Ração Large Breed

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

domingo jan 19, 2014 9:11 pm

Boa noite,

Estou em processo de escolher a ração para meu cachorro (agora esta a Pedrigre Vital Junior) e tenho visto algumas marcas que apenas têm ração puppy small breed ou large breed.

Segundo a informação que tenho é que ele será de tamanho médio (entre 25 e 30 kg) e por isso nenhuma das duas se adequa verdadeiramente. A minha questão coloca-se em saber se uma ração large breed para um cão de medium breed (a breed é street dog :)) poderá fazer-lhe mal ou atrofiar-lhe o crescimento de alguma forma (por ex. crescimento demasiado rápido nas articulações).

P.S.: estou a pensar na ACANA e na Criadores (esta um pouco mais barata e não tão boa mas ainda assim das do muito que tenho lido e pesquisado parece-me das melhores do mercado em termos de preço/qualidade).

Obrigado
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jan 19, 2014 9:21 pm

Mas mude rápido porque Pedigree é mesmo mau...
Mas não percebo a sua dificuldade.
A escolher a Criadores pode escolher esta: http://www.tiendanimal.pt/racao-criador ... -4939.html
Não precisa de escolher necessariamente a de Large Breed.
Vale a pena apostar na compra de 2 sacos :wink:
krug
Membro

domingo jan 19, 2014 9:30 pm

ReginaVieira Escreveu:Mas mude rápido porque Pedigree é mesmo mau...
Mas não percebo a sua dificuldade.
A escolher a Criadores pode escolher esta: http://www.tiendanimal.pt/racao-criador ... -4939.html
Não precisa de escolher necessariamente a de Large Breed.
Vale a pena apostar na compra de 2 sacos :wink:
Pedigree é a ração que o albergue podia disponibilizar. A mudança de ração vai ser feita de forma gradual e consistente para que evite distúrbios gástricos. Por isso, com pena minha ainda vai comer maioritariamente Pedrigree durante esta semana.

Entretanto tinha comprado uma Libra mas depois de pesquisar muito já vi que a compra não foi muito indicada.

Por isso agora estou com outras marcas em vista. Já tinha visto essa dos criadores. E é uma opção. Mas existem outras: ora, nestas outras é que tenho visto a questão que aqui coloquei.

Atenção não procuro saber qual é a ração indicada ou se esta ou aquela marca é melhor do que aquela ou outra ainda. Procuro apenas saber os eventuais problemas que podem existir (se é que existem) de uma ração large breed para um puppy que será certamente de medium breed (de 25 a 30 kg). Já pesquisei na arca e ainda não encontrei resposta para isso.

Outra questão: ando a tentar encontrar uma caixa de plástico hermética para colocar ração (saca de 15 kg) e não encontro em lado nenhum. Só caixas baixas e largas, quando pretendo uma alta e fina (à semelhança do formato da saca de ração). Mesmo em lojas de animais não consigo encontrar (só têm caixas mais pequenas). Mas também já ouvi dizer que alguns fornecedores disponibilizam a caixa quando compramos a primeira saca :o

Alguém tem alguma indicação quanto a isso, o que fazer ou quais os fornecedores que disponibilizam essa caixa (se é que não é "mito") .

Obrigado
krug
Membro

domingo jan 19, 2014 9:38 pm

Por exemplo, esta é apresentada como sendo de 9 a 25 kg de peso em adulto

"Acana Puppy & Junior"

Ora fica no limite inferior do peso presumível em adulto( de 25 a 30kg). Será que a ACANA PUPPY Large breed pode assim ser interpretada para cães que fiquem com peso de 25kg ou mais como diz na própria descrição da ração (tiendanimal)? É que é muito diferene um cão de 30 kg ou um de 45kg (este sem dúvida large breed).

E se não ficar com esse peso, haverá mal em dar-lhe uma ração large breed se ficar com um peso de 25 kg ou um pouco inferior?
ReginaVieira
Membro Veterano

domingo jan 19, 2014 10:07 pm

já houve e a bom preço no continente...
Muitas marcas costumam oferecer...
Não me parece que cause muito problema se usar uma large breed, mas não sei.
Os condroprotetores só fazem bem, a quantidade de gordura, proteína e afins é que não sei. Mas acho que pior é ao contrário, portanto, um cão de grande porte comer uma para cães médios.
Maitika
Membro
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

segunda jan 20, 2014 3:01 pm

Ola krug,

Concordo com a Regina, faça a transição o + rápido possível! Ponha de parte todas as rações com subprodutos ou derivados (que é o caso da pedigree e da libra), isto para dar ao seu cachorro uma alimentação saudável.

Eu dou Acana Puppy Large Breed ao meu patitas, mas é um Castro Laboreiro (40 a 45kg em adulto), logo não tive essa preocupação do peso. :-) Porém, a tabela de doseamento indica quanto dar em função do peso actual do cachorro e o peso esperado em adulto. Não é em função da idade, como a maioria das rações.

Se for ao site oficial da Acana:

http://www.acana.com/products/classics/

Consegue ver qual é a ração que mais se adequa ao seu cachorro (tem de efectuar o download do PDF). Pelo peso que você diz, pois não sei a raça, nem a estrutura do cachorro, eu escolheria "Puppy & Junior". Fica no limite, mas vem lá nas especificações da tabela: "Medium-large breed: golden retriever, dalmation" (30kg).

Quanto à caixa, eu ganhei a minha quando ainda dava RC. Porém, não deixe de procurar ou perguntar nas lojas. O que eu faço é pesar todas as doses, ensacar nuns sacos de lanches do lidl e voltar a pôr na saca original. Dá trabalho quando se compra a saca, mas não tenho a preocupação de pesar 2x por dia! :-) Se tiver este trabalho todo e selar devidamente a saca, a qualidade da ração não fica afectada pela qualidade da caixa... E assim, até escusa de ser tão específica... digo eu...
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
krug
Membro

terça jan 21, 2014 7:15 pm

Pois, eu tenho é a dúvida do peso com que ficará em adulto. Como é um SRD e não se conhecem os pais é sempre difícil fazer essas suposições.

Não quero é arriscar a que seja um cão de large breed e eu andei a dar ração de médium breed. Normalmente (penso que estou correcto quando digo isso) a large breed tem em atenção o desenvolvimento mais rápido do esqueleto e tendões...

Quanto à dose diária, disseram-me que não devia pesar. Devia ter sempre ração à disposição... ora, come quando quer. Quando estava no albergue era assim, tinha à disposição com o resto da ninhada. Mas eu conheci (e vi) um cachorro que comeu tanta ração (por estar à disposição) que parecia que ia rebentar (visto de cima era quase redondo) e mal andava. Felizmente não lhe aconteceu nada, ficou apenas com fezes mais liquidas (e muitas). Por isso estou um pouco indeciso se lhe meto ração à disposição ou não (agora estou a dar-lhe aproximadamente 250/300 gr de ração diária e come tudo... mais houvesse, mais comia).

Mas acho que vou comprar a ACANA LARGE BREED (13 kg a 57 euros)
http://www.tiendanimal.pt/acana-puppy-l ... -4378.html
ReginaVieira
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 7:22 pm

A Acana é uma excelente opção.
Ainda assim sei onde a pode comprar por 51,20€ :P
Uma outra que também acho muito boa e penso não ter referido(em alguns tópicos já o fiz), é a Nutra Gold e sei de um site que vende o saco de 15kg da Puppy Large a 47euros :wink:
Maitika
Membro

terça jan 21, 2014 9:53 pm

ReginaVieira Escreveu:A Acana é uma excelente opção.
Começa por "z" acaba em "p" e no meio tem "oosho"! B) Lol
eu faço aí às minhas compras

Carpe Diem,

V. A. Santos
ReginaVieira
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 10:12 pm

Maitika Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:A Acana é uma excelente opção.
Começa por "z" acaba em "p" e no meio tem "oosho"! B) Lol
eu faço aí às minhas compras
por acaso não :P
é a p*toutlet :P
Acana e Artero lá tem preços 5* (e outras coisas tambem, talvez).
Mas vou cuscar essa loja que disse :P
Maitika
Membro

terça jan 21, 2014 10:40 pm

Nessa está a 52,20€... B) Lol
Mas concordo com as promoções. Este mês vou gastar € nos produtos artero! Que vale mesmo a pena...
Onde eu compro, tem 10% de desconto na 1° compra (tem de se tornar fã) + 5% na próxima. E o serviço é 5 estrelas! :-) ainda é recente, daí não ter muitas coisas na área da higiene.

Carpe Diem,

V. A. Santos
ReginaVieira
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 10:50 pm

Sim eu vi as promoções que tem, o que dá jeito e depois acaba por fazer diminuir ainda mais o custo da ração.
Por exemplo para quem usa a TOTW, fica a um preço bem convidativo com as promoções.
krug
Membro

quarta jan 22, 2014 11:51 am

Obrigado pelas dicas quanto às lojas. Vou ver essas que desconhecia. Parece que afinal ainda se encontra mais barato... É que a tienda ė uma espécie de Colombo :)

E quanto a deixar a ração à disposição? É que ainda hoje de manhã comeu 100 gr e parecia esfomeado. Até ficou com soluços.

Em 5 dias aumentou cerca de 130 gr (agora está com 2 meses e uma semana e quase 5,2 kg de peso).
Maitika
Membro

quarta jan 22, 2014 12:38 pm

Eu sempre dei ração 2x dia. Por exemplo: a dose diária é 500g. Dou 250g de manhã e 250g à tarde/noite. E é o que a maioria das rações aconselha. Convém é ter sempre água disponível...
Até aos 10meses, eu punha água na ração e o cão ficava + saciado. Porém, ele tinha de comer tudo na hora porque os croquetes começam a inchar e a perder as suas propriedades (disse-me 1criador).
Ter horas para comer, faz com que ele também tenha o relógio fisiológico certo e nós consigamos calcular as horas das evacuações (na minha opinião). Até agora nunca tive de limpar o canil! É comer, sair, evacuar, passear, brincar e descansar. B)

Carpe Diem,

V. A. Santos
krug
Membro

quinta jan 23, 2014 8:05 pm

Maitika Escreveu:Eu sempre dei ração 2x dia. Por exemplo: a dose diária é 500g. Dou 250g de manhã e 250g à tarde/noite. E é o que a maioria das rações aconselha. Convém é ter sempre água disponível...
Até aos 10meses, eu punha água na ração e o cão ficava + saciado. Porém, ele tinha de comer tudo na hora porque os croquetes começam a inchar e a perder as suas propriedades (disse-me 1criador).
Ter horas para comer, faz com que ele também tenha o relógio fisiológico certo e nós consigamos calcular as horas das evacuações (na minha opinião). Até agora nunca tive de limpar o canil! É comer, sair, evacuar, passear, brincar e descansar. B)
Obrigado pelos conselhos. Vou experimentar juntar um pouco de água aos grãos da ração. Se bem que ele já se farta de beber água.

Mesmo assim tenho-lhe dado mais do que o "recomendado" (cerca de 350 gr). Pode ser que com ACANA fique mais satisfeito.
Responder

Voltar para “Cães”