Uveíte

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gimont
Registado: sábado out 12, 2013 9:12 am

sexta jan 03, 2014 8:49 pm

Tenho um gato com cerca de 4 meses e um outro com quase 15 anos. Ontem reparei que o mais pequenino tinha um dos olhos mais baço. Levei-o ao veterinário, que lhe diagnosticou uveíte. Falou-me ainda na possibilidade de esta doença ser causada por um vírus, nomeadamente o FELV, FIV e PIF.

Escusado será dizer que estou em pânico. Fizemos o teste FELV, que deu negativo. O do FIV é cedo para fazer e o da PIF, pelo que percebi, nunca é muito conclusivo.

Já alguém teve um gatito com este problema? Tenho também muito medo pelo meu gato velhinho, uma vez que convivem e algumas doenças podem ser contagiosas.

Também já coloquei a hipótese de a uveíte ter sido causada por um trauma, uma vez que ele é muito activo e passa a vida a bater com a cabeça em móveis, por exemplo.

Gostava de saber de experiências semelhantes. Obrigada.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado jan 04, 2014 10:47 am

Um dos meus gatos teve o vet não pôs hipotese de ter a ver com qalquer virus, mas sim com trauma ou causas desconhecidas.
Tive outro que levou uma patada e fez uma lesao interna e o vet disse que podia, se não tivesse sidodetetada, dar origem a uma uveite.
Gimont

sábado jan 04, 2014 5:53 pm

Bingley Escreveu:Um dos meus gatos teve o vet não pôs hipotese de ter a ver com qalquer virus, mas sim com trauma ou causas desconhecidas.
Tive outro que levou uma patada e fez uma lesao interna e o vet disse que podia, se não tivesse sidodetetada, dar origem a uma uveite.
Muito obrigada pela resposta! Posso perguntar que tratamento fez? Eu ponho antibiótico e anti-inflamatório em gotas, de 8 em 8 horas. Quanto tempo demorou a passar? No caso do seu gato, também tinha um olho opaco e avermelhado?
Gimont

sábado jan 04, 2014 5:59 pm

Penso que a hipótese dos vírus advém de ser um gato que nasceu na rua, filho de uma gata vadia. Mas o teste FELV já deu negativo.
Bingley
Membro Veterano

sábado jan 04, 2014 7:39 pm

Todos os meus gatos são nascidos na rua :lol:

Sinceramente não lhe sei dizer que tipo de gotas pus nem quanto tempo demorou a ser dado como curado, mas o primeiro tratamento foi uma injeção dada diretamente no olho - o que vale é que é um gato muito calminho, mas eu tive que olhar para o lado :oops:
Os sintomas que notei foi o olho a chorar e ele esconder-se da luz - a pupila estava dilatada e não conseguia contrair mas não tenho ideia de estar opaco.
Gimont

sábado jan 04, 2014 8:20 pm

Bingley Escreveu:Todos os meus gatos são nascidos na rua :lol:

Sinceramente não lhe sei dizer que tipo de gotas pus nem quanto tempo demorou a ser dado como curado, mas o primeiro tratamento foi uma injeção dada diretamente no olho - o que vale é que é um gato muito calminho, mas eu tive que olhar para o lado :oops:
Os sintomas que notei foi o olho a chorar e ele esconder-se da luz - a pupila estava dilatada e não conseguia contrair mas não tenho ideia de estar opaco.
Começo a ficar mais animada! O meu gatito está absolutamente normal, come a brinca como sempre faz. O único sintoma é o olho opaco, sem brilho e a pupila dilatada também. Mas não lhe deram nenhuma injecção ontem. No caso do seu, falaram em uveíte ou era uma simples conjuntivite? Desculpe ser chata, mas estou mesmo stressada com isto. Este gato já sofreu bastante, merece um bocadinho de descanso. E eu também...
Bingley
Membro Veterano

domingo jan 05, 2014 3:55 pm

Era uveite mesmo. Depois de começar o tratamento jjá se notava melhoria e deixou de fugir na luz, isso foi como detetei
Responder

Voltar para “Gatos”