Boa tarde,
Adquiri à algum tempo um casal de periquitos e tenho andado a informar-me sobre a génética desta espécie - o periquito australiano. No entanto, quanto mais procuro mais fico confuso e por isso gostaria que me esclarecessem sobre algumas dúvidas.
1ª: Como é que é possível 1 Macho Verde Normal e 1 Fêmea Lutina (Amarela com olhos vermelhos) ter filhotes Azuis, Verdes, Amarelos e Brancos?
2ª: Quando tenho a descendência Azul e Verde são SEMPRE Machos e quando são Amarelos ou Brancos são SEMPRE Fêmeas, certo? É que estou sempre a detetar isto. É possivel ter um Macho Lutino e uma Fêmea Azul ou Verde?
3ª: Podem indicar-me o perfil genótipico deste casal?
Muito Obrigado
Tiago
Dúvida sobre Periquitos
A cor nos periquitos é causada por 2 tipos de pigmentos. A melanina, devido a um fenómeno óptico nas penas, causa a cor azul. O pigmento amarelo, como o nome sugere, causa a cor amarela.tdfarinha Escreveu:Boa tarde,
Adquiri à algum tempo um casal de periquitos e tenho andado a informar-me sobre a génética desta espécie - o periquito australiano. No entanto, quanto mais procuro mais fico confuso e por isso gostaria que me esclarecessem sobre algumas dúvidas.
pena verde: possui ambos os pigmentos (como misturar tinta azul com amarela dá verde)
pena amarela: só possui pigmento amarelo
pena azul: só possui melanina
Pena branca: não possui qualquer pigmento.
O gene INO causa a ausência de melanina mas não influencia o pigmento amarelo. Se a ave tem o gene INO e também tem pigmento amarelo será lutino. Se a ave tem o gene INO mas não tem pigmento amarelo será albino.
Para um macho ser INO tem que possuir 2 cópias do gene INO (1 da mãe e outra do pai). Se um macho receber apenas 1 cópia do gene INO vai ser apenas portador, isto é tem o gene mas este não se manifesta. Uma fêmea só pode ter 1 cópia do gene INO (sempre vinda do pai e nunca da mãe) mas basta 1 cópia para ser INO.
<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>