AJUDA!! Doença irreconhecível??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

PMoniz
Registado: domingo dez 22, 2013 10:02 am

domingo dez 22, 2013 10:10 am

Bom Dia a todos!

Lamento maçar-vos com isso, mas estou desesperado e já nem sei para onde me virar... Vi este fórum e pareceu-me boa ideia tentar a sorte. Desculpem se não é o sítio certo.

Acontece que eu tenho um gato siamês (puro) que está EXTREMAMENTE doente e debilitado e os veterinários daqui (Açores) não estão a conseguir atinar com o problema!

Há meses para cá o gato tem perdido imenso pêlo, peso e vomita com muita frequência... E isto há já largos meses. Então fez análises e parece que o gato tem insuficiência renal. Tempos depois voltou a fazer análises e parece que afinal está tudo ok com os órgãos e a insuficiência renal podia ser descartada, que poderia ser um problema de ansiedade ou depressão que o ideal seria comprar uma boa ração de qualidade.

A partir de então compramos para ele ração caríssima da Royal Canin. Mas o problema não se resolveu e o problema continua a agravar-se e os sintomas a manter-se.

Hoje em dia está muito, mas muito magro e está cada vez mais careca :'( Parece que está com metade do tamanho, pega-se nele e é extremamente lento. Ele já não tem a vivacidade que tinha, vive meio cismado e parado.

Os veterinários não estão a dar com o problema, não sei se é incompetência ou se doença rara. Por favor, se alguém tiver alguma ideia ou tiver tido um gato que passou pelo mesmo, que diga algo.

Obrigado e um abraço a todos.

PS- esqueci-me de mencionar que o gato é relativamente jovem, tem cerca de 5/6 anos de idade
PPS- o gato (kiko) está praticamente pele e osso na parte traseira! :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 22, 2013 12:11 pm

Bom dia.

Se o gatinho fosse meu, teria "revirado o Mundo às avessas" até encontrar um bom Vet para segunda opinião e aprofundar a situação...!
Pode ser muuuuuuuuuuuuuita coisa, a origem dessa situação, desde bolas de pêlo a fazerem obstrução no aparelho digestivo, e daí a frequência dos vomitos, pode ser outro tipo de obstrução (objecto ingerido, fios, objectos pequenos, etc..p.e.), e muitas outras origens... contudo, o animal a continuar assim acabará por, para além do que já padece, ainda ficar com uma Lipidose hepática... que é muito difícil de tratar e raros são os gatos que se safam...!

Algo ele tem e os Vets não estão a acertar...! A que tipo de Locais foi? Hospital Vet, com equipamento apropriado de diagnostico complementar? A Vets com uma mesa e nada mais?
Fez exames, como eco, R/X, análises, p.e.?
A situação de "falsa IR", chega a acontecer o animal, na altura estar com níveis acima do normal em determinadas análises e levar a uma conclusão de IR e que, por vezes até é, mas que mais tarde se evidencia como caso agudo e não cronico.

A minha "siamêsa" que não era pura, daí as "aspas", faleceu com um Tumor do fígado e que só denotei reacções pouco antes de lhe ser diagnosticado o dito Tumor. Ela vomitava constantemente, emagreceu imenso e caí-lhe imenso pêlo, tal como no seu gato. Não sei se só dei conta pouco antes dela fazer uma eco e que ela já andasse a vomitar há mais tempo, pois tenho os meus gatos em regime de "liberdade controlada" e quiçá ela já andasse há mais tempo a vomitar pelo quintal? No exterior é difícil encontrar vestígios... para mais tenho cão, também solto, que quiçá não fosse "absorver" os conteúdos do vomito?
Portanto, revire o Mundo e vá a um Local Vet em que lhe façam TODOS os exames necessários de forma a obterem uma resposta atempada...!

Boa sorte e as melhoras do Kiko. Vá dando notícias, por favor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo dez 22, 2013 12:18 pm

Por mais que uma pessoa queira ajudar, não é possível fazê-lo através de um forum. A única coisa que me ocorre é irem a outro vet e pedir nova opinião. Uma vez que é dos Açores, não sei da sua disponibilidade de virem ao continente. Também não sei que clínicas ou hospitais existem nos Açores para o poder aconselhar.

Infelizmente sei, por experiência própria, da angústia que temos ao vermos os nossos amigos de 4 patas doentes e não podermos fazer nada.

Neste momento só posso desejar as melhoras do seu gato, e que se consiga encontrar qual é a doença.
PMoniz

domingo dez 22, 2013 12:48 pm

leonildecarvalho Escreveu:Bom dia.

Se o gatinho fosse meu, teria "revirado o Mundo às avessas" até encontrar um bom Vet para segunda opinião e aprofundar a situação...!
Pode ser muuuuuuuuuuuuuita coisa, a origem dessa situação, desde bolas de pêlo a fazerem obstrução no aparelho digestivo, e daí a frequência dos vomitos, pode ser outro tipo de obstrução (objecto ingerido, fios, objectos pequenos, etc..p.e.), e muitas outras origens... contudo, o animal a continuar assim acabará por, para além do que já padece, ainda ficar com uma Lipidose hepática... que é muito difícil de tratar e raros são os gatos que se safam...!

Algo ele tem e os Vets não estão a acertar...! A que tipo de Locais foi? Hospital Vet, com equipamento apropriado de diagnostico complementar? A Vets com uma mesa e nada mais?
Fez exames, como eco, R/X, análises, p.e.?
A situação de "falsa IR", chega a acontecer o animal, na altura estar com níveis acima do normal em determinadas análises e levar a uma conclusão de IR e que, por vezes até é, mas que mais tarde se evidencia como caso agudo e não cronico.

A minha "siamêsa" que não era pura, daí as "aspas", faleceu com um Tumor do fígado e que só denotei reacções pouco antes de lhe ser diagnosticado o dito Tumor. Ela vomitava constantemente, emagreceu imenso e caí-lhe imenso pêlo, tal como no seu gato. Não sei se só dei conta pouco antes dela fazer uma eco e que ela já andasse a vomitar há mais tempo, pois tenho os meus gatos em regime de "liberdade controlada" e quiçá ela já andasse há mais tempo a vomitar pelo quintal? No exterior é difícil encontrar vestígios... para mais tenho cão, também solto, que quiçá não fosse "absorver" os conteúdos do vomito?
Portanto, revire o Mundo e vá a um Local Vet em que lhe façam TODOS os exames necessários de forma a obterem uma resposta atempada...!

Boa sorte e as melhoras do Kiko. Vá dando notícias, por favor.

Leo
Leonilde, muito obrigado por ter dado o seu parecer. Tenho estado constantemente a actualizar esta página a ver se tenho respostas de alguém desde que postei.

A questão é que o kiko está nos açores, e não há hospitais veterinários como no continente (e.g. hospital veterinário do restelo). As clínicas são simples e, posso estar profundamente enganado, mas duvido seriamente da competência dos veterinários da região, ou então a incapacidade de diagnóstico alternativo por falta de instrumentos.

Eu estou seriamente desconfiado de hipertiroidismo... Isto poderá explicar a perda de pêlo e de peso do kiko, e pode mesmo justificar porque se desconfiou de IR... Contudo o gato parece estar em depressão, pouco mexido, demasiado cismado e um dos sintomas do hipertiroidismo é a agitação/hiperactividade. Bem, a não ser que já esteja numa fase patológica já muito avançada...

Seria prudente levar o kiko comigo para lisboa (estudo em lisboa e a minha mãe é que tem o kiko nos açores) e leva-lo ao restelo? O problema é que lá tudo é demasiado caro, e se há coisa que agora não dá é estar às aranhas com diagnósticos e mais diagnósticos que poderão não levar a lado nenhum e pagar balúrdios :(

Eu não sei mesmo o que faça. A clínica que o tem visto primeiro diz que não tem nada... Depois diz que tem IR... Depois volta a dizer que não tem nada, que poderá ser do que come ou psicológico e depois já se desconfia que é não sei o quê. Está muito muito complicado e o kiko está extremamente debilitado, custa a acreditar, mas a verdade é que desconfio que mesmo que se encontre o problema será tarde demais :'(
PMoniz

domingo dez 22, 2013 12:52 pm

ambv Escreveu:Por mais que uma pessoa queira ajudar, não é possível fazê-lo através de um forum. A única coisa que me ocorre é irem a outro vet e pedir nova opinião. Uma vez que é dos Açores, não sei da sua disponibilidade de virem ao continente. Também não sei que clínicas ou hospitais existem nos Açores para o poder aconselhar.

Infelizmente sei, por experiência própria, da angústia que temos ao vermos os nossos amigos de 4 patas doentes e não podermos fazer nada.

Neste momento só posso desejar as melhoras do seu gato, e que se consiga encontrar qual é a doença.
Obrigado por também responder. Não temos hospitais veterinários nos Açores e eu estou disposto a levar o Kiko para o continente. Precisava era de saber de um lugar com credibilidade e que não abusasse no dinheiro. Claro que em questões de saúde não se olha a meios, mas já tenho experiência de já outro gato ter-se feito IMENSOS diagnósticos e tratamentos, no fim não deu em nada e pagou-se uma fortuna, além de que o gato passou tormentos na sua fase terminal de vida, quando teria sido melhor ter estado em casa junto com a "família". E o tempo não volta atrás para remediar isso... E é demasiado triste mesmo
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 22, 2013 2:31 pm

Vou enviar-lhe mensagem privada...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo dez 22, 2013 3:29 pm

Compreendo perfeitamente a sua situação. Espero que tudo se resolva pelo melhor. Gostava imenso de o poder ajudar, mas não moro em Lisboa e não o posso ajudar nesse aspecto. Espero que a Leo o possa ajudar, já que tem mais conhecimentos e mais experiência do que eu.

Vou rezar para que tudo corra bem.
PMoniz

domingo dez 22, 2013 5:32 pm

Muito obrigado a ambas, a vossa atenciosidade é impressionante... Agradeço mesmo imenso!

Leonilde, eu mandei lhe uma mensagem, mas não aparece na "caixa de saída", por isso não sei se a recebeu...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo dez 22, 2013 8:58 pm

tem razão. os vets nos açores são muito maus. não sei onde está nem onde foi. eu tive uma muito má experiência, mas na altura, a doutora rita da clínica do pópulo fez um milagre
PMoniz

domingo dez 22, 2013 10:26 pm

anja-azul Escreveu:tem razão. os vets nos açores são muito maus. não sei onde está nem onde foi. eu tive uma muito má experiência, mas na altura, a doutora rita da clínica do pópulo fez um milagre
Será que essa é muito competente?
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 23, 2013 12:01 am

PMoniz Escreveu:Muito obrigado a ambas, a vossa atenciosidade é impressionante... Agradeço mesmo imenso!

Leonilde, eu mandei lhe uma mensagem, mas não aparece na "caixa de saída", por isso não sei se a recebeu...
Acabei de lhe responder pois só agora voltei cá.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda dez 23, 2013 8:22 pm

não sei, mas há uns 10 anos, foi a unica que conseguiu recuperar-me um gato que noutra clínica queriam abater. mas não foi fácil por dificuldade de recursos. nada como tentar
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda dez 23, 2013 11:25 pm

PMoniz, em 1º lugar lamento imenso tudo quanto se está a passar com o seu Kiko e, do fundo do coração, desejo as melhoras.

Como felizmente tem hipótese de trazer o gatinho para Lisboa, vou-lhe enviar o contacto dum vet (é o vet dos meus animais) que é FANTÁSTICO não só como vet (diagnósticos é brilhante) mas também como ser humano.

Um Natal o melhor possível e, vá dando notícias. As melhoras do Kiko.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 26, 2013 11:04 pm

É da criação do Luis, o gatito?
Já falou com ele sobre o assunto?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bebequinhas
Membro Júnior
Registado: quinta dez 26, 2013 9:03 pm

quinta dez 26, 2013 11:52 pm

pobre gato..tou muito triste com isto..o sofrimento dos animais parte.me o coraçao.eu adorava ajudar nem q fosse a ajudar a pagar os tratamentos mas nao posso.. So espero q nao aconteça o pior ao teu gato :cry: :cry: :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”