srYuki Escreveu:Obrigada António Pato.
Ainda não tive tempo para estudar a literatura sobre o PA, mas a seu tempo terei mais informação para poder passar ao meu pai. Estou surpreendida com algumas características (positivas, de guarda) que o cachorro já apresenta mas ainda estou aos papeis. Mas estou muito curiosa sobre o potencial de aprendizagem desta raça. O cachorro aprendeu o "senta" no primeiro dia e já cumpre se não estiver a brincar.
O meu pai, que é o dono e é ele que tem que se inteirar, de facto anda a ler um livro... publicado em 1988. Os cães não terão mudado muito, mas o livro tem alguns disparates (por exemplo em termos de alimentação).
Mais uma vez, agradeço a orientação.
Boas...
Não tem de agradecer nada... é sempre um prazer e digo-lhe já, que também aprendo com as experiências dos outros.
Os cães reagem por instintos, que nuns cachorros são mais vincados e noutros nem tanto. Basta-nos a nós, "guiar" esses instintos... sem marcar negativamente mas sem amolecer...
Pois claro, esta raça, responde rápidamente às solicitações, aos instinto, do senta, daí os humanos chamarem de inteligência... Lá mais para a frente ele vai tentar "vigarizar" as situações para obter os resultados que quer, e aí vai ter de ser tudo repetido de novo, mas sempre o mais parecido possível... Nada de quebrar... Firme, sempre!
Atenção que o que vem nos livros e o que nós curiosos da raça, aconselhamos, por vezes está errado, até porque cada cão é um cão... Todos eles têm personalidades diferentes, logo, cada cão é um caso.
E claro o caso da alimentação é um dos exemplos do que atrás disse...
Aquele cachorro é único, e poderá ser ensinado e criado à semelhança daquilo que o seu pai e a senhora lhe ensinar...
Já percebi que poderá ser um cachorro dominante e há que ter mão para ele... e aí faço minhas as palavras do "roquesoares"... Trate o seu cão como um cão(extensivo a todas as raças) e não o humanize!
Na questão da perseguição à sua cadela, discordo do "roquesoares"... é mesmo pela falta de companhia... isso acontece até com as raças de caça... vem da ninhada e sente a falta de tudo...vai passar!
Sempre que quiser, por pm, ou mesmo aqui... gosto de partilhar experiências...