acasalamento de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ruinavy
Registado: domingo dez 16, 2007 6:46 pm

quarta jan 15, 2014 9:30 am

Bom dia.

Um assunto pouco divulgado e que para o qual existe pouca informação.

Possuo um animal um caniche com cerca de 2 anos. Recentemente fui abordado por um vizinho de forma a tentarmos cruzar os nossos cães, visto que ambos os animais tem uma atração forte desde que se conhecem.

Sendo um novato na matéria, solicitava ajuda e colaboração sobre obrigações e deveres do(s) dono(s) de forma a tentar certificar-me que não falho em qualquer obrigação da minha parte.

p.s. as crias serão para amigos e familiares, assunto já combinado.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta jan 15, 2014 11:40 am

Bom dia

Antes de mais devo-lhe dizer que este é um daqueles tópicos que costuma descambar, não porque as pessoas sejam arrogantes ou algo do género, mas porque é um assunto muito conhecido e com uma ideologia geral muito concreta ...

Diz que é um assunto pouco divulgado e com pouca informação ... Não é bem assim, há muita informação na internet sobre este assunto. Toda ela em concordância na conclusão de que: a criação de cães deve ser deixada para quem percebe da coisa, ou seja, a criação deve ser deixada para quem tem conhecimento e deseja melhorar/manter as características de uma determinada raça de cães (é claro que isto, infelizmente, cada vez menos acontece) pois qualquer iluminado com uma cadela que queira fazer uns trocos faz criação.

Pense que se você diz que tem um caniche é porque durante dezenas, senão centenas de anos houve pessoas que procederam a uma selecção de exemplares de maneira a manter os traços físicos e psicológicos de cães de forma a saírem sempre idênticos no aspecto e comportamento ... se tal não acontecesse não existiriam raças e unicamente existiriam cães ...

Como veio aqui pedir ajuda, deduzo que o seu animal não tem o minimo para fazer procriação (o LOP p. ex.), logo, sinceramente, acho que deve pensar muito bem neste assunto e desistir de tal ideia..

Tudo bem que diz que todos os cachorros irão ter dono, mas pense nos milhares de cachorros abandonados ou nos canis provenientes de cruzamentos do tipo daquele que pretende fazer. Mais, esses amigos e familiares podiam adoptar um cachorro que se encontre abandonado ou num canil e assim melhorar a vida de um animal.

Depois ha o problema das doenças e da genética dos próprios cachorros que se pretendem acasalar .. dou-lhe o exemplo de um conhecido meu que comprou um labrador proveniente de um acasalamento pouco ou nada estudado, actualmente o animal tem 'n' problemas de saúde.. O mais grave e chato é mesmo os ataques de epilepsia que para além de aterrorizantes para os donos, o tratamento não fica barato.

Por favor pense bem no que você e o seu vizinho pretendem fazer, pense no desastre que poderá sair dai (mesmo que a vossa intenção não seja essa) pense nos milhares de cães abandonados à espera de um dono que lhes dê carinho ... Pense bem, e por favor, desista dessa ideia.[/list]
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta jan 15, 2014 11:43 am

Hà várias condições a pensar, antes do acasalamento, aqui vão algumas:
- Ambos os cães têm LOP? Se sim, consulte o site do CPC para registo inicial (RI), etc.
- Se um deles ou ambos não têm LOP, como sabe vai ter rafeiros.

Que idade tem a cadela? Jà tem idade para procriar? Quando vai ter o próximo cio? Onde vai ser os dias de acasalamento, na sua casa ou na casa dela?
A ninhada vai nascer onde? Têm condições de ter uma ninhada?
Durante a gravidez deve ir ao Vet que irá acompanhar a gravidez, assim como estar disponível no dia do parto, se alguma coisa correr mal.
Após o parto, e onde tiver a ninhada, vai ser bem tratada e vigiada durante durante o periodo de pelo menos 2 meses, enquanto os bébés estão com a mãe?
Antes do acasalamento, a mãe deve levar um reforço da vacina do parvovirus e estar desparasitada.
Os bébés quando nascerem, deve desparasitá-los aos 15 dias, 1 mês, etc. Assim como levar a primo-vacinação a partir das 4 ou 5 semanas.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 15, 2014 2:37 pm

ruinavy Escreveu:Bom dia.

Possuo um animal um caniche com cerca de 2 anos. Recentemente fui abordado por um vizinho de forma a tentarmos cruzar os nossos cães, visto que ambos os animais tem uma atração forte desde que se conhecem.

Sendo um novato na matéria, solicitava ajuda e colaboração sobre obrigações e deveres do(s) dono(s) de forma a tentar certificar-me que não falho em qualquer obrigação da minha parte.

O meu conselho é que não faça a vontade ao seu vizinho. Já há demasiados "caniches" abandonados por aí, mesmo que me garanta que todos cachorros vão ter dono. E também já há demasiados falsos caniches aos pontapés por esse mundo fora, não são precisos mais.

O facto de esses dois cães terem "uma atracção muito forte desde que se conhecem" não significa nada, apenas que são dois cães que se dão bem. As atracções muito fortes, no sentido em que o escreveu, são apanágio dos humanos, seres pensantes que têm por hábito rotular todos os sentimentos e sensações. Os animais são mais simples e honestos: fora dos cios, quando um monta o outro apenas lhe está a dizer que é ele quem manda, mais nada. E as brincadeiras são apenas isso, brincadeiras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Rudik
Registado: segunda jan 13, 2014 8:51 pm

quarta jan 15, 2014 2:42 pm

ruinavy Escreveu:Bom dia.

Caro ruinayy,

Tal como já foi referido por outros membros acima, repense a questão e opte pela decisão mais sensata, ou seja, não o faça. Qualquer cão/cadela em época de cio sente uma «atracção fatal» pelo primeiro(a) que lhe aparecer à frente... E o que é isto de «atracção fatal»? Falamos de cães ou de pessoas? Parece-me, sim, e corrija-me se estiver errado, que o vosso desejo é maior do que propriamente o dos animais em questão... E isso já é outra história. Este não é de todo um assunto pouco abordado, muito pelo contrário, basta pesquisar atentamente na Internet ou então dirigir-se a um canil, onde proliferam ninhadas de cachorros, muitos deles, fruto de cruzamentos impulsionados pelos ex-donos que, posteriormente, não souberam lidar com a situação adjacente e consequentemente os abandonaram. É triste! O objectivo é evitar este tipo de acontecimentos e, se estivesse mais atento às notícias, certamente que se depararia com o que afirmo. Aliás, na época natalícia dá-se um particular enfoque a esta temática, de repente, «lembram-se» todos de ficarem mais sensíveis... Desculpe o desabafo! Se é um novato na questão, como diz, então opte pelo que já lhe foi dito, não o faça. Se os seus familiares e amigos querem cachorrinhos que se desloquem a um canil, eles agradecem! :wink:
Atentamente,
Fábio Soares
tlopes

quarta jan 15, 2014 6:39 pm

Tópico editado. Por favor não criem off-topics.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 15, 2014 7:17 pm

Caniche? O canito de pelinho encaracolado que tem? é que a coisa começa logo por aí... mas adiante.

Bom, têm mesmo donos para todos? Então as obrigações são todas do dono da cadela e já foram explicadas. O senhor limita-se a facultar o macho e a combinar com o dono da cadela como vai ser "remunerada" essa prestação de serviço... Na canicultura ética e informada de cães de raça pura as montas são normalmente pagas ao dono do macho e a coisa não se faz porque os canídeos têm "atracção" um pelo outro, faz-se porque o criador (leia-se, o dono da cadela) procura naquele macho em particular características que complementam as da fêmea com o intuito de produzir animais saudáveis e que apresentem a maior conformidade possível ao padrão da raça.

O que os senhores pretendem fazer bem feito dá despesa, dá trabalho e ainda assim pode correr mal. Se o fizeram, façam-no de forma ponderada e informada... e sobretudo certifiquem-se de que têm donos para todos e fundos extra para gastar caso a coisa corra mal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quinta jan 16, 2014 12:28 am

Pense muito bem por favor, acho que não vale a pena cruzar a cadela. Uma colega minha conhecida pensou o mesmo que o senhor e esse cruzamento sem informação nenhuma custou lhe muito caro no veterinário. Quer pagar uma eventual cesariana? 4 cachorros da minha colega saíram sem vida e um sobreviveu. Escusado sera dizer que a ideia também foi do vizinho. Não se meta nisso por favor. Há muitos caes abandonados a passar fome e todos magros, façam uma boa acção todos em conjunto e adoptem caes em risco de abate. Eu tenho um adoptado, já fiz a minha parte e continuarei a fazê-la. :wink:
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

quinta jan 16, 2014 4:06 pm

dreamdog Escreveu:Como veio aqui pedir ajuda, deduzo que o seu animal não tem o minimo para fazer procriação (o LOP p. ex.), logo, sinceramente, acho que deve pensar muito bem neste assunto e desistir de tal ideia..
Mas só cães com LOP é que podem fazer procriação?? :o :o

Uma coisa é cães sem LOP resultarem em filhotes sem LOP outra coisa é cães sem LOP não terem o mínimo para procriar...

Ou será que sou eu que estou a ver a coisa mal?
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jan 16, 2014 4:53 pm

krug Escreveu:
dreamdog Escreveu:Como veio aqui pedir ajuda, deduzo que o seu animal não tem o minimo para fazer procriação (o LOP p. ex.), logo, sinceramente, acho que deve pensar muito bem neste assunto e desistir de tal ideia..

Uma coisa é cães sem LOP resultarem em filhotes sem LOP outra coisa é cães sem LOP não terem o mínimo para procriar...

Este é um daqueles assuntos mais que batidos aqui na arca xD mas vamos lá ..

Não, não está a ver mal totalmente a coisa. No entanto o minimo que se deveria ter em conta na reprodução de canídeo seria mesmo o lop .. não por ser um papel, não por elevar o custo final dos cachorros, mas sim porque é o que atesta a raça de um cão e é a unica forma que se tem de consultar a descendência do animal, por vezes até se prever o gênero de morfologia que sairá do cruzamento ou mesmo eventuais doenças ..

É claro que um cão lá por ter lop não significa ser um bom exemplar da raça, por vezes longe disso até. Mas é a unica maneira de poder dizer que cão x é de raça y; x; z ... Sem os registos do lop era impossível referirmo-nos a cães de raça x ou y ... eram todos cães e nada mais.

A história do cão que não tem LOP mas os pais tinham acaba por não fazer sentido ... isso é desculpa de criadeiro e de quem quer ganhar dinheiro ou quiçá de criar LOP's falsos .. Se um cão é dito como de raça e nem o lop tem nem quero pensar nos exames de despiste de possíveis doenças genéticas hereditárias e nos cuidados a t€r com os cachorros € progenitora.

Para terminar o Lop não é segurança de nada nem atesta que o cão esteja dentro do estalão (infelizmente é o que acontece neste momento, mas isso são outros 500) ou mesmo que esteja bem de saúde .. mas a inexistência dele revela que algo de errado se passa na criação dos cachorros ditos de raça...

E sim , na minha opinião, só cães com LOP é que deveriam fazer criação nas mãos de 90% das pessoas e destas pessoas só praí 10 ou 20% dos animais é que deveriam ter continuidade da linhagem ... criação sem lop deveria ficar para quem percebe e tem anos de experiência na poda e sabe o que está e quer fazer
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta jan 16, 2014 8:32 pm

dreamdog Escreveu:
krug Escreveu:

Não, não está a ver mal totalmente a coisa. No entanto o minimo que se deveria ter em conta na reprodução de canídeo seria mesmo o lop .. não por ser um papel, não por elevar o custo final dos cachorros, mas sim porque é o que atesta a raça de um cão e é a unica forma que se tem de consultar a descendência do animal, por vezes até se prever o gênero de morfologia que sairá do cruzamento ou mesmo eventuais doenças ..

É claro que um cão lá por ter lop não significa ser um bom exemplar da raça, por vezes longe disso até. Mas é a unica maneira de poder dizer que cão x é de raça y; x; z ... Sem os registos do lop era impossível referirmo-nos a cães de raça x ou y ... eram todos cães e nada mais.

A história do cão que não tem LOP mas os pais tinham acaba por não fazer sentido ... isso é desculpa de criadeiro e de quem quer ganhar dinheiro ou quiçá de criar LOP's falsos .. Se um cão é dito como de raça e nem o lop tem nem quero pensar nos exames de despiste de possíveis doenças genéticas hereditárias e nos cuidados a t€r com os cachorros € progenitora.

Para terminar o Lop não é segurança de nada nem atesta que o cão esteja dentro do estalão (infelizmente é o que acontece neste momento, mas isso são outros 500) ou mesmo que esteja bem de saúde .. mas a inexistência dele revela que algo de errado se passa na criação dos cachorros ditos de raça...

E sim , na minha opinião, só cães com LOP é que deveriam fazer criação nas mãos de 90% das pessoas e destas pessoas só praí 10 ou 20% dos animais é que deveriam ter continuidade da linhagem ... criação sem lop deveria ficar para quem percebe e tem anos de experiência na poda e sabe o que está e quer fazer
Boa Noite...

X2
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
krug
Membro

quinta jan 16, 2014 8:40 pm

dinodane Escreveu:O que os senhores pretendem fazer bem feito dá despesa, dá trabalho e ainda assim pode correr mal. Se o fizeram, façam-no de forma ponderada e informada... e sobretudo certifiquem-se de que têm donos para todos e fundos extra para gastar caso a coisa corra mal.

Concordo em absoluto. Veterinário, boas rações, vacinas, etc, conte com uma boa despesa. Para mais, ainda que seja para oferecer à família. E não se esqueça que muitos potenciais donos desistem da ideia (aconteceu com uma pessoa amiga e com os seus cães de água. Antes de nascerem tinha dono para todos - vendidos a preço de custo (só fez reprodução porque gosta mesmo muito da raça) e acabou por apenas vender 4. ficou com dois cachorros que entretanto não conseguiu vender (hoje já têm 3 anos cada) + um cão adulto.

Agora está com uma despesa mensal considerável. Agora nem pode ouvir falar em criação...

Por isso pense bem no que está a fazer.
krug
Membro

quinta jan 16, 2014 8:44 pm

dreamdog Escreveu:
krug Escreveu:

Concordo em absoluto com tudo o que disse. Logo não é necessário ter LOP para fazer criação embora quem queira comprar um cão de raça deve ser exigir, NO MINIMO, o LOP.

Eu jamais compraria um cão sem LOP a não ser que fosse um cão de raça portuguesa e conhecesse os pais (e os donos dos pais) e acima de tudo, conhecesse bem a raça para perceber que os pais (tendo ou não LOP) estariam dentro das características da raça. E mesmo assim é um risco em virtude de potenciais consanguinidades...

Mas fiquei esclarecido: não é preciso ter LOP para fazer criação. Da forma como primeiro afirmou pensei que fosse proibido (pelo CPC) fazer criação de raça sem ter LOP. Pode fazê-lo desde que depois inscreva os pais/filhos no LOP, certo?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 16, 2014 8:49 pm

krug Escreveu:

O seu discurso é-me familiar mas ok, cá vai.

Se têm efectivamente donos para todos... não vem mal nenhum ao mundo, apesar de já existirem demasiados cães rafeiros para a quantidade de donos capazes que existe.

Agora se não há guito para facultarem à cadela tudo o que precisa para uma gestação saudável ou para fazerem face a uma emergência tal como a cadela não ser capaz de expulsar os filhotes, se não estiverem preparados para alimentarem os bichos à mão se a cadela não os souber criar ou forem muitos, se não estiverem dispostos a vacinar e desparasitar a cachorrada até aos dois meses ou se estão a pensar vendê-los como se de caniches puros se tratassem... aí a conversa é outra. É irresponsável e revela pouco amor aos animais.

Mas lá está, isto é chover no molhado. As pessoas fazem o que bem entendem...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sexta jan 17, 2014 2:08 pm

Na minha primeira resposta a este tópico, esqueci-me de referir uma vacina importantissima.
Além do reforço da vacina contra a parvovirose, também é fundamental a vacina contra o Herpes virus para imunização as cadelas gestantes. Previne a mortalidade nos cachorros antes e depois do parto, assim como as lesões causadas por esta virose.
Só devem ser vacinados cadelas saudáveis, o 1º reforço deverá ser efectuado ou durante o cio ou entre o 7 e 10 dia após acasalamento.
O 2º reforço administrado entre de 1 a 2 semanas antes dadata prevista do nascimento.

ruinavy: por tudo o que jà foi dito, pense e decida cuidadosamente. Ter uma ninhada implica muita preocupação, condições de salubridade do local, cuidados médicos, acompanhamento diário pelos donos, alterações de comportamento da cadela, imensas despesas monetárias (vacinas, remédios, consultas, por vezes cirurgia, construção do local de parto, alimentação, etc.)
Não pense que a natureza resolve tudo sózinha !
Responder

Voltar para “Cães”