Cadela com comportamento "agressivo". O que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Heyou
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 2:56 pm

quarta dez 25, 2013 9:13 pm

Há uns meses adoptei uma cadelinha. Ela tinha 1,2kg e pouco mais de um mês.
Agora tem 10 meses, pesa 14kg e está esterilizada. Ela é muito meiga e muito medrosa. Mal a consigo levar à rua pois, qualquer barulho, ela foge. Quando há visitas em casa, ela esconde-se também. É muito submissa com as pessoas. Quando lhe berramos ela vira-se logo de barriga para cima e baixa logo a cabeça.

Em casa tenho outro cão, macho (com 15 meses) e gatos (todos esterilizados). Regra geral, ela dorme com os outros animais, come juntamente com o outro cão e coabitam todos dentro de casa. Eles lavam-se uns aos outros e normalmente não há problemas. Ela é muito brincalhona e às vezes persegue os gatos e o outro cão. Ultimamente, apercebi-me de uns comportamento estranhos. Comecei a perceber que as brincadeiras dela se têm tornado mais agressivas. Inclusive já rosnou ao meu cão e tentou morder uma pata de um dos gatos. Fica muito séria como se a calcular o ataque... Por vezes ficamos assustados, pois não percebemos muito bem o que se passa na cabeça dela.

Estou a ponderar coloca-la numa escola ou assim. Mas gostava de saber se existe alguma coisa que posso fazer a nível de educação aqui em casa. Gosto muito dela. Mas não quero que ela se torne agressiva ou perigosa para os outros animais... Uma vez que é a maior e com mais força lá em casa, pode facilmente ferir algum dos outros animais... :(
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta dez 25, 2013 10:32 pm

Não estará a aproximar-se do cio? Isso costuma acontecer nessas alturas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Heyou
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 2:56 pm

quarta dez 25, 2013 11:35 pm

Ela está esterilizada desde os 7 meses... :|
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta dez 26, 2013 10:48 am

Então terá de começar quanto antes a controlar esses impulsos da sua cadela, que apesar da esterilização numa idade precoce ainda podem estar relacionados com os ciclos hormonais.

Quando ela começar com a preparação da "caça", distraia-a chamando-a e propondo-lhe alguma brincadeira de que ela goste, segure-a e ferre-lhe um "Não" em voz calma mas firme quando se meter a perseguir, etc. Tem de se impor como dona e de lhe mostrar o que lhe é permitido e o que o não é. Apesar de tudo, ainda está na fase da adolescência, pois a castração precoce também lhe atrasou o amadurecimento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta dez 26, 2013 11:34 am

Heyou Escreveu: Quando lhe berramos ela vira-se logo de barriga para cima e baixa logo a cabeça.
Não é assim que se lida com um cão medroso!

procurem uma escola ou um bom treinador, que vos ensine a lidar com ela e a dar-lhe confiança nela própria.
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta dez 26, 2013 12:14 pm

indigo003 Escreveu:
Heyou Escreveu: Quando lhe berramos ela vira-se logo de barriga para cima e baixa logo a cabeça.

procurem uma escola ou um bom treinador, que vos ensine a lidar com ela e a dar-lhe confiança nela própria.
Bom Dia...

X2
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta dez 26, 2013 1:42 pm

indigo003 Escreveu:

De acordo.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”