenho a certeza absoluta que não foi porque ele esteve sempre fechado no meu quarto por ainda estar a fazer a aproximação com a outra gata residente.
Desconfio de negligência da parte do veterinário que o monitorizou durante a tarde, por nem sequer o ter visto chegar ao estado em que chegou em tão poucas horas(quase morto), por não me ter ligado a dizer que a saúde do gatinho tinha-se deteriorado e era urgente leva-lo ao hospital o quanto antes e por não ter sequer admitido logo ao inicio que não tinha as condições necessárias para tratar de um gatinho que precisava de aquecimento, soro e oxigénio.
Quanto à associação, a senhora mentiu-me claramente, a mim e ao veterinário, em relação ao gato estar isolado dos outros, coisa que tenho a certeza que não estava.
Revolta-me saber que o gatinho foi negligenciado enquanto poderia estar a ser tratado noutro sitio qualquer com melhores condições e que se tivesse recebido logo tratamento adequado provavelmente teria sobrevivido porque não era uma doença complicada, o gatinho morreu de exaustão, de sofrimento durante toda a tarde.
Para ajudar, não se sabe se pode ter passado alguma coisa à gata que eu já tinha uma vez que ela não demonstrando nenhuns sintomas possa estar ainda em fase de incubação de alguma doença, já a levei ao hospital, fizeram análises em que os valores estavam todos normais mas não me garantem que ela não tenha nada, só daqui a 15 dias é que posso ter a certeza.
É triste e revoltante que um gatinho tão novinho tenha perdido a vida desta forma, que não tenha tido o tratamento adequado desde o inicio e por isso queria pedir a vossa opinião, é mesmo caso de negligência ou simplesmente infelizes coincidências?
Apesar de só o ter tido tão pouquinho tempo era um gatinho tão cativante, tão carinhoso... Está a ser muito dificil a perda =(
Negligência Médica?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Podem acontecer "acidentes" mas creio que antes de tudo deveria mncionar qual a Associação antes de tudo para alertar alguem que possa ir lá buscar ainda mais algum dos que estavam juntos com o seu gatuxo e tambem para ficarmos a saber que não são crediveis.
Tanto que n são crediveis que teem 1 Vet tambem irresponsavel como se apercebeu e o gatinho tinha de vir já doentito talvez sim panleucopenia seja o mais usual nesses casos mas tente pedir relatorio ao vet onde ele morreu.
Para si lamento o sucedido, tambem no ano passado adoptei mais 1 pretinho doce,mimoso que foi c os manos criado aqui emcasa desde os 12 dias e dias depois nem quase tempo houve de ir com ele ao Vet foi de imediato para a incubadora e oxigenio mas ao fim de poucas horas partiu

Tanto que n são crediveis que teem 1 Vet tambem irresponsavel como se apercebeu e o gatinho tinha de vir já doentito talvez sim panleucopenia seja o mais usual nesses casos mas tente pedir relatorio ao vet onde ele morreu.
Para si lamento o sucedido, tambem no ano passado adoptei mais 1 pretinho doce,mimoso que foi c os manos criado aqui emcasa desde os 12 dias e dias depois nem quase tempo houve de ir com ele ao Vet foi de imediato para a incubadora e oxigenio mas ao fim de poucas horas partiu

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm
Eu costumo dizer que é preciso ter muita sorte com os médicos que encontramos nos hospitais, quer para nós quer para os patudos....
Devemos ajudar sempre os animais
Ora eu só acertei no Vet à 3 vez... e tudo uma questão de sorte.
Eu lamento a perda do patudo (como se chamava?)
Quanto à associação deve sim ser chamada a atenção ... não sei quais sãoas as condições ... por vezes existem umas que mais valiam estar queietas do que fazer o que fazem....
mas as vezes as pessoas dessas associações querem dar amor e tratar e nem sempre tem dinheiro para tudo... ter animais isolados numa associação é muito difícil... normalmente os doentes estão juntos é triste mas infelizmente é assim
Eu lamento a perda do patudo (como se chamava?)
Quanto à associação deve sim ser chamada a atenção ... não sei quais sãoas as condições ... por vezes existem umas que mais valiam estar queietas do que fazer o que fazem....
mas as vezes as pessoas dessas associações querem dar amor e tratar e nem sempre tem dinheiro para tudo... ter animais isolados numa associação é muito difícil... normalmente os doentes estão juntos é triste mas infelizmente é assim