Periodicidade da vacina anti-rábica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta fev 06, 2014 12:30 am

Há uns tempos falaram-se que a vacina anti-rábica já não era anual mas dependia sim da marca usada (ou seja existem marcas que permitem que a vacinação seja efectuada com maior espaçamento que um ano apenas), e hoje decidi investigar mais a fundo
Não sei se tinham conhecimento disto:
O link que me tinham mostrado era o seguinte: http://www.apmveac.pt/documentos_destaq ... CATIVA.PDF

O aviso acima foi revogado aqui:
http://dre.pt/pdf2sdip/2013/09/170000000/2771627717.pdf
Somos remetidos assim (acerca da periodicidade de vacinação) para a seguinte portaria: http://dre.pt/pdf1sdip/2013/08/15700/0488804893.pdf

Onde no artigo 5º podemos ler que a data indicada para a proxima vacinação deve ter em conta a duração de imunidade daquela...

Ou seja, em que ficamos? A vacinação anti-rábica já não é obigatoriamente anual certo?
A duração de validade da vacina pode ser decidida pelo Médico Veterinário tendo em conta as indicações do fabricante (logo com base na tabela do 1º link) é isso?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta fev 06, 2014 12:41 am

Olhe eu acho que tem que ser anual na mesma...
Eu atrasei-me em ir à junta (levou a vacina em setembro do ano passado) e fui em janeiro à junta... E a indicação que a mulher me deu foi mesmo a da vacina ter que ser dada anualmente...
Claro que o médico veterinário é o profissional mais apto para decidir isso, mas e depois na junta como fazemos?
É que eu preciso mesmo de a ter registada, pois senão quero ir com ela de comboio e não posso...
maraya
Membro Veterano

quinta fev 06, 2014 12:52 am

ReginaVieira Escreveu:Olhe eu acho que tem que ser anual na mesma...
Eu atrasei-me em ir à junta (levou a vacina em setembro do ano passado) e fui em janeiro à junta... E a indicação que a mulher me deu foi mesmo a da vacina ter que ser dada anualmente...
Claro que o médico veterinário é o profissional mais apto para decidir isso, mas e depois na junta como fazemos?
É que eu preciso mesmo de a ter registada, pois senão quero ir com ela de comboio e não posso...
A junta sinceramente não me preocupa muito porque se a lei definir mesmo que a vacina já não tem de ser anual acho que eles não têm muito mais a fazer senão ler os decretos e cumprir a lei, ou seja o registo pode ser anual mas a vacina ser válida por mais tempo e aí eles só têm que renovar a licença sem exigirem a revacinação anual.
Pode acontecer é não terem conhecimento da (suposta) nova lei e termos de levar impressas as referências para eles verem (já li quem tenha feito isso quanto à lista de raças PP)

Só quero é perceber se interpretei bem as informações que encontrei, ou se me está a falhar alguma coisa...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 06, 2014 1:47 am

Boas...

Os meus cães têm vacina para 3 anos... assinado pelo Vet.
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
nafets
Membro Júnior
Registado: terça mai 25, 2010 1:04 pm

quinta fev 06, 2014 9:46 am

Não sabia disso e sempre andei com os meus cães de comboio
maraya
Membro Veterano

quinta fev 06, 2014 11:20 am

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Obrigada
nafets Escreveu:
O registo e renovação anual da licença é obrigatorio por lei (e não só para andar de comboio), se algum dia lhe pedirem os documentos do cão a licença é uma das coisas que tem de ter em dia para não ter problemas :wink:
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 06, 2014 12:26 pm

maraya Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boas...

Obrigada
nafets Escreveu:
O registo e renovação anual da licença é obrigatorio por lei (e não só para andar de comboio), se algum dia lhe pedirem os documentos do cão a licença é uma das coisas que tem de ter em dia para não ter problemas :wink:
Boas...

Licença, sim... anual!
Vacina... 3 anos! Marca: Nobivac rabies... Cães e gatos... 3 anos!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta fev 06, 2014 12:46 pm

fontedasbicas Escreveu:
Boas...

Licença, sim... anual!
Vacina... 3 anos! Marca: Nobivac rabies... Cães e gatos... 3 anos!
Confere. :)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
maraya
Membro Veterano

quinta fev 06, 2014 12:49 pm

Ok, então o que li mantém-se em vigor. Obrigada! :)
Por cá é rabdomun, que também tem validade de 3 anos
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

quinta fev 06, 2014 3:03 pm

Têm a certeza??!
Quando for a altura de renovar a licença a vacina da raiva vai ter mais de 6 meses.
Tenho de falar com a veterinária municipal a ver a resposta dela.
Ainda não li a lei vou ler agora.

Editado:
Já fui ao boletim de vacina e a vacina da minha é Rabisin da Merial. Só "dura" 1 ano...
maraya
Membro Veterano

quinta fev 06, 2014 3:11 pm

alexandra_m Escreveu:Têm a certeza??!
Quando for a altura de renovar a licença a vacina da raiva vai ter mais de 6 meses.
Tenho de falar com a veterinária municipal a ver a resposta dela.
Ainda não li a lei vou ler agora.
Fale com a veterinária sim. De qualquer forma deverá ficar registado no boletim a data de revacinação. Por isso antes de deixar "expirar" a vacina informe-se com a vet e veja qual a validade da mesma para que possa ficar resgistado no boletim
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta fev 07, 2014 12:46 am

A Senhora da Junta ainda não está bem informada, tal como muitas outras pessoas. É no entanto necessário uma declaração médica em como a vacina tem validade de três anos, e é válido ao Médico Veterinário requerer vacinação ou teste sorológico, coisa que todos deveriam requerer, agora que andamos com Raiva no país vizinho...

Ainda há 2 anos morreram 2 pessoas de raiva vindas de Angola...
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta fev 07, 2014 7:05 am

O que é que Angola tem a ver com Portugal? E essas pessoas tinham a vacina fora do período de validade? :lol:
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

sexta fev 07, 2014 10:10 am

-Tambor- Escreveu:O que é que Angola tem a ver com Portugal? E essas pessoas tinham a vacina fora do período de validade? :lol:
Eu acho que o zezinho fez esse comentário para dizer que as pessoas podem morrer por contrair raiva.
Responder

Voltar para “Cães”