O meu Spark, quase com 6 meses, tem tido uns comportamentos um tanto fora daquilo a que nos tem habituado. Há uma semana atrás estava a dormir na cama dele e o meu filho pequeno foi ter com ele para o abraçar (como faz muitas vezes) e ele rosnou-lhe. Até aqui nunca tinha sucedido e já foram bastantes as vezes que o míudo foi ter com ele para o abraçar mesmo quando dorme. Provavelmente ter-se-á assustado por estar a dormir o que terá originado este comportamento.
Há uma hora atrás enfiou-se dentro do "poliban" (não sei se é assim que se escreve mas tb não interessa) e eu fui ralhar com ele e "convidá-lo" a sair, como as minhas palavras e gestos não estavam a funcionar fui-lhe pegar para o tirar (não fui de alguma forma agressiva, apenas me mostrei chateada por ele estar num sitio onde não deve), e o sacaninha atirou-se ao meu braço com unhas e dentes. Também não cedi e levei a minha avante pois tirei-o lá de dentro. O problema é que por 1ª vez vi nele esta atitude agressiva. Há uns tempos atrás li qualquer coisa que os cães gostam de viver em família e que quando têm este tipo de comportamentos devem ser ignorados de forma a que percebam que se têm este tipo de comportamento serão excluídos (as palavras não eram bem estas mas a ideia geral será mais ou menos isto). Desde que me mordeu tenho-o ignorado e disse ás crianças para fazerem o mesmo (sem brincadeiras, nem contacto visual), mas será que esta é a atitude correta? Será que isto vai ajudar a resolver a situação? Gostava de perceber o que o levou a ter este tipo de comportamento e aprender a resolver, pois tenho duas crianças em casa não quero correr o risco de que um dia porque um deles o contraria lhe suceda o mesmo que a mim. Provavelmente o mais indicado seria uma escola de treino, mas aqui na nossa zona não há nada disso, só mesmo em Évora. Segundo o meu marido a culpa é minha porque nunca lhe consegui mostrar que eu era dominante, agora penso no assunto e vejo que tem alguma razão (embora não lha possa dar