Opiniões à cerca de rações

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

4991
Registado: quinta jan 30, 2014 8:05 pm

quinta jan 30, 2014 8:21 pm

Boa noite :)
Alguém conhece e tem alguma opinião à cerca da ração Picart Professional - Adulto?

Descrição da ração:

- Favorece a Saúde Intestinal
- Cuida da Pele e do Pêlo
- Com Excelente Palatabilidade
- Fornece Alta Energia Metabólica

INGREDIENTES
Componentes analíticos
Proteína: 26
O teor de gordura: 16
Cinzas em bruto: 7,5
Fibras brutas: 2,6

COMPOSIÇÃO:
Carne de aves desidratada, trigo, hidrolisado de proteínas animais, cevada, gordura animal, milho, polpa de beterraba, óleo de peixe (min. 2%) de extrato de levedura, extrato de malte, hidrolisado de levedura (fonte de MOS prebióticas) (% min 0,2), mandioca extracto, cloreto de potássio, bicarbonato de de sodio ..

Aditivos (KG)
Vitaminas, provitaminas e substâncias quimicamente bem definidas de efeito semelhante
A vitamina A
A vitamina D3

Composição analítica:
- Proteína: 26%
- Matéria gorda: 16%
- Fibra: 2.6%
- Cinza: 6.5%

Tenho um casal de Golden Retriever e até cerca de 1ano e tal/2 dava-lhes Royal Canin especial Golden. Ficava bastante caro. Comecei a dar-lhes uma ração não tão boa mas mais barato. No entanto, a diferença no pelo é notável, não há duvida que uma boa ração faz a diferença.
Quero mudar a ração - outra vez - para uma melhor para ver se há diferenças. Ando a procura de uma que a qualidade/preço seja acessível.
Espero respostas e opinião à cerca da ração descrita em cima que me pareceu bastante boa e o preço é acessível.
[/b]
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta jan 30, 2014 9:33 pm

Pergunte ao fabricante se ração contem condroprotetores.
Se sim, é uma excelente opção.
Senão aconselho-o a ver outras alternativas.
Deve escolher uma ração com uma boa quantidade de condroprotetores, pois essa ração precisa mesmo deles.
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta jan 30, 2014 9:54 pm

Que mania com os condroprotectores :roll:
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jan 30, 2014 10:19 pm

-Tambor- Escreveu:Que mania com os condroprotectores :roll:
Mania ou não .. Não faz mal nenhum a ração para Golden's conter umas mg de condroitina e glucosamina xD

No entanto mesmo que digam que contem condroprotectores eu ficava de pé atrás com essa informação .. Apenas porque a origem/fonte não está presente na composição =/

Edit: mas assim de repente digo que não contem condroprotectores
Última edição por dreamdog em quinta jan 30, 2014 10:23 pm, editado 1 vez no total.
Maitika
Membro
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

quinta jan 30, 2014 10:21 pm

Por algum motivo, as boas rações dizem que tem condroprotetores e a sua quantidade... É a mesma coisa que os nossos cereais de pequeno almoço apregoarem serem ricos em fibras!

Devem ser essenciais na alimentação dos nossos cães. E há gente que, como profilaxia ou terapêutica, tomam condroprotetores para as suas articulações.

Da mesma maneira que a Regina "teima" com os condroprotetores, eu "insisto" com a Acana como uma ração de 1a escolha. :-)

Quem quiser "ouve", quem não quiser "ignora". Cada um tem direito a exprimir a sua opinião e é deprimente o descambar e a picardia nos tópicos que, por vezes, chega mesmo a faltas de educação.

Como é óbvio, não o estou a "atacar", Tambor. Só estou a dizer a minha opinião para os user's no geral.
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
dreamdog
Membro Veterano

quinta jan 30, 2014 10:31 pm

Eu, por exemplo, depois de ter visto resultados da acana considero que é uma boa ração teoricamente apenas xD
4991
Registado: quinta jan 30, 2014 8:05 pm

quinta jan 30, 2014 11:04 pm

Acana é sim uma óptima ração no entanto está ao nível da Royal Canin. Tanto no nível económico como na qualidade.

Eu procuro uma ração que seja mais em conta. Claro que ao baixar o preço, a qualidade baixa também. Infelizmente. Mas que seja razoável, ou mais que razoável.

Desde que tenho o cão comigo, até aos 3anos, dei sempre Royal Canin especial Golden e estava totalmente satisfeita. Excepto a nível económico - claro. O "Buddy" tinha bastante pelo, suave e quando dava o sol brilhava que parecia ouro. Depois decidi dar-lhe uma companhia e arranjei a "Bianca" que também comeu Royal Canin, mas até aos 7/8meses. Depois as despesas começaram a dobrar (ou triplicar, porque também tenho um pequeno caniche) e decidi mudar a ração. Nunca pensei que o pelo mudasse tanto - apesar da ração não ser das piores.
Por isso, agora ando à procura de uma outra ração - melhor que esta - mas não tão cara quanto a Royal - como é o caso da Acana.

Quem souber de alguma deixe comentário,
ReginaVieira
Membro Veterano

quinta jan 30, 2014 11:41 pm

Teimo e hei-de teimar sempre com os condroprotetores. Pois em cães com este porte, principalmente quando há possibilidade em determinadas raças de terem problemas ao nível das articulações(sendo esta uma delas).

E já passei e passo por isso e com uma cadela de porte pequeno/médio, pois gosto mesmo de usar como prevenção tendo em conta certas situações já ocorridas.

Já um veterinario ortopedista disse que se vivessemos num mundo perfeito todos os cães tinham na sua alimentação os ditos cujos...

Também gosto imenso da Acana, mas podia ser mais palatável :(

Não concordo quando diz que acha que a acana é apenas uma boa ração na teoria, depende de cão para cão e até depende da gama da acana, pois há cães que se dão super mal com algumas gamas(normalmente é com a normal de frango com cereaias, independentemente da fase do cão, se cachorro, adulto...) e com outras não podiam estar melhores.

Veja quanto pode gastra mensalmente, assim poderá ser mais fácil ajudá-lo.
dreamdog
Membro Veterano

sexta jan 31, 2014 12:02 am

ReginaVieira Escreveu: Não concordo quando diz que acha que a acana é apenas uma boa ração na teoria, depende de cão para cão e até depende da gama da acana, pois há cães que se dão super mal com algumas gamas(normalmente é com a normal de frango com cereaias, independentemente da fase do cão, se cachorro, adulto...) e com outras não podiam estar melhores.
Uma das razões para, pessoalmente, achar que é uma boa ração apenas na teoria é o que coloquei a bold, não é qualquer cão que come acana (apesar de eu achar que as transições são mal feitas na maioria dos casos) .. Depois a minha experiência com três gamas da marca, nomeadamente Puppy & Junior Large Breed, Adult Large Breed e PACIFICA deixaram-me a desejar na perda de pêlo ... algo que noutras rações inferiores na composição isso não acontecia/acontece, e nas duas primeiras o hálito não era nada famoso .. Quanto ao sistema digestivo o meu cão come tudo o que lhe aparecer à frente, portanto isso não era problema xD Por acaso em fezes tenho andado a remoer ultimamente que o meu patudo com acana fazia mais vezes fezes O.o mas não é coisa que ande a prestar grande atenção ..

Mas pronto, é a minha opinião pessoal .. Em termos de composição (teoria) é uma óptima ração
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta jan 31, 2014 12:09 am

Comigo foi mesmo por ela perder o interesse, não era lá muito palatável. E era "sequinha". Pelo menos a light, que foi a única que experimentei nela (2x 2 sacos de 13kg). :(
-Tambor-
Membro Veterano

sexta jan 31, 2014 6:57 am

dreamdog Escreveu:
Mania ou não .. Não faz mal nenhum a ração para Golden's conter umas mg de condroitina e glucosamina xD
Nem mal nem bem :lol: Mesmo nas que acrescentam condroprotectores (porque condroprotectores todas têm) já olharam bem para os valores e fizeram as contas? Não, pois não? Dá tanta chatice fazer contas ...
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta jan 31, 2014 8:58 am

A Proplan de Salmão com arroz é boa e compra através da Huella Canina um saco de 14 kg por 48€
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
dreamdog
Membro Veterano

sexta jan 31, 2014 9:33 am

-Tambor- Escreveu:
dreamdog Escreveu:
Nem mal nem bem :lol: Mesmo nas que acrescentam condroprotectores (porque condroprotectores todas têm) já olharam bem para os valores e fizeram as contas? Não, pois não? Dá tanta chatice fazer contas ...
Depende .. há aquelas que acrescentam condroprotectores e depois há aquelas que têm fontes naturais de condroitina (cartilagens de frango p.ex) e Glucosamina (normalmente cascas de Camarão) que são mais raras xD E não .. Nem todas as rações os contêm, não é necessário procurar muito para descobrir isso ou então omitem (sabe-se lá porquê O.o).
Que contas? 1000mg/Kg é pouco para um animal que não apresente sinais evidentes de problemas (15 comprimidos num saco de 15 Kg)? Eu acho q.b, o objectivo não é a ração substituir um tratamento xD
Sim, também ha aquelas que não indicam a quantidade mas pronto ..

Por mais pequena que seja a quantidade presente na ração, como são compostos precisam de muito tempo para absorção e acção no organismo, virem 'incluídos' na ração é sempre bom.

É preferivel ter um patudo de porte médio a ingerir 150mg ou 75mg (ou whatever porque a esta hora não me apetece fazer as contas xD) de condroprotectores por dia desde que ingere ração .. do que nunca ingerir condroprotectores ... Digo eu ...

PS.. Adoro ver composições que atribuem fontes malucas de condroprotectores (p.ex uma marca muito conhecida que em algumas traduções vai buscar tudo as cartilagens) baah
-Tambor-
Membro Veterano

sexta jan 31, 2014 11:54 am

O facto de não vir no rótulo não quer dizer que não têm. Como bem diz, há fontes naturais, como as cartilagens, e como todas as rações têm osso todas têm também cartilagem, logo todas também têm glucosamina e condroitina. Por outro lado, a condroitina e a glucosamina não são nutrientes essenciais, uma vez que os cães as conseguem sintetizar a partir de outros nutrientes. Por isso, a ração ter 100 ou 75 mg é completamente indiferente, porque a capacidade de síntese é superior a isso, ou seja, não é preciso acrescentar condroprotectores em situações normais. Já quando há patologias que beneficiam de um aporte adicional, os valores para um cão de 30-40 kg sobem para 1000 ou 1500 mg/dia. Para isto tudo vir da ração era preciso que os teores fossem superiores a 3500 mg/kg, que não existem em nenhuma ração que eu conheça. Resumindo, quando não é preciso suplementar, não é preciso suplementar, e quando é preciso suplementar é preciso suplementar, passando o pleonasmo, independentemente da ração :D
dreamdog
Membro Veterano

terça fev 04, 2014 1:21 pm

-Tambor- Escreveu:O facto de não vir no rótulo não quer dizer que não têm. Como bem diz, há fontes naturais, como as cartilagens, e como todas as rações têm osso todas têm também cartilagem, logo todas também têm glucosamina e condroitina. Por outro lado, a condroitina e a glucosamina não são nutrientes essenciais, uma vez que os cães as conseguem sintetizar a partir de outros nutrientes. Por isso, a ração ter 100 ou 75 mg é completamente indiferente, porque a capacidade de síntese é superior a isso, ou seja, não é preciso acrescentar condroprotectores em situações normais. Já quando há patologias que beneficiam de um aporte adicional, os valores para um cão de 30-40 kg sobem para 1000 ou 1500 mg/dia. Para isto tudo vir da ração era preciso que os teores fossem superiores a 3500 mg/kg, que não existem em nenhuma ração que eu conheça. Resumindo, quando não é preciso suplementar, não é preciso suplementar, e quando é preciso suplementar é preciso suplementar, passando o pleonasmo, independentemente da ração :D
A glucosamina não tem origem nas cartilagens, ou como diz, nos ossos O.o isso é a condroitina
Não seriam essenciais se estivesse-mos a falar de alguns rafeiros ou de animais com selecção natural (tipo o mais forte procria), mas estamos a falar de animais com uma selecção humana e que são apurados, muitas vezes de forma errada ..

Quanto ao resto concordo, mas tipo .. então por essa lógica isto é a mesma coisa que andar a comer aqueles iogurtes de cálcio que fazem muito bem aos ossos sem apanhar sol ... ora se eu não apanho sol para haver uma transformação qualquer (esta parte supera-me intelectualmente) o cálcio não se vai fixar nos ossos .... para quê comer iogurtes aditivados com cálcio??

Por vezes mais vale em poucas quantidades do que em nenhumas. Mal não faz, e alguma coisa será absorvida.. por aqui não custa nada escolher uma boa ração com condroprotectores para um cão de porte médio. Mas até entendo o seu raciocínio. Em parte ..
Responder

Voltar para “Cães”