Banho de gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Laua
Membro Júnior
Registado: sexta mar 23, 2012 3:51 pm

segunda dez 30, 2013 6:20 pm

Boas, :)
Tenho uma gata que trouxe da rua. Ela ainda é pequenina, deve ter por volta de 5 meses.
Ela lava-se bem. Está sempre a lavar-se, mas já reparei que nunca lava os olhos. Os olhos têm sempre remelas.
Será por ser novinha, ou será que tenho que fazer algo para ela aprender? :s

Obrigada!
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda dez 30, 2013 9:29 pm

Com o tempo a sua gatinha vai aprender a lavar o focinho.

Caso ache que tem realmente muitas remelas pode sempre limpar os olhos com soro e discos de algodão.
Laua
Membro Júnior

quinta jan 02, 2014 2:21 pm

Obrigada :)
Assim o farei.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 04, 2014 3:45 pm

A gatinha já foi ao vet? Pergunto isto porque um gatinho de 5 meses já se sabe lavar como deve ser. Veja lá se as remelas não são coriza que precise de ser tratada pelo veterinário.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Laua
Membro Júnior

segunda jan 06, 2014 6:07 pm

Ja reparei que ela começou a lavar um lado, não sei se também lava o outro, mas penso que não porque esse olho tem sempre remela, mas eu tiro-lhe sempre :)

Mas já agora, que se falou em veterinário...o que é necessário ela fazer, sem ser a desparasitação?
SANDRO88
Registado: domingo jan 05, 2014 9:41 pm

segunda jan 06, 2014 8:42 pm

Laua Escreveu:Ja reparei que ela começou a lavar um lado, não sei se também lava o outro, mas penso que não porque esse olho tem sempre remela, mas eu tiro-lhe sempre :)

Mas já agora, que se falou em veterinário...o que é necessário ela fazer, sem ser a desparasitação?
Boa noite!
Alem da desparasitação é preciso dar-lhe as vacinas, e possivelmente fazer uma castração(opcional), que no meu caso só me trouxe vantagens, tanto no macho como na fêmea.

Cumprimentos!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 06, 2014 9:33 pm

Desparasitar é importante. Vacinar ou não é uma opção do dono, vendo se a gatinha está dentro de casa exclusivamente ou se tem também acesso ao exterior e contacto com gatos de rua.
Esterilizar é bom, pode prolongar-lhe a vida e não acaba com o incómodo dos cios.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SANDRO88

terça jan 07, 2014 2:36 pm

Boa tarde!
Na minha opinião as vacinas são de grande importância, mesmo nos gatos que ficam confinados dentro de casa(creio que qualquer bom Veterinário confirma). Os meus também não têm acesso ao exterior, mas já escaparam 3 ou 4 vezes, uma das vezes encontrei-os à beira de gatos de rua, gatos esses que não sei se tem algum tipo de doença ou se estão vacinados. Os gatos são extremamente curiosos e na maior parte dos casos, no primeiro descuido do dono eles aproveitam logo a possível rota de fuga. Não é à toa que se diz "A curiosidade matou o gato". :) E também "Mais vale prevenir que remediar".

Em relação à castração, as vantagens são inúmeras e acabam com os incomodativos períodos de cio que como qualquer dono de um gato sabe, são complicados para donos e animais.
Gatas castradas que continuem a entrar no cio, é possível que ainda exista um pouco de tecido ovariano, neste caso deve procurar o seu veterinário e rever esta possibilidade, e se for o caso o seu animal deve ser re-operado para a remoção do restante do ovário.

Cumprimentos!
Laua
Membro Júnior

quarta jan 08, 2014 3:48 pm

Mas essas vacinas que falam são em que idade?
Muito provavelmente irei castrar porque ela parece estar a começar a entrar no cio, apesar de a achar novinha..
Não tenho qualquer problema em castrar, porque o meu namorado tem um gato castrado e não está nada arrependido desta escolha.
Mesmo para o bem dela, e dos gatinhos que eu poderia vir a ter de cuidar, pois iria ser MUITO difícil cuidar de tanto gatinho.
SANDRO88

quinta jan 09, 2014 12:35 am

Laua Escreveu:Mas essas vacinas que falam são em que idade?
http://www.clinicavetvalenca.com/index_ ... inacao.pdf
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 09, 2014 12:05 pm

Laua Escreveu:Mas essas vacinas que falam são em que idade? (...)
Começam aos 2 meses e aos 4 já deveria ter toda a vacinação efectuada. Se a sua tem 5 meses e não está vacinada, representa que ainda não foi ao Vet com ela.

A forma de vivência que os gatos, no seu habitat, neste caso em casa, possam apresentar como algo que não nos parece normal, daí a sua questão dela não se saber "lavar", devem ser reportados ao Vet para assim poderem ser avaliados de forma ao Vet poder detectar se o animal estará doente, ou não?!
Uma das indicações, aos donos, de que um gato possa estar doente, é precisamente a de "não se lavar adequadamente". Logo, vet com eles!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”