Tumor mamário terminal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Pirisca
Registado: sexta fev 18, 2005 10:09 am

domingo dez 29, 2013 5:05 pm

Boa tarde.
Quem já passou pela morte de gatinha por tumor mamario terminal?
A minha gatinha está em fase paliativa,por enquanto está benzinha mas queria ouvir experiências...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta jan 03, 2014 9:00 pm

Infelizmente já passei por uma situação parecida com uma das minhas gatas. Ela tinha uns tumores mamários, teve que ser operada 2 vezes, mas durante um ano ficou bem até que começou a ter problemas nas patas traseiras. Infelizmente alguma coisa tinha ficado e foi parar à zona inguinal, que atacou os gânglios dessa zona e começou a fazer pressão nos nervos da perna. Daí para a frente a sua qualidade de vida foi decrescendo até que eu e o meu irmão não aguentámos mais vê-la a sofrer e pedimos para a eutanasiar. É duro, mas não quero escamotear a verdade. É uma decisão difícil que uma pessoa não deve tomar de ânimo leve, mas quando um animal querido está a sofrer, e já não há mais nada a fazer, tem que ser tomada.

Tenho pena da sua gatinha, e espero que quando chegar a sua hora, seja em paz e muito amada.
Pirisca

sexta jan 03, 2014 10:45 pm

Boa noite.
Obrigada pelas respostas,a minha Tareca retirou a primeira cadeia mamária mas a operação não correu nada bem...teve de ser reanimada varias vezes pelo que optámos nao operar a segunda até porque a probabilidade de já ter metastases é grande. De momento ela está bem,a unica coisa que noto é realmente diminuição de força nas patas traseiras...procurava mais experiências para ter uma ideia do que me esperaria relativamente à deterioração do seu estado, estou a dar-lhe um suplemento imunitário/alimentar recomendado pela vet e a aguardar...:(
Andei pesquisar mas nao encontro nada relacionado com cuidados paliativos felinos,acupuncturas e afins...enfim,estou a dar-lhe todo o amor, carinho e mimos possíveis até ao dia fatídico...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado jan 04, 2014 4:12 pm

No fundo, os cuidados paliativos acabam por ser os donos a fazer. Que eu saiba, não existem para animais. De qualquer modo já está a fazer o que pode para ajudar a sua gata. É muito penoso ver um companheiro de 4 patas a sofrer sem podermos fazer nada para minorar esse sofrimento. Só mesmo amor, carinho e muitos mimos. Muita força, porque não vai ser fácil.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 04, 2014 4:37 pm

O controlo da dor e das úlceras é um cuidado paliativo... aconselhe-se com o seu veterinário e não prolongue o sofrimento do animal...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

sábado jan 04, 2014 8:25 pm

gostava de abordar uma questão. a eutanásia. sem quer criticar ninguém porque é que se fala sempre nela qd o animal tá a sofrer...tb acham natural nas pessoas? faz-me confusão e como o meu miró é IR não sei se teria coragem :cry: porque se as pessoas podem manifestar esse desejo os animais não :(
[/b]
<p>Lya </p>
dinodane
Membro Veterano

sábado jan 04, 2014 9:08 pm

Acho. Muito. Quando tiver um familiar desenganado em estado terminal a pedir a morte todos os dias por já não suportar a dor, também vai achar.
E se gosta de animais e for sensível ao seu sofrimento, também vai achar quando chegar a altura.

Pirisca

sábado jan 04, 2014 10:50 pm

Sim,acho que posso considerar que sou eu a responsável pelos cuidados paliativos e acredito que vai ser muito mas muito penoso...neste momento quando olho para ela rezo para que ela tenha uma passagem pacífica, sem sofrer...durante o sono ou assim...por mais cruel que isto possa parecer sou completamente a favor da eutanasia apesar que achar que sermos nós a decidir como se fossemos Deus quando chega ou não a altura de ir para outrem é algo inimaginável; vi o meu pai sofrer e deteriorar-se e acho que nos momentos finais já não era 'ele', era só um corpo em sofrimento...não sei se teria coragem para o fazer mas também sei que ninguém merece sofrer e ver sofrer assim.
É muito triste saber que vou perder a minha melhor amiga...nem quero pensar...;(
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 04, 2014 11:13 pm

Lya7 Escreveu:gostava de abordar uma questão. a eutanásia. sem quer criticar ninguém porque é que se fala sempre nela qd o animal tá a sofrer...tb acham natural nas pessoas? faz-me confusão e como o meu miró é IR não sei se teria coragem :cry: porque se as pessoas podem manifestar esse desejo os animais não :(
[/b]
não opte pela eutanásia e deixe o gato sofrer se isso não lhe faz confusão. já tive 2 gatos que morreram com essa doença. o último entrou em coma e tinha espasmos que podiam durar horas a fio. eu preferi acabar com o sofrimento do que o ver assim. fez-me menos confusão. o outro bebia desalmadamente, fazia xixi a toda a hora e arrastava-se. miava como a pedir que acabassem com o seu sofrimento. t. preferi fazer-lhe a vontade. fez-me menos confusão. se custou? muito. levei-os várias vezes até me decidir
Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

sábado jan 04, 2014 11:28 pm

calma...foi só um desabafo! O miró apesar de magrinho ainda dá as suas voltinhas, dou medicação, comida e miminhos!
<p>Lya </p>
dinodane
Membro Veterano

domingo jan 05, 2014 12:11 am

Calma? Está tudo calmo.
Pensava que a Lya7 queria "abordar uma questão" e discutir opiniões. Afinal era só um "desabafo"...

AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

sexta jan 10, 2014 12:00 am

Já passei pela mesma situação. Tinha uma gatinha que foi diagnosticada com tumor mamário bilateral bastante agressivo, com prognóstico de vida por 6 meses e ainda viveu com qualidade de vida durante 4 anos! É certo que foi extraordinariamente bem acompanhada, quer por uma veterinária convencional, quer por uma veterinária homeopata.
Acabou por falecer 2 dias após completar 14 aninhos, aconchegada no meu colo. javascript:emoticon(':(')
Sei que é uma situação extremamente difícil e espero que tenha toda a força do mundo! Nestas situações, penso que o mais importante é maximizar a qualidade de vida da sua amiga, até onde for possível.
Que corra tudo pelo melhor!
Pirisca

sábado jan 11, 2014 11:02 pm

Tenho pesquisado alternativas de tratamento/manutenção da qualidade de vida mas alem da quimioterapia não encontrei nada na medicina convencional nem encontrei nenhum vet homeopático por exemplo...acredito também que um tratamento destes é provável que seja bastante dispendioso, não...?
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

domingo jan 12, 2014 12:00 am

Posso dizer-lhe que no caso da minha gatinha, nem foi feita quimioterapia, pois ela estava bastante fragilizada. Iniciou o Kimiadapt e depois concomitantemente fez medicação homeopática. E, pela minha experiência não é nada dispendiosa! (Tomava 2 medicamentos apenas e relativamente baratos). Apenas com a junção destas 3 medicações conseguimos evitar metastizações para os pulmões, por exemplo. Se estiver interessada poderei dar-lhe mais informações... Eu nunca tinha experimentado medicação homeopática e fiquei fã! Inclusive mais recentemente tive 1 gato que teve problemas urinários de infecções recorrentes (os valores de creatinina ficaram elevados) e recorrendo à homeopatia resolvi a situação.
Responder

Voltar para “Gatos”