Ensinar cão a "brincar"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Hayes88
Registado: quinta dez 12, 2013 1:05 am

quinta dez 12, 2013 1:20 am

Boas,

No passado mês de Agosto fui buscar um "cãozinho" ao canil que tinha sido abandonado. É um cão extremamente dócil e bem comportado apesar da sua aparência agressiva. Desde que o fui buscar sensivelmente há quatro meses que o tenho incentivado a brincar de forma a que ele exercite o físico, mas sem sucesso.
Já tentei atirar uma bola para ele ir buscar e nada, já tentei com uma amiga minha fazermos uma espécie de rabia de forma a ele se excitar ao ver muito movimento em volta dele e nada, fica a olhar para nós como quem diz "estes gajos são parvos".
A unica maneira que o consigo por a correr é correndo eu também e para ser sincero não tenho resistência para aguentar a pedalada do bicho.
Já pensei em fazer umas corridas "softs" com ele mas a zona onde moro além de ter muito trânsito existem muitas pessoas com cães que é a unica coisa com que ele não se dá bem.

Alguêm me pode dar ideias? (vivo num apartamento e como tal acho que é essencial ele mecher-se mais)

Em baixo deixo uns links com o canito :)

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/ ... 1235_n.jpg

https://www.facebook.com/photo.php?v=10 ... =3&theater
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta dez 12, 2013 8:55 am

Eu tenho uma cadela que adoptei adulta de um canil já há mais de 2 anos. Ela também nao percebe para que serve uma bola. :-) Ao princípio também nao sabia bem o que fazer com ela. Depois descobri que gosta do "churro" (espécie de "chourico" de sisal almofadado), dá cada salto para tentar apanhar aquilo. Se arrastar um pau comprido pelo chao também se farta de correr atrás a tentar apanhar. Se o atirar já nao liga nenhuma... Cada cao gosta de "brincar" de maneira diferente, tem de descobrir o que o seu gosta.
Para exercício umas boas caminhadas no campo ou praia também é bom, é interessante para o cao e cansam menos o dono do que correr. :-) Ou entao andar de bicicleta com o cao "atrelado" atrás, mas é preciso mais jeito para coordenar cao e bicicleta.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta dez 12, 2013 9:56 am

Não ter ar de agressivo ahaha tem ar de ser super simpático ;)

Agora quanto à brincadeira, realmente cada cão prefere um tipo de brincadeira... o meu gosta mais de brinquedos de corda ou trapilho. Bolas não é lá muito com ele (e ele está comigo desde cachorro!)
http://www.youtube.com/watch?v=yzqs54qMgQA este vídeo ajudou-me a aumentar a motivação do meu cão para jogar tug comigo.

Motivar um cão para brincar cansa imenso, mas quando se tem resultados é tão bom!! Boa sorte :)
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta dez 12, 2013 11:01 am

Em relação a ensinar o cão a ir buscar a bola, tenta ser progressivo.

Atira a bola para o pé de ti e dele, diz "busca" ou a palavra que tu escolheste para ir buscar. Se ele começar a cheirar a bola ou abocalhar, vai icentivando-o com um "muito bem" em tom de brincadeira. Quanto mais perto ele estiver do que tu queres, vai criando mais excitação para ele perceber que é o que tu queres.

Se ele apanhar a bola, podes dar-lhe os parabens e uma recompensa.

A seguir, e mantendo a distancia entre a bola, ele e tu, depois de ele ter a bola na boca, tira-lhe a bola. Quando tiveres a bola na mão, mostra-lhe, dá-lhe os parabens e uma recompensa.

Quando ele fizer bem a curtas distâncias, apanhar a bola e largar ao pé de ti ou dar-te na mão, vai aumentando a distância.

É importante teres paciência e haver uma aprendizagem progressiva.
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

quinta dez 12, 2013 5:00 pm

Nada como aprender com quem percebe do assunto:

http://vimeo.com/69753954

O Cláudio Nogueira tem bastantes vídeos com o seu Skype que são excelentes para quem tem um cão e quer desenvolver uma boa relação com ele.
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quinta dez 12, 2013 11:19 pm

Boas!!!

Perca tempo com o seu novo cão e irá aprender muito com ele. Do pequeno vídeo que mostrou parece que ele gosta de procurar coisas, por isso pode sempre experimentar esfregar a bola na ração dele e dá-la a cheirar ao cão e depois escondê-la, 1º com ele a observar todo o processo e depois tornando a coisa cada vez mais difícil. se ele se adaptar bem à bola com cheiro da comida experimente também a atirá-la, 1º perto e depois, progressivamente mais longe.
Quanto ao exercício, pode também experimentar a bicicleta ou você fica menos cansado e ele com o exercício que necessita. Com as minhas cadelas vou 3 a 4 vezes por semana pô-las a correr atrás da carrinha durante cerca de 30 minutos a cerca de 20 a 30 Km/h. Para este tipo de exercício é necessário que os cães e donos saibam o que estão fazendo para não haver acidentes.

Até à próxima!!!
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta dez 18, 2013 1:38 pm

Se o cão não tem instinto de caça, até pode ensinar a brincar com a bola, mas não vai gastar as energias que pretende porque não há motivação.

Não vi o vídeo, mas se está correcto o que disseram em relação ao cão parecer que gosta de andar a cheirar, pode ensina-lo a pistar.

Tem um excelente gasto de energias, quer a nível físico como psicológico.
Boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo dez 22, 2013 12:30 am

Parece-me arraçado de dálmata, não tanto pelas pintas mas pelo formato da cabeça e dos quartos traseiros. Se for, terá muita, mas muita energia para gastar.

E que tal em vez de correr, você tentar ir de bicicleta? A coisa sempre ficaria mais a par.

Depois, para o meu dálmata, temos uma bola de basquete a que ele acha alguma graça, justamente porque não consegue abocanhar.

A cadela pequena adora correr atrás de bolas de sabão e de um fresbee. Nunca usei nenhum, mas também há o boomerang, que é atirado a uma distância maior do que este fresbee a que me refiro.

E como é o interesse deste cão por comida? Se for como a maioria, eu talvez tentasse, besuntar um fresbee com manteiga ou mel para despertar o interesse do bicho. Não sei se é boa ideia, mas foi o que me ocorreu agora :)
Responder

Voltar para “Cães”