que fazer quando um cão solto ataca o nosso cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

sexta mai 17, 2013 10:24 am

deido Escreveu:então se encontrar o cão sozinho chamo as autoridades e para que número ligo? 112? a esquadra mais proxima? ou existe mesmo um número para este tipo de situação?
Qualquer problema tem de ligar para o 112 eles lá fazem uma triagem, mas se por acaso tiver o contacto da policia local, tambem pode contactar diretamente para lá.
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

sexta mai 17, 2013 10:31 am

Snake25 Escreveu:
rippp Escreveu:é exatamente o que kitten disse... Quando passear o seu e acontecer isso chame logo a policia, a policia só pode agir com aquilo que ve ou seja o outro até pode dizer que anda sem trela com o seu mas se de facto a policia so viu o cão do seu vizinho solto só com esse é que podem tomar medidas.. tenho mais ou menos o mesmo aqui na rua, ja chamei 4 vezes a policia o problema é que nunca chegam a tempo :\

Pois também nao me parece que a policia se vá deslocar ao local por causa disso...
As vezes em motivos bem piores eles nao aparecem ou demoram uma eternidade.
Concordo com o Floripes3 se não se queixam, ninguem é bruxo para advinhar... Tambem pode ser voçe a tentar resolver o problema, falar civilizadamente com a pessoa e tentarem chegar a um acordo... Se não mude de jardim, xD há varias soluções, umas dão mais trabalho / problemas outras nem tanto, mas acho que não devia mudar de jardim por causa de gente mal educada. Se for rapido a chamar, alias, se souber a hora que o outro senhor vai passear o cão e ligar o mais cedo possivel, deve ajudar, não sei quanto tempo esta lá o outro senhor, mas tambem o pode empatar, se quiser que seja mesmo apanhado...

Se não espere que o homem saía, já vi a fazerem isso aqui no jardim, é sempre mais facil.
deido
Membro Júnior
Registado: quinta jul 19, 2007 11:56 am

sexta mai 17, 2013 6:25 pm

reclamar por andar um golden retriever sanguinário à solta xD tou a brincar. eu percebo :)
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sexta mai 17, 2013 8:05 pm

A fazer: Tirar foto da criatura com o cão solto e fazer queixa na policia de sua localidade de esse cão andar solto.

E mantenha o seu preso.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

domingo mai 19, 2013 12:15 pm

Scarlet3 Escreveu:
deido Escreveu:então se encontrar o cão sozinho chamo as autoridades e para que número ligo? 112? a esquadra mais proxima? ou existe mesmo um número para este tipo de situação?
Qualquer problema tem de ligar para o 112 eles lá fazem uma triagem, mas se por acaso tiver o contacto da policia local, tambem pode contactar diretamente para lá.
Dependendo donde vive (cidade ou vila ou aldeia): 112, PSP local ou GNR local.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

domingo mai 19, 2013 11:34 pm

Eu é que já me ando a passar, cada vez que saio à rua aparece um cão solto e a saltar pra cima da minha cadela que está a recuperar de operação e não pode andar aos tombos.
O cumulo foi hoje à hora de almoço, vir um cão com dono (vi que tinha coleira, estava bem tratado mas nem sabia de onde era o cão) a correr sei la de onde todo doido. Peguei na Kaya ao colo e dirigi-me para casa, o cão sempre a saltar pra cima de mim e quando o tentava enxotar rosnava-me. Quando estou a chegar ouço uma senhora do outro lado da rua a chamar "Neco, anda cá". Depois lá vi que estava à janela, a chamar o cão e claro que o cão não lhe ligou peva e eu fartei-me e berrei-lhe no tom mais hostil que consegui arranjar "Oh minha senhora por favor :roll:". Nem conseguia tirar as chaves do bolso para entrar em casa. Lá mandou a filha buscar o bicho, ainda em pijama. Se em vez de passarem o dia de pijama alapadas no sofá, se dessem ao trabalho de ir passear os cães...

Desculpem a revolta mas é que se ela já está com dificuldades em fazer as necessidades e ainda vem o cãozinho da vizinha chatear é impossível. e ainda me rosna o sacana, tem sorte que não bato em animais e ele nem tem culpa que só queria brincar apesar de ser bruto, mas hoje vontade não me faltou de pregar uma marretada masé na dona!
thewestie
Registado: quarta jun 06, 2012 10:38 am

quarta dez 18, 2013 11:32 am

Olá Deido,

Que más respostas lhe deram aqui, vão-me desculpar...Ninguém lhe soube explicar como proceder legalmente. "Mude de jardim" ou "passeie o seu cão com trela" não são verdadeiras soluções para o problema. É verdade que deve andar sempre com o seu cão à trela excepto nos locais onde seja permitido andar sem trela (dog parks e afins). Pense no mal estar que cria a outros donos de cães mais pequenos que o seu, que eventualmente já tenham sido atacados e vejam um retriever solto a correr desenfreadamente para os cães deles. Temos que ser cívicos, para que possamos reclamar civismo dos outros. Isto posto, há leis que obrigam a um dever de cuidado (cuja violação implica uma coima e, em casos graves, a apreensão do animal), da parte dos donos - falo do Decreto Lei 276/2001 - faça uma pesquisa no google. Quando vir o animal sem trela, e pressupondo que todas as hipóteses de conversa "a bem" já estão postas de parte, vá à polícia e explique a situação. Ou chame a polícia. Quer PSP, quer GNR, quer PM têm competência para lidar com estes casos. O dono vai apanhar um susto e talvez aprenda. Se não aprender irá ficar sem o cão, e embora esta solução seja triste para o animal, nestes assuntos há que ser racional, penso eu, e o bem-estar/vida/integridade física de cães e donos não podem ser postos em causa por uma pessoa irresponsável.
Responder

Voltar para “Cães”