Claro que se respeita a opinião de outros.. Porque não?filipecunha Escreveu:A minha opinião é que nestas provas há muito fanatismo pelas pontuações e vale de tudo, e os choques sejam fortes ou fracos assustam o cão, ou seja dizerem que este senhor é o melhor do mundo e se calhar a maior técnica que usa não deixa de ser por repreensão não dou muito mérito, mas repito é a minha opinião, não mencionei opiniões de outros, só dei a minha, estou a dizer isto porque neste fórum as vezes preocupam-se mais em criticar e censurar as opiniões dos outros em vez de dar as suas.

Eu próprio era totalmente contra este tipo de ferramentas até estar mais dentro do meio e perceber como e quando realmente e utiliza estes colares. E, na minha opinião, a questão essencial é o quão importante é a pessoa que tem o comando na mão saber o que está a fazer.
Quanto ao fanatismo das pontuações acho que acontece em qualquer desporto que entras, seja animal ou humano.. Queres é ser o melhor no que fazes e usas todas as ferramentas disponiveis para chegares lá. Mais uma vez, em que quer que seja, tens de saber é o que estás a fazer.

Mas tens de ver que não é só em competições que os cães são utilizados. Cães de trabalho, por exemplo, que têm de decidir como agir em segundos têm de ser o mais perfeitos possível, pois uma falha pode significar a perda de vida de um ser humano ou a do próprio cão.
Pedro