Cãozinho recem chegado, dicas e ajuda...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TigoX
Registado: quarta mar 09, 2011 5:55 am

sexta dez 27, 2013 4:33 am

Boas, acabei de adoptar um cachorrinho de 2meses, e o meu primeiro cachorro apesar de smp ter gostado de companheiros caninos, portanto e um sonho tornado realidade.
Que dicas e conselhos me podem dar para os primeiros tempos???
Ja li muito sobre a vacinacao, cuidados de alimentacao e higiene porem.. o qe mais me preocupa e a aprendizagem, ja vi desde crete training, house breaking, taxi deliver...etc...etc... Posto isto como acham qe devo ensinar o cachorrinho a fazer as coisas no jornal?? Eu acho o crate training e o house breaking um pouco como enjaular o coitado lg na altura em qe ele mais qer explorar o novo lar... Portanto qe dicas sugerem?? andar de policia atras dele e ao minimo sinal pegar nele e po lo no jornal??? Aceito todas as sugestoes...
Quanto ao dormir?? Faze lo ficar ma sua caminha de preferencia sem latir???

E aprpveito pa pgt pois isto n faco a minima ideia, e possivel o cao ter a cama e o jornal em divisoes diferentes?? Obvio tendo smp as portas abertas e n obstruindo a passagem...

Muito obrigado por tudo, e por favor n levem nada do meu texto como critica ou agressao, pois na verdade sou um ignorante qe procuro aqi a valiosa ajuda necessaria para poder ser feliz com o meu cachorrinho.
OBRIGADO

P.s: eu disse qe acabei de adoptar pois tou a fazer este topico de madrugada por n conseguir dormir, mas na realidade vou buscar o meu companheiro de manhazinha, e prentendo me informar ao maximo para comecar com o pe direito, visto que youtube e foruns ja li qe baste, resolvi recorrer a ajuda especifica :)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta dez 27, 2013 5:07 am

jornal em varios sitios acho que só vai ser vir para o baralhar, mais vale um sitio só com barias folhas de jornal.
sim deve deixa-lo na caminha dele mesmo que a cama dele esteja no teu quarto pq se deres demasiada importancia a choros é pior pq os cães tmb fazem birras :lol:
quanto a aprendizagem isso vai com o tempo, tem calma, limita-te a ensinar o sitio das necessidades, quando ele for a fazer diz não num tom alto e firme, pegas nele, levas para o jornal e só sai de la depois de fazer...foi assim que fiz a minha e resultou as mil maravilhas :D
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta dez 27, 2013 9:22 am

Olá,
O treino com a crate é excelente mas só para quem sabe realmente o que está a fazer.
Vai demorar algum tempo até ele fazer tudo no jornal. Assim que perceber que o cão vai fazer as necessidades, deve pegar nele e coloca-lo em cima do jornal. Se não for a tempo, limite-se a limpar sem ralhar. Quando o cão for por sua iniciativa ao jornal, elogie bastante.
Não gosto muito de ter jornais espalhados pela casa, vai confundir o cão.
Nesta fase, na divisão onde tem o ninho (e onde ele deve dormir), deve ter também os comedouros e os jornais.
Reforço que não aconselho a colocar o cão a dormir no quarto com os donos.
Parabéns e boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

sexta dez 27, 2013 9:30 am

Já agora TigoX, o que é que aconteceu ao outro cão?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
TigoX

sexta dez 27, 2013 10:11 am

LFGomes Escreveu:Já agora TigoX, o que é que aconteceu ao outro cão?
Acabou por ir para casa dum primo meu qe tinha um terreno enorme, e ele qe tinha ja dois caes, consegui doma.lo, continuo em convivio com ele visto qe vou freqentemente ao meu primo e o cao de hj nem se parece com o de a dois anos.

Sim os problemas prevaleceram e qem levou a melhor foi a minha mae, tanto qe demorei dois anos a sobrepassar as duvidas de realmente qerer ter um cao, mas uma pessoa cresce, a vida muda, e possibilidades aparecem, mas enfim os sonhos dificilmente mudam.

Sim pode qestionar se se n acontecera o msm com este, mas garanto qe paciencia e tempo de momento nao faltam, ate pelo contrario preciso de as direcionar para algo positivo(motivos pessoais peco dscp n explicar), e quanto a ajuda vou ter qe baste, quanto a minha mae, desta vez n ira influenciar, e pelo msm motivo qe decisdi optar por uma decisao precisa se um cao de porte medio-peqeno de 2meses para comecar do zero sem habitos e birras de antigos donos, casa nova, ano novo, vida nova ;)

Obrigado, e revi agr qe por erro meu n mencionei o sucessido no forum peco imensa desculpa, mas lembro me que cheguei a falar com 2 apoiantes do forum por mp e emails em qe lhes contei o sucedido, enfim lapso meu, talvez por tar muito em baixo na altura, peco desculpa :(
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 27, 2013 12:28 pm

LFGomes Escreveu:Olá,
O treino com a crate é excelente mas só para quem sabe realmente o que está a fazer.
Vai demorar algum tempo até ele fazer tudo no jornal. Assim que perceber que o cão vai fazer as necessidades, deve pegar nele e coloca-lo em cima do jornal. Se não for a tempo, limite-se a limpar sem ralhar. Quando o cão for por sua iniciativa ao jornal, elogie bastante.
Não gosto muito de ter jornais espalhados pela casa, vai confundir o cão.
Nesta fase, na divisão onde tem o ninho (e onde ele deve dormir), deve ter também os comedouros e os jornais.
Reforço que não aconselho a colocar o cão a dormir no quarto com os donos.
Parabéns e boa sorte.
Posso só perguntar porque não devem dormir no quarto do dono?
Refere-se aos primeiros tempos ou mesmo para criar habito de dormir fora?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
LFGomes
Membro Veterano

sexta dez 27, 2013 12:56 pm

Olá maraya.

O hábito deve ser criado desde o 1º dia, para que sejam estabelecidas regras e limites muito claros com o objectivo de tornar o cão mais independente e desta forma evitar desvios comportamentais, demonstrados por exemplo a nível vocal ou mesmo através do condicionamento das suas frustrações para o que está à sua volta (destruir as coisa por exemplo).

Um cão habituado desde novo a ter o seu próprio ninho, a ficar tranquilo durante a noite longe dos donos, dificilmente irá manifestar ansiedade por separação.

Temos também a questão da liderança: colocar o cão a dormir no quarto, que eventualmente irá subir para a cama, em nada vai ajudar (pelo contrário) a respeitar o dono como seu dominante.

Se for realmente importante para o dono (questões de segurança\outros) o cão mais tarde poderá voltar ao quarto, mas aí é outra conversa e as coisas têm que ser feitas por etapas, com regras e afins.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

sexta dez 27, 2013 1:10 pm

Boa tarde.
Ontem também trouxe para casa uma cadela com 2 meses e até agora tem corrido tudo bem.
Esta noite dormiu no meu quarto na caminha dela porque está doente. Em relação aos jornais eu optei por comprar uns "panos" próprios que não deixam o chichi passar para o chão. Como é óbvio fez muitos chichis fora do pano, mas, hoje já consegui perceber e fez um valente coco no lugar certo. Esta noite foi um bocadinho difícil mas acredito que agora é sempre a melhorar.

Boa sorte
maraya
Membro Veterano

sexta dez 27, 2013 2:36 pm

TiagoX, não sei já conhece mas veja os livros do Dr Ian Dunbar "before you get your puppy" e "after you get your puppy" (ambos disponiveis gratuitamente na net).
Fica logo com uma boa ideia do trabalho de socialização, da importância de habituar o cachorro à rotina futura (ficar sozinho em casa por exemplo) etc :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
TigoX

sábado dez 28, 2013 1:11 am

Boas, venho relatar o meu primeiro dia com o cachorro, qe penso qe correu bem...
Depois de mt medo, e desconfianca da parte dele aos poucos la se foi sentindo mais confortavel e ja anda e vem ter cng por vontade propria e quando o chamo.

Quanto aos cocos depois de duas supresas, a 3 ja consegui identificar qe ele ia fazer e transporteio para o local respectivo onde acabou o servico :)

Tenciono leva lo ao veterenario amanha para mais aconcelhamentos e agendar a vacinacao, desparasitacao etc...

Peqena duvida, e normal os cachorrinhos serem meio apaticos?? E qe apesar da confianca e enorme felicidade comigo, mts vezes ao chama.lo ou a tentar puxar por ele ele completamente ignora.me e fica na dele literalmente como se n me visse ou n ouvisse... Enquanto qe outras vezes la me faz a vontade ainda qe tenho ideia qe ele viria a correr para mim msm qe n o chamasse, sim eu sei e preciso paciencia apenas acho estranho ele n reagir msm nem levanta a cabeca nem nada parece msm offline lol dai a duvida.

Ja agr pelo qe li e me informei nestes primeiros tempos deixo o cachorro, numa safe zone quando me tenho qe ausentar penso qe seja o mais correto certo?? (Esta praticamente tudo coberto por papeis para ja)

Desde ja obrigado por tudo
Tigo
maraya
Membro Veterano

sábado dez 28, 2013 2:05 am

LFGomes Escreveu:Olá maraya.

O hábito deve ser criado desde o 1º dia, para que sejam estabelecidas regras e limites muito claros com o objectivo de tornar o cão mais independente e desta forma evitar desvios comportamentais, demonstrados por exemplo a nível vocal ou mesmo através do condicionamento das suas frustrações para o que está à sua volta (destruir as coisa por exemplo).

Um cão habituado desde novo a ter o seu próprio ninho, a ficar tranquilo durante a noite longe dos donos, dificilmente irá manifestar ansiedade por separação.

Temos também a questão da liderança: colocar o cão a dormir no quarto, que eventualmente irá subir para a cama, em nada vai ajudar (pelo contrário) a respeitar o dono como seu dominante.

Se for realmente importante para o dono (questões de segurança\outros) o cão mais tarde poderá voltar ao quarto, mas aí é outra conversa e as coisas
têm que ser feitas por etapas, com regras e afins.
Peço desculpa LFGoes, não tinha reparado na sua resposta.
Estou completamente de acordo com o facto das regras terem de ser impostas desde o 1º dia, e por isso se o cão não terá permissão para dormir na cama no futuro também não a deverá ter ao início, certo.
Fiquei foi curiosa com o facto de ter de colocar o cão a dormir noutra divisão... com algum trabalho acho que é possível ter um cachorro que durma na mesma divisão que o dono e no entanto não durma na cama
maraya
Membro Veterano

sábado dez 28, 2013 2:10 am

TigoX Escreveu:Boas, venho relatar o meu primeiro dia com o cachorro, qe penso qe correu bem...
Depois de mt medo, e desconfianca da parte dele aos poucos la se foi sentindo mais confortavel e ja anda e vem ter cng por vontade propria e quando o chamo.

Quanto aos cocos depois de duas supresas, a 3 ja consegui identificar qe ele ia fazer e transporteio para o local respectivo onde acabou o servico :)

Tenciono leva lo ao veterenario amanha para mais aconcelhamentos e agendar a vacinacao, desparasitacao etc...

Peqena duvida, e normal os cachorrinhos serem meio apaticos?? E qe apesar da confianca e enorme felicidade comigo, mts vezes ao chama.lo ou a tentar puxar por ele ele completamente ignora.me e fica na dele literalmente como se n me visse ou n ouvisse... Enquanto qe outras vezes la me faz a vontade ainda qe tenho ideia qe ele viria a correr para mim msm qe n o chamasse, sim eu sei e preciso paciencia apenas acho estranho ele n reagir msm nem levanta a cabeca nem nada parece msm offline lol dai a duvida.

Ja agr pelo qe li e me informei nestes primeiros tempos deixo o cachorro, numa safe zone quando me tenho qe ausentar penso qe seja o mais correto certo?? (Esta praticamente tudo coberto por papeis para ja)

Tigo
Ainda bem que tem estado tudo a correr pelo melhor!

Quanto ao cachorro estar um pouco "desligado" o melhor claro será leva-lo ao vet para ser observado e para tratar do plano de vacinação, depois de despistar qualquer doença, sobra-lhe o facto de ainda ser um cachorro e como tal ainda perde muito do seu tempo a dormir. Geralmente os cachorros quando estão bem acordados são têm aquela energia "típica", querem é explorar e brincar, mas também não estão horas infinitas neste "estado", quanto mais novinhos mais facilmente se cansam e vão dormir :wink:
TigoX

sábado dez 28, 2013 12:53 pm

Quanto a safe zone quando me ausento, e vou dormir tenho qe "aguentar" os choros certo?:(

Esta noite teve quase 1h a choramingar e custou me imenso ter qe aguentar...
E sim fartei me de brincar com o cao antes de ir dormir ele proprio por iniciativa foi para o "ninho" e adormeceu lg, dai ter pensado qe era seguro eu ir dormir, mas passado um bocado la comecou ele na choradeira :(
TigoX

sábado dez 28, 2013 8:01 pm

Quanto a safe zone quando me ausento, e vou dormir tenho qe "aguentar" os choros certo?:(

Esta noite teve quase 1h a choramingar e custou me imenso ter qe aguentar...
E sim fartei me de brincar com o cao antes de ir dormir ele proprio por iniciativa foi para o "ninho" e adormeceu lg, dai ter pensado qe era seguro eu ir dormir, mas passado um bocado la comecou ele na choradeira :(
TigoX

sábado dez 28, 2013 8:29 pm

Boas, venho relatar o meu primeiro dia com o cachorro, qe penso qe correu bem...

Tigo
Responder

Voltar para “Cães”