Agressividade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

sábado jan 18, 2014 10:55 am

Bom dia,

O meu Spark, quase com 6 meses, tem tido uns comportamentos um tanto fora daquilo a que nos tem habituado. Há uma semana atrás estava a dormir na cama dele e o meu filho pequeno foi ter com ele para o abraçar (como faz muitas vezes) e ele rosnou-lhe. Até aqui nunca tinha sucedido e já foram bastantes as vezes que o míudo foi ter com ele para o abraçar mesmo quando dorme. Provavelmente ter-se-á assustado por estar a dormir o que terá originado este comportamento.
Há uma hora atrás enfiou-se dentro do "poliban" (não sei se é assim que se escreve mas tb não interessa) e eu fui ralhar com ele e "convidá-lo" a sair, como as minhas palavras e gestos não estavam a funcionar fui-lhe pegar para o tirar (não fui de alguma forma agressiva, apenas me mostrei chateada por ele estar num sitio onde não deve), e o sacaninha atirou-se ao meu braço com unhas e dentes. Também não cedi e levei a minha avante pois tirei-o lá de dentro. O problema é que por 1ª vez vi nele esta atitude agressiva. Há uns tempos atrás li qualquer coisa que os cães gostam de viver em família e que quando têm este tipo de comportamentos devem ser ignorados de forma a que percebam que se têm este tipo de comportamento serão excluídos (as palavras não eram bem estas mas a ideia geral será mais ou menos isto). Desde que me mordeu tenho-o ignorado e disse ás crianças para fazerem o mesmo (sem brincadeiras, nem contacto visual), mas será que esta é a atitude correta? Será que isto vai ajudar a resolver a situação? Gostava de perceber o que o levou a ter este tipo de comportamento e aprender a resolver, pois tenho duas crianças em casa não quero correr o risco de que um dia porque um deles o contraria lhe suceda o mesmo que a mim. Provavelmente o mais indicado seria uma escola de treino, mas aqui na nossa zona não há nada disso, só mesmo em Évora. Segundo o meu marido a culpa é minha porque nunca lhe consegui mostrar que eu era dominante, agora penso no assunto e vejo que tem alguma razão (embora não lha possa dar :wink:) Peço desculpa pelo testamento e por alguma expressão menos correta mas neste momento ainda estou um pouco perturbada, não consigo pensar claramente. Toda a ajuda é bem vinda. Obrigada.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado jan 18, 2014 12:31 pm

O meu conselho mais responsável é para procurar ajuda profissional, não pela gravidade do caso em si necessariamente, mas mais porque não estou aí e não vos conheço pessoalmente.
mas...
1º Não há necessidade de abraçar o cão, provavelmente rosnou (avisou) porque não gosta de ser agarrado/sentir-se preso, mas se for uma coisa a suprimir ( tipo pode não gostar mas têm que aprender a aguentar) procure ajuda mais classificada .Entretanto ensine a criança a respeitar o "espaço" do animal.

2º Provavelmente, isso do poliban, fui devido à idade das descobertas e a aptidão natural pela água que possa ter. Se for uma característica intrínseca do cão convêm manter.

O cachorrinho ainda se está a fazer, e pode começar a discipliná-lo agora porque irá ser mais difícil quanto mais tempo deixará passar.
Será uma questão de dominância ou uma questão do deixa andar? (não é para responder aqui, é para colocar a si esta pergunta).

Uma exercício que pode fazer para reforçar a vossa e sua dominância assim como o seguimento do bicho é:
Obrigá-lo a segui-lo(a) para todo o lado, p.e.
Nem que vá à sanita, ele terá que ir e ficar à sua espera.
vai fazer o jantar? Ele terá que ir também
vai ler uma revista para a sala, ele terá que ir consigo e ficar no mesmo espaço físico enquanto você estiver.

Procure ajuda profissional e presencial.

Isso da mordedura do braço, pode ser tudo como pode ser nada, eu, no passado cheguei a ter os meus braços em carne viva (dentinhos de leite são tramados) com coisas do género.
Mas como não estou aí, procure fazer uma avaliação mais rigorosa por alguém mais competente.

Boa sorte.
clourinho
Membro

sábado jan 18, 2014 1:01 pm

Olá botas6, Bom dia,

Agradeço imenso a sua ajuda, pois nisto sou uma completa amadora e logo por azar o meu não trazia o manual de instruções (tou a brincar).
Da situação ocorrida com o meu filho também entendemos dessa forma e estamos a ensinar os miúdos nesse sentido e a respeitar o espaço dele (principalmente quando está a dormir).
Também já tive os braços e mãos todos mordiscados dos dentinhos do sacaninha, ainda tenho marcas, mas esta situação foi completamente diferente, agora penso nisso mais friamente e foi ele a querer impor a vontade dele.
Em relação ao que me sugere de o obrigar a andar atrás de mim, isso já ele faz, parece a minha sombra, não porque eu o obrigue mas porque ele o faz (no principio achava graça mas agora ás vezes chego a pensar se isso será positivo).

Vou então fazer como me sugere e tentar falar com um profissional. Por acaso falei agora com um conhecido que tem cães e comentei o sucedido. Ele disse-me logo que se fosse com ele dava-lhe uma pantufada. Mas não acredito que isto seja solução, quero educa-lo e não que ele tenha medo de mim. Isto de educar um cão é quase como educar uma criança, faz-se um erro e temos problemas para o resto da vida.

Obrigada e Bom fim de semana.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado jan 18, 2014 1:29 pm

clourinho Escreveu:Olá botas6, Bom dia,

Agradeço imenso a sua ajuda, pois nisto sou uma completa amadora e logo por azar o meu não trazia o manual de instruções (tou a brincar).
Da situação ocorrida com o meu filho também entendemos dessa forma e estamos a ensinar os miúdos nesse sentido e a respeitar o espaço dele (principalmente quando está a dormir).
Também já tive os braços e mãos todos mordiscados dos dentinhos do sacaninha, ainda tenho marcas, mas esta situação foi completamente diferente, agora penso nisso mais friamente e foi ele a querer impor a vontade dele.
Em relação ao que me sugere de o obrigar a andar atrás de mim, isso já ele faz, parece a minha sombra, não porque eu o obrigue mas porque ele o faz (no principio achava graça mas agora ás vezes chego a pensar se isso será positivo).

Vou então fazer como me sugere e tentar falar com um profissional. Por acaso falei agora com um conhecido que tem cães e comentei o sucedido. Ele disse-me logo que se fosse com ele dava-lhe uma pantufada. Mas não acredito que isto seja solução, quero educa-lo e não que ele tenha medo de mim. Isto de educar um cão é quase como educar uma criança, faz-se um erro e temos problemas para o resto da vida.

Obrigada e Bom fim de semana.
Mas o seu amigo tem toda a razão, tal e qual como os miúdos, uma palmada na hora certa faz milagres, especialmente tendo ele 6 meses.

O cão está claramente a testar a sua autoridade, e ou o educa agora, ou pode ser já tarde demais, nunca o pode deixar levar a dele avante, a sua atitude para o tirar do poliban foi a correcta, se tivesse recuado, ele teria "ganho", e isso era péssimo. A solução de o ignorar por tempo indeterminado, não tem os resultados esperados, ele não percebe o porquê de ser ignorado.

Não concordo com o fazer o cão segui-la para todo o lado, isso é absurdo, o dono faz o que quer e não tem de andar com o cão atrás, isso é meio caminho andado para que ele sofra gravemente de ansiedade por separação quando a dona sai de casa, e o andar atrás de si irá fazer dele o seu "protector", vai potenciar o sentido de posse e de posição superior na hierarquia, o cão tem de ficar no lugar dele, você é autónoma.

Aconselho a leitura de 2 livros que a irão ajudar e muito na educação do seu cão:

"A encantadora de cães" de Jan Fennell

e

"A paixão de César" de Cesar Millan

:wink:

Quanto aos filhos, é verdade que têm de saber respeitar os animais, mas o cão NÃO PODE rosnar, isso é ponto assente.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
clourinho
Membro

sábado jan 18, 2014 1:41 pm

Ola TheOne, Obrigada pela sua ajuda. Naquela altura realmente o que me passou pela cabeça foi "Também não levas a tua avante, sais e sais mesmo", pena é que o meu antebraço neste momento acha que a minha ideia não foi assim tão brilhante :)

Obrigada pelos livros recomendados, fiz pesquisa e consegui encontrar o do César Milan na Wook. :)

Bom fim de semana.
TheOne
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 1:49 pm

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
botas96
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 3:47 pm

Épá para um cão de 6 meses a surpresa/espanto/choque basta para o parar.

Não que tenha nada contra as pantufadas.

E o cessar da ansiedade de separação também tem remédio.
TheOne
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 4:59 pm

botas96 Escreveu:Épá para um cão de 6 meses a surpresa/espanto/choque basta para o parar.

Não que tenha nada contra as pantufadas.

E o cessar da ansiedade de separação também tem remédio.
Tem sim, nem que seja uma paragem cardíaca como aconteceu com um cão que adoptei com um problema gravíssimo de ansiedade... foi o "remédio"... :roll:

botas96
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 5:09 pm

Não era bem isso que eu queria disser.
TheOne
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 5:37 pm

Pois mas devo dizer-lhe que a ansiedade por separação é dos problemas comportamentais mais difíceis de controlar e resolver...

MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jan 19, 2014 1:10 am

Fora isso o cão tem andado bem disposto? Tem comido bem?
A agressividade pode ser despoletada por mau estar ou dor. Tem a certeza que o cão está de perfeita saúde?...
clourinho
Membro

domingo jan 19, 2014 3:06 pm

Boa tarde a todos e obrigada pela v/ ajuda. Mimoo em relação á sua questão creio que tudo está normal. De facto anda a torcer um pouco o nariz á ração e não tem comido com tanta vontade, no entanto acho que é ronha pois assim que ouve a caixa dos biscoitos aparece logo a correr e a saltar. Também tem brincado normalmente e temos feito as nossas caminhadas normais (mesmo com o mau tempo). Como não noto que ele esteja prostrado ainda não falei com a vet acerca do pouco apetite para a ração. Ele tem com a ração uma relação de amor/ódio como dizemos ás vezes na brincadeira, tem alturas em que a adora e devora a porção noutras faz-se de desinteressado.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jan 19, 2014 5:47 pm

Concordo com o que a The One escreve.

Ele provavelmente está a entrar um bocado cedo na idade da "prateleira" que é quando alguns cães, maioritariamente machos, querem determinar quem manda. Na minha experiência aconteceu sempre por volta dos 10/11 meses.

Os dramas alimentares, e volto a referir que falo apenas das minhas experiências, começam sim por volta dos 6/7 meses.

No caso das rosnadelas e desobediências, fiz o que a The One refere: uma pantufada ou duas na hora certa resolveram o assunto e ficou sempre provado que o braço da lei é comprido, rápido e certeiro. Nunca usei a técnica de ignorar porque não se ignoram desafios.

No caso da comida foi um período longo, chato, e só com muita paciência e muitas idas ao vet (só faço o que o vet diz) é que lá ultrapassámos a paranoia de não comer.
DFPapel
Membro Júnior
Registado: domingo jan 12, 2014 12:17 pm

domingo jan 19, 2014 9:47 pm

A primeira coisa que me passou pela cabeça mal li o primeiro post foi precisamente que o cão poderá estar com dores, porque é um cão novo, sem comportamento prévio de agressividade, e de um momento para o outro rosna e morde. Veja-se também que rosnou ao toque e mordeu (ou tentou) quando o contacto físico foi mais intenso, mas segundo percebi, não rosnou com a aproximação. Pelo contrário, isolou-se, o que os cães por vezes fazem quando têm dores ou não se sentem bem.
Também demonstra alguma falta de apetite. Tente dar-lhe comida húmida (mais olfativa e saborosa) e ver como ele reage a esta.
Aconselho, de qualquer modo, a estar atento(a) ao comportamento geral do cachorro. Se notar diferenças, vá ao veterinário com o animal.
Boa sorte!
clourinho
Membro

terça jan 21, 2014 11:28 am

Bom dia,

Mais uma vez agradeço a v/ ajuda. Fui ontem á veterinária (ia buscar desparasitante e aproveitei para comentar com ela a situação e pedi para o examinar), resultado o menino está de perfeita saúde, não tem portanto dores nenhumas . Na opinião da Veterinária ele está a querer impor-se (como já aqui foi dito) e ver até onde pode ir. Agora tenho um cão com problemas de adolescente :lol:
Responder

Voltar para “Cães”