krug Escreveu:Olá. Vamos trazer um cachorro de 8 semanas para casa...
Parabéns pela aquisição.
Vou tentar responder segundo a minha experiência pessoal:
- "choradeiras" à noite (qual a melhor forma de lidar com os latidos de modo a que o cachorro chore o mínimo possível);
Arranje-lhe a cama, o ninho, no local em que quer que o cachorro passe a dormir e agora, que o tempo está frio e ele vai estranhar a falta da mãe e dos irmãos, arranje um boneco de peluche mais ou menos do tamanho dele para lhe pôr dentro da cama. Se vir que ele pode ter frio, meta debaixo das mantas uma botija de água quente, mas apenas morna, o mais próximo que puder da temperatura corporal do cachorro.
Não ligue aos choros nocturnos nem apareça a consolá-lo, ele calar-se-á se vir que não lhe ligam.
- roer móveis e afins (há alguma forma de proteger a mobília, nomeadamente pernas de cadeiras, durante a ausência dos donos sem recorrer a grades?). Fazem ideia se os sprays repelentes fazem mesmo efeito ou se aquilo é tudo marketing para vendas?
Esses sprays são dinheiro deitado à rua, não têm nenhum efeito.
Não poderá evitar totalmente as roidelas de pés de móveis, mas poderá reduzir muito se lhe der brinquedos rijos para roer. Pessoas minhas conhecidas também tiveram sucesso ao envolverem os pés dos móveis e das cadeiras com materiais rijos ou mesmo com metal.
- e os sprays de atracção, também funcionam? (isto para estimular o cachorro a fazer as necessidades sempre nas fraldas...);
Como já disse, esses saprays não resultam.
O ensino da higiene deverá ser gradual e sem manifestações da nossa parte. Crie uma rotina de saídas e disponha-lhe um sítio para as necessidades, mas fique-se por aí: quanto maior for o drama com os descuidos, tanto mais tempo eles levarão a estabelecer o seu domínio sobre a bexiga e os intestinos.
- a partir de que altura é que o cachorro pode tomar banho?
Antigamente, os veterinários diziam-nos que não se devia dar-lhes banho antes dos cinco meses, mas hoje já indicam em qualquer idade. Por mim, gosto mais de os limpar com uma toalha húmida e de evitar os banhos muito cedo. Também sigo a regra dos cinco meses. Mas se optar por lhe dar banho, então use produtos muito bons e habitue-o desde já ao secador, que é imprescindível.
Estas e quaisquer outras dicas que considerem relevantes são mais do que bem vindas! E agradecemos que digam se com os vossos cães deu ou não resultados... As experiências pessoais são sempre enriquecedoras
Obrigada!
Com os meus cães e os cachorros que recebi em FAT nunca compliquei demasiado as regras. Fui-lhes ensinando aos poucos o que queria deles e eles sempre acabaram por criar bons hábitos. A mim é que me impus sempre a maneira de os ensinar: muita calma, nunca me irritar com eles, nunca lhes gritar, e limpar, limpar, limpar sem alaridos e sem ligar importância.
Vai correr tudo bem, vai ver. Educar um cachorro não é nada do outro mundo.
Felicidades.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>