Educação canina - em casa ou numa escola??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

uxita
Membro Júnior
Registado: terça jan 14, 2014 7:53 pm

domingo jan 19, 2014 10:30 pm

Olá a todos!

É a primeira vez que escrevo neste fórum, mas já tenho lido muitos tópicos que me têm ajudado!

Tenho um cachorro que está quase a completar 4 meses. Mal chegou cá a casa, comecei logo a ler sobre educação canina e a treiná-lo. Felizmente tem corrido bem, pois o Zappa já responde a alguns comandos básicos e parece entusiasmado quando treinamos. No entanto, tenho sempre receio de que a minha pouca experiência limite a sua educação... Claro que preferia ser eu a ensinar-lhe tudo, mas ando um pouco insegura...

A questão é a seguinte, conhecem escolas de treino canino no Porto ou arredores? E, já agora, quanto custam essas aulas?

Já agora, como fizeram para educar os vossos cachorrinhos? Algum conselho que me possam dar?

Obrigada
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda jan 20, 2014 10:04 am

Respondendo à questão que coloca no titulo: em casa.
O cão deve ser sempre ensinado no seu ambiente e depois daí para todos os cenários possiveis.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda jan 20, 2014 10:21 am

Para mim, o mais importante é que a educação/treino seja feito sempre com o dono acompanhado com um treinador ou não, para este orientar o dono durante o processo.

Inicialmente o treino deve ser feito num local que o cão já conheça, pelo motivo de existir menos distrações e assim a aprendizagem se tornar mais eficiente.

Quando num ambiente conhecido ele estiver a responder 99% ao que é pedido, muda de contextos e tenta que ele corresponda aos pedidos que lhe são feitos. Os animais contextualizam e não ligam muito à palavra/ordem que é dita. Exemplo, ensinaste-o a sentar mas, não reparaste e estavas sempre +/- a 5 metros. Se esta variável mudar e estiveres a 10 metros, ele pode não obedecer apesar de ter ouvido a ordem ou aproxima-se de ti e só depois é que se senta.
uxita
Membro Júnior

segunda jan 20, 2014 10:17 pm

Obrigada pelas respostas!

Eu tenho feito esse treino em casa e tem corrido bem, apesar da minha experiência na área ser nula... Comprei o livro da treinadora Alexandra Santos que tem sido uma ótima ajuda! Tenho aprendido bastante e, realmente, as técnicas que usa resultam mesmo!! O meu cachorrinho ainda não tem 4 meses e já se senta, deita e obedece a outros comandos há mais de um mês! O problema maior é andar com ele na rua de trela!! No jardim de casa e na nossa rua obedece ao comando junto e não puxa a trela. Mal viramos a esquina, fica excitado, quer cheirar tudo, ir ter com as pessoas que passam, e não pára de puxar!... Sei que este treino requer paciência e tempo, não é? Têm algum dica para me ajudar a controlar melhor o Zappa?

Obrigada
Ressa
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 10:10 am

É importante mostrar que pelo facto de ele executar um comando não o impedimos de ir onde ele quer.
Por isso, o que eu sugiro é que quando ele puxa devemos parar e mantermo-nos imóveis até ele deixar de puxar ou dar folga na trela. Quando houver folga na trela, chama o Zappa para ele olhar para ti e felicita-o. Como recompensa, começa a dirigir-te para o ponto de interesse dele.
O objetivo é ele perceber que não precisa de puxar para ir para o seu ponto de interesse, sendo penalizado quando puxa.
Numa fase inicial, é preciso muita paciência e por vezes os passeios são de meros metros.

Existem muitas outras técnicas, na internet encontras imensos. Tenta uma durante 2 semanas, se melhorar 1% mantém mais um tempo, se a melhoria é de 0%, muda de técnica ou combina várias.
Cada cão é um cão e o que pode funcionar com alguns não funciona com outros.
LFGomes
Membro Veterano

quarta jan 22, 2014 9:06 am

Que confusão que vai para aqui.

Quando o cão pára de puxar a trela, o alívio só por si é um reforço\recompensa. Não se recompensa dupla ou triplamente.
Não conheço o caso, mas há cães que se magoam na zona do pescoço, ainda para mais sendo ele cachorro, cuidado com o deixar puxar a trela até que ele pare.

Aconselho a treinar melhor o “junto” que ainda não está totalmente assimilado e a trabalhar também a socialização em espaços controlados.
Leia sobre o clicker e como fazer a introdução do mesmo. É bastante simples, o treino é sempre pela positiva e se feito correctamente tem resultados muito rápidos.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano

quarta jan 22, 2014 10:17 am

Acontece muitas vezes os cães puxarem desalmadamente sem terem consciência do risco que correm, mesmo tendo estranguladoras.

Então, o que fazer nesses casos?

Sim, pode-se começar a treinar em casa e depois passar para a rua mas, o que fazer quando ele puxa?
Mesmo treinando o "junto" ele poderá puxar, como treinar o junto quando um cão está constantemente a puxar?
Pode-se utilizar o clicker ou um biscoito como recompensa mas, por vezes isso não é o suficiente e cheirar o desconhecido é mais interessante.

Tendo em conta a idade do Zappa e com a socialização, ele vai "acalmar" mas, e se ele continuar a puxar sempre que sente um cheiro novo?
LFGomes
Membro Veterano

quarta jan 22, 2014 12:09 pm

O “junto” treina-se em casa e só depois de assimilado coloca a trela e ensina o “andar junto”.
Muita recompensa, muita alegria e brincadeira.
Pode fazer pequenas correcções com a trela, coisas simples, rápidas, um toque….
Socializar o cão é igualmente importante. Se o cão estiver habituado a ver pessoas, crianças, ouvir ruídos, vai manter-se no seu estado normal quando confrontado com essas rotinas da rua.
Para os cães adultos que não foram ensinados, mediante a análise a vários factores, escolhe-se a melhor abordagem.
Aqui estamos apenas a falar de um cachorro, portanto estas sugestões hão-de ser suficientes.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jan 22, 2014 1:45 pm

Boas...

O título faz uma pergunta...

A minha opinião, é: Em casa e na escola!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sábado jan 25, 2014 11:25 am

Em casa!!!! Sem qualquer duvida! Tenho o meu labrador há 7 anos, e logo quando ele tinha 7 meses levei-o para a "escola"...que erro enorme!! Ele sempre foi meio tresloucado, e continua a ser. Como eu costumo dizer e alegre demais :wink: . Na escola os cães eram treinados pelos donos, com a orientação do treinador, o problema foi que havia cães agressivos no treino, o meu Sam não tinha uma ponta de agressividade, mas passou a ter. Primeiro começou a ver um dos outros cães a fugir do dono, e passou a fazer o mesmo. Depois começaram os ataques de um dos outros cães, e depois mais outro, e mais outro...chegou a ficar sem um dente num dos treinos :|
Se soubesse o que sei hoje, não o teria levado para a escola.
Ressa
Membro Veterano

sábado jan 25, 2014 11:44 am

Pela descrição, parece-me existir uma grande confusão no local de treino, em que não existe grande preocupação com os casos particulares de cada cão.
E não houve a orientação do treinador para evitar o conflito.

Misturar tudo e ver o que dá. :o

Um cão que tenha problemas de agressividade, a meu ver, deve ser socializado mas nunca com outros cães que não seja de inteira confiança do treinador. (Quando falo de agressividade é de querer matar o outro e não de avisos ou tomadas de posição na hierarquia).

Algo que eu senti falta foi a orientação de alguém que observa de fora e se apercebe do que eu faço mal no meu comportamento. Infelizmente, os preços que são pedidos e os métodos descritos de pessoas que levaram seus cães a treinadores, não me satisfazem.
uxita
Membro Júnior

domingo jan 26, 2014 10:47 pm

O Zappa aos poucos tem revelado progressos! Ainda hoje foi a um jardim passear e notei que está mais controlado e que obedece mais ao "junto". Claro que, quando vê algo novo tende a puxar... Muitas vezes ando uns metros e tenho de parar... Mas faz parte do processo, não é? Ainda é um cachorro e é preciso paciência e dar-lhe tempo para aprender e conhecer o mundo.

Hoje durante o passeio não apareceu um único cão... Fiquei triste, pois gostava que ele convivesse com outros cães. Infelizmente não tenho amigos com cães da idade dele e acho que lhe faz falta...

Obrigada a todos pelos conselhos!
Antoniojcf
Membro Júnior
Registado: quarta abr 27, 2011 4:24 pm

segunda jan 27, 2014 12:02 pm

bom dia, acho que a educaçao de um animal deve ser feita quer em casa quer na escola mas daquilo que percebi a sua intençao será a sociabilizaçao que em casa nunca é feita de forma correcta, experimente a escola armando4dogs que tem sociabilizaçao por 3 euros a sessao.
uxita
Membro Júnior

segunda jan 27, 2014 10:58 pm

Pois, para já estou a educá-lo em casa. Tenho lido bastante e tenho conseguido ver resultados. No fundo, sinto que o meu cachorro precisava de conviver. Ele é muito brincalhão e curioso. Sempre que vê uma pessoa quer correr para ela para receber mimos e para brincar. Quando vê um cão fica curioso e entusiasmado. Só que não tenho conseguido aproximá-lo deles, pois normalmente estão a passear e não param para conviver. E os cães mais velhos não lhe ligam pois ele ainda é muito cachorro, salta e pula, e eles já são mais serenos...

Agradeço o contacto, mas como sou do Porto essa escola fica muito longe... Conhece mais alguma nesta zona?

Obrigada
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

segunda jan 27, 2014 11:36 pm

Em tempos por curiosidade dirigi-me a uma escola de cães para saber como funcionavam as aulas. Disseram que tinham desistido de aulas marcadas em q o dono está presente pq os donos/cães faltavam muito, bla bla
Agora os donos deixavam lá o cão não sei quantos dias/semanas eles treinavam o cão e dp o dono ia lá buscar.

Eu na altura ainda percebia menos do pouco que sei hoje sobre treinamento de cães e fiquei tão aparvalhada com este método. Ainda perguntei se resultava, etc.
Responder

Voltar para “Cães”