Duvida em relação Pastor Belga Malinois

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MalinoisDog
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 13, 2013 4:34 pm

sexta dez 13, 2013 4:48 pm

Boa tarde,

Eu a muito tempo que ando interessado na raça pastor belga Malinois, já li muito , já pesquisei muito.

Uma coisa frequente que leio é que falam que este cão, devido ao forte "drive" que tem e de gostar muito de trabalhar, não é indicado para pessoas com pouca experiência em treinamento de cães.

A minha questão é a seguinte, para uma pessoa como eu, que sempre teve cães, mas sem raça, rafeiros, e não tenho muita experiência em treina-los, não é mesmo aconselhável ter um?

Eu tenho muito espaço para ele, muitos metros quadrados de terreno para ele correr, brincar e treinar ( tenho que aprender ).

Não devo mesmo tentar ter um?

Obrigado
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta dez 13, 2013 5:11 pm

depende tudo do seu empenho, se o exercitar todos os dias e lhe der amr e carinho ele vai ser feliz
MalinoisDog
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 13, 2013 4:34 pm

sexta dez 13, 2013 5:41 pm

Sasha99 Escreveu:depende tudo do seu empenho, se o exercitar todos os dias e lhe der amr e carinho ele vai ser feliz
Obrigado pela resposta.

Foi um pouco isso que eu pensei, eu quero mesmo ter um, logo ele terá todo o meu empenho e dedicação!

Mas se de facto não for mesmo o indicado para mim, terei que repensar...

Não quero que ele possa vir a sofrer por minha causa!
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta dez 13, 2013 5:47 pm

se já estudou a raça, se sabe as suas limitações, porque nos pergunta a nós se achamos boa ideia ter um cão dessa raça? Não somos nós que vamos tomar essa responsabilidade, que acima de tudo é o que implica ter um cão :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
MalinoisDog
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 13, 2013 4:34 pm

sábado dez 14, 2013 1:48 am

Charlie2 Escreveu:se já estudou a raça, se sabe as suas limitações, porque nos pergunta a nós se achamos boa ideia ter um cão dessa raça? Não somos nós que vamos tomar essa responsabilidade, que acima de tudo é o que implica ter um cão :wink:
Compreendo isso.

E claro que não estou a tentar passar a responsabilidade para ninguém, já estou praticamente decidido sobre o que vou fazer.

A questão era mais sobre possíveis sugestões e concelhos que pessoas com mais experiência do que eu possam dar.

Obrigado ;)
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado dez 14, 2013 2:58 am

Acredito que com vontade e dedicação tudo se consegue, no entanto não podemos deixar que o desejo nos cegue.

Com isto quero dizer que conheço de perto 2 exemplares de raça Malinois, extremamente dedicados ao dono, cm aprendizagem muito rápida, mas que também exigem treino e atenção de nível superior.

A titulo de exemplo deixo-lhe aqui um caso : Há pouco tempo um vizinho meu, ao ver a capacidade daqueles cães ambicionou um exemplar dessa raça. E contava, com certeza, dar conta do recado. Não deu..
O destino desse cachorro foi o outro dono que mencionei acima, que agora em vez de 2 passou a ter 3.

:lol:

Por isso, quem saberá se está apto para ter um cão desta raça será você, entanto será de ponderar bem :)

Mas são cães fantásticos, nisso estamos de acordo. E desejo-lhe boa sorte, caso avance com essa intenção.
JonhyRico
Membro
Mensagens: 117
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sábado dez 14, 2013 6:14 am

Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
MalinoisDog
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 13, 2013 4:34 pm

domingo dez 15, 2013 11:25 am

sensonite Escreveu:Acredito que com vontade e dedicação tudo se consegue, no entanto não podemos deixar que o desejo nos cegue.

Com isto quero dizer que conheço de perto 2 exemplares de raça Malinois, extremamente dedicados ao dono, cm aprendizagem muito rápida, mas que também exigem treino e atenção de nível superior.

A titulo de exemplo deixo-lhe aqui um caso : Há pouco tempo um vizinho meu, ao ver a capacidade daqueles cães ambicionou um exemplar dessa raça. E contava, com certeza, dar conta do recado. Não deu..
O destino desse cachorro foi o outro dono que mencionei acima, que agora em vez de 2 passou a ter 3.

:lol:

Por isso, quem saberá se está apto para ter um cão desta raça será você, entanto será de ponderar bem :)

Mas são cães fantásticos, nisso estamos de acordo. E desejo-lhe boa sorte, caso avance com essa intenção.
Obrigado pela resposta amigo ;)

Como já referi estou a ponderar muito bem já que não quero acabar como o caso que falou, em ter que dar o cachorro a outra pessoa.

JonhyRico Escreveu:Vê este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=yXqNl5bTCMU
Obrigado pelo video ;)



Já agora alguém pode me referir algum site de referencia ou vídeos bons de treino geral e obediência?

Obrigado
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

domingo dez 15, 2013 11:55 am

Também está disposto a recorrer a um treinador profissional caso seja necessário? Ou mesmo desde o princípio?
Não conheço nada da raça, mas uma vez que dizem aqui precisar de um bom treino e já que não se sente "seguro" quanto às suas aptidões, poderá ser benéfico procurar desde cedo um bom treinador, que lhe possa dar uma boa base para a educação do seu cão.
Boa Sorte :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

domingo dez 15, 2013 4:08 pm

vou lhe dar a minha opinião sincera, por favor não leve a mal.

Se está a por essa questão então, tenho a certeza que não está preparado para este tipo de cão. São cães extremamente exigentes e precisam de um dono que esteja preparado para lhes dar o treino e trabalho que necessitam para ser felizes. São cães que precisam de trabalhar diariamente, e quando digo trabalhar, não estamos a falar de simples passeios com exercícios de obdiência. Precisam de um dono capaz de lhe providenciar exercicios complexos e estimulantes para que se possam manter felizes e completos.. Não me parece que seja um cão que se possa ter apenas para companhia, exactamente pela necessidade que tem de trabalhar..

Se é o primeiro cão ao qual se pretende dedicar a 100% e a investir tempo e esforço no treino, aconselho-o a procurar outra raça, ou um SRD. Mais tarde terá com certeza tempo para ter um PB mas por enquanto, pelas perguntas que tem feito, parece me muito cedo.

boa sorte..
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo dez 15, 2013 7:31 pm

sempre se pode inscrever em aulas e mais tarde treinos de busca e salvamento, é algo muito interessante para fazer com o seu cão e util
NelsonGomes
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

domingo dez 15, 2013 9:02 pm

Boas, eu tenho um em casa e posso dizer que são de facto animais espetaculares e muito ligados ao dono,umas lapas autenticas mas também é preciso toneladas de paciência para os aturar principalmente se não tiverem o devido estimulo.
Tem que estar pronto para as mordedelas,parecem crocodilos só querem morder e morder mas isso vai passando com a idade.Se for para ser um cão só para companhia não aconselho e também não convém ficar o dia todo sozinho solto num terreno(mas isso serve para qualquer cão).
Mas eu não o trocava por nada,e não quero mais raça nenhuma.
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

domingo dez 15, 2013 10:12 pm

NelsonGomes Escreveu:Tem que estar pronto para as mordedelas,parecem crocodilos só querem morder e morder mas isso vai passando com a idade.
Não concordo.

O importante não é que o cão deixe de morder. É que saiba quando e onde morder.

Se um cão tiver um bom instinto de presa vai sempre querer morder, tenha 5 meses ou 5 anos... a diferença é que aos 5 meses está a mudar a dentição.
MalinoisDog
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 13, 2013 4:34 pm

segunda dez 16, 2013 12:50 pm

MaguiC Escreveu:Também está disposto a recorrer a um treinador profissional caso seja necessário? Ou mesmo desde o princípio?
Não conheço nada da raça, mas uma vez que dizem aqui precisar de um bom treino e já que não se sente "seguro" quanto às suas aptidões, poderá ser benéfico procurar desde cedo um bom treinador, que lhe possa dar uma boa base para a educação do seu cão.
Boa Sorte :)
Sim, já ponderei isso, até porque tenho um escola/criador na minha zona que parece ser muito bom.
Terei que saber os preços primeiro, assim sei que poderei ter sempre auxilio se necessitar ou até logo desde de inicio.

Obrigado pela sugestão! :)


diogosvp Escreveu:vou lhe dar a minha opinião sincera, por favor não leve a mal.

Se está a por essa questão então, tenho a certeza que não está preparado para este tipo de cão. São cães extremamente exigentes e precisam de um dono que esteja preparado para lhes dar o treino e trabalho que necessitam para ser felizes. São cães que precisam de trabalhar diariamente, e quando digo trabalhar, não estamos a falar de simples passeios com exercícios de obdiência. Precisam de um dono capaz de lhe providenciar exercicios complexos e estimulantes para que se possam manter felizes e completos.. Não me parece que seja um cão que se possa ter apenas para companhia, exactamente pela necessidade que tem de trabalhar..

Se é o primeiro cão ao qual se pretende dedicar a 100% e a investir tempo e esforço no treino, aconselho-o a procurar outra raça, ou um SRD. Mais tarde terá com certeza tempo para ter um PB mas por enquanto, pelas perguntas que tem feito, parece me muito cedo.

boa sorte..
Não levo a mal com certeza, só tenho que agradecer pela sua opinião e honestidade.

Eu entendo tudo isso, que não é só passear e fazer aqueles treinos básico de obediência, sei que o PB requer muita estimulação quer física e mental, e por saber isso é que vim aqui pedir sugestões de pessoas com mais experiência do que eu e que sabem mais sobre este meio.

SRD, sem raça definida?

Penso que seja melhor vir aqui fazer questões do que achar que sei tudo e fazer as coisas sem pensar, correcto? E sem perguntar não dá para aprender coisas notas ;)



Sasha99 Escreveu:sempre se pode inscrever em aulas e mais tarde treinos de busca e salvamento, é algo muito interessante para fazer com o seu cão e util
Sim, como já referi a cima , já ponderei isso, já que não quero ter o cão só por ter, só como companhia, quero ter um treinado :)

Obrigado pela sugestão, seria interessante ter um treino mais especifico :)


NelsonGomes Escreveu:Boas, eu tenho um em casa e posso dizer que são de facto animais espetaculares e muito ligados ao dono,umas lapas autenticas mas também é preciso toneladas de paciência para os aturar principalmente se não tiverem o devido estimulo.
Tem que estar pronto para as mordedelas,parecem crocodilos só querem morder e morder mas isso vai passando com a idade.Se for para ser um cão só para companhia não aconselho e também não convém ficar o dia todo sozinho solto num terreno(mas isso serve para qualquer cão).
Mas eu não o trocava por nada,e não quero mais raça nenhuma.
Eu não quero um cão só para companhia, por isso é que também estou "virado" para esta raça.

Gostei de tudo que li e que vi sobre eles. E todo o que li sobre os donos, todos os adoraram não só para serem excelentes cães de treino como são muito leais, etc.

Eu sei que por ter espaço não posso simplesmente deixar-lo lá e já esta.

Vou começar a fazer um plano diário de possíveis treinos e exercícios para o cão :)

Obrigado pela resposta e testemunho.
NelsonGomes
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

segunda dez 16, 2013 7:33 pm

Dogzilla Escreveu:
NelsonGomes Escreveu:Tem que estar pronto para as mordedelas,parecem crocodilos só querem morder e morder mas isso vai passando com a idade.
Não concordo.

O importante não é que o cão deixe de morder. É que saiba quando e onde morder.

Se um cão tiver um bom instinto de presa vai sempre querer morder, tenha 5 meses ou 5 anos... a diferença é que aos 5 meses está a mudar a dentição.

Sim tem toda a razão, o intuito não é deixar de morder mas sim redirecionar para onde é suposto morder, mas ninguém se livra de nos primeiros meses de vida andar sempre com as mãos marcadas,ou calças rasgadas lol, já ouvi várias pessoas que dizerem o mesmo.
Responder

Voltar para “Cães”